Publicidade

Reflexão Bíblica sobre a Brevidade da Vida

Reflexão Bíblica sobre a brevidade da vida

  • "Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade". Eclesiastes 1:2

Muitos autores escreveram sobre a brevidade da vida e acreditam que um ser humano vive apenas um curto período de tempo e pode deixar de existir em apenas algumas semanas. Outros pensadores eminentes também expressaram opiniões semelhantes. Eles argumentam que a vida é muito curta e deve ser valorizada pelo que é. Sabemos que todos os seres humanos devem morrer, pois ninguém pode viver para sempre.

Publicidade

Em uma parábola proposta por Jesus ele cita:

  • "Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" Lucas 12:20

Há filósofos gregos que escreveram sobre a natureza finita da vida. Cada um observou que os seres humanos nascem, adoecem, envelhecem e finalmente morrem. Eles são, portanto, mortais e sujeitos à morte. A vida é, portanto, curta e deve ser vivida ao máximo, dizem. Para muitos pensadores é importante aproveitar cada momento, pois esta é a única maneira de apreciar a alegria presente e evitar lamentar o passado e o futuro quando não estivermos mais aqui.

Como cristãos sabemos que a vida é mais do que isso. Temos uma missão e vivemos uma batalha como nos ensinou Paulo:

  • "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé." 2 Timóteo 4:7

Todos os marcadores humanos de tempo - segundos, minutos e horas - concordam em relação a brevidade da vida, que nossas vidas são limitadas em duração e valor. Eles também concordam que devemos viver cada dia ao máximo, pois esta é a única maneira de experimentar uma vida plena. 

  • Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6:34

É no presente que agora vivemos. Tomados em conjunto, esses insights mostram que nossas vidas são curtas, mas devem ser aproveitadas ao máximo para a obra de Cristo e pregação do seu Reino.

  • "Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas". Mt 6:33

Nossas vidas são limitadas em tempo e valor; portanto, devemos viver cada dia como se fosse o último. Mas aprendemos com Cristo:

  • "Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." Mateus 6:33,34

Reflexão Bíblica sobre a Brevidade da Vida



Leia também

  1. Ingrato: Crente mal-agradecido Colossenses 3:17
  2. Não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido. Atos 4:20
  3. Reflexão sobre Preocupações: Onde estaremos amanhã? 
  4. +50 Reflexões Bíblicas, Pensamentos, Frases e Versículos

 Podemos fazer isso apreciando as coisas boas da vida e evitando experiências prejudiciais ou negativas. O fato de que todos os seres mortais devem morrer dá peso adicional a esse conselho. 

Reflita sobre a brevidade das nossas vidas. A morte não destrói a vida; apenas a transfere de um reino de existência para outro.  Para qual Reino você irá? 

  • "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer, dar-lhe-ei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus."  Apocalipse 2:7

A brevidade da vida ou, como seja, a morte não pode tirar o que Cristo nos deu.

  • "E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna". 1 João 2:25

  • "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". João 3:16




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)