Publicidade

Reflexão sobre Ajudar as Pessoas: Um Mandamento!

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Marcos 12:31

Reflexão sobre Ajudar as Pessoas: Um Mandamento!

 A natureza humana dita que cada pessoa tem um senso inato de empatia. 

A empatia é a capacidade de compreender e responder diretamente aos sentimentos dos outros. Pessoas com pontuações baixas tendem a ter dificuldade em responder às necessidades dos outros, enquanto pessoas com alta empatia são mais propensas a ajudar espontaneamente os outros sem serem solicitadas. 

 Jesus nos conta a história para nos ensinar o que significa amar o próximo. Bondade em uma terra estéril (Lucas 10:25-37).

Quando reconhecemos nossas bênçãos e nosso poder de ajudar os outros, podemos estender a mão com bondade para ser um bom próximo para os outros. No mundo de hoje, podemos usar o máximo de bondade possível.

Publicidade

Cada pessoa tem um desejo instintivo de ajudar os outros; isso é chamado de altruísmo.  Em sociedades complexas, o altruísmo é um dever moral e pode ser usado para apoiar organizações de caridade – mas alguns indivíduos usam o altruísmo para ajudar a si mesmos .

Aprendemos com a Bíblia Viva em paz com todos os homens - Romanos 12:18-19, ame o próximo - Romanos 13:9-10, não ofenda ninguém - I Cor. 10:31-11:1

Ajudar os outros faz você se sentir bem consigo mesmo. O primeiro instinto de alguém ao ajudar os outros é sentir compaixão por sua situação.

A falta de amor ao próximo pode dificultar a compreensão dos sentimentos de outra pessoa; em vez disso, eles vão lutar contra sua própria compaixão e tentar descartar o sofrimento de outra pessoa como fraqueza. No entanto, entender como você se sente ao testemunhar a realidade de outra pessoa pode ajudá-lo a responder melhor. Levando isso em consideração, você ainda pode rejeitar ou anular o egoísmo; entender quando e como fazer isso é fundamental.

I Cor. 9:19-23. Paulo se transformou em tudo o que precisava ser para ser uma bênção para os outros. Como cristãos, precisamos nos ajustar ao que as pessoas precisam.

Ajudar os outros torna você mais poderoso e influente.   Ajudar os outros mostra a eles que você é confiável - o que atrai as pessoas para você e as faz se sentir seguras ao interagir com você. Além disso, mostrar interesse em outras pessoas ajuda a formar relacionamentos com elas e grandes vínculos de amizade.

Jesus nos ensina a ser modelo para ajudar aos outros. Lucas 17:1

Jesus lembra a seus seguidores que eles têm uma responsabilidade espiritual para com os outros. Essa passagem das escrituras nos conscientiza de que nossas ações e comportamentos podem influenciar os outros. Neste caso, devemos ser cautelosos para não levar as pessoas ao pecado. Jesus enfaticamente diz: “ Preste atenção a si mesmo!” Em outras palavras, pense no que você está fazendo. Pense nos outros.

As pessoas tendem a ajudar os outros espontaneamente com base em suas necessidades percebidas. Pessoas empáticas são mais propensas a ajudar espontaneamente os outros se perceberem uma necessidade entre as circunstâncias da outra pessoa.

Somos instruídos a nos submetermos uns aos outros por reverência a Cristo. Edificando os Outros (Efésios 4:29-32). Não leva tanto tempo para derrubar alguém quanto para construí-lo

O desejo de Deus é que a igreja esteja no negócio de construção de pessoas, se quisermos ser como Jesus, vigiaremos nossas palavras

O primeiro instinto de uma pessoa ao ajudar os outros é sentir compaixão por sua situação; entender quando e como superar sua compaixão à vontade mostra aos que estão ao seu redor que você está disposto e é capaz de ajudá-los de qualquer maneira que puder. Isso demonstra confiabilidade e fortalece suas chances de sucesso em todas as áreas da vida!

Reflexão sobre Ajudar as Pessoas: Um Mandamento!



Leia também

  1. Formiga: Vai ter com a formiga, ó preguiçoso Provérbios. 6:6
  2. Correria do Dia a Dia: A Corrida da Vida
  3. Brevidade da Vida
  4. +50 Reflexões Bíblicas, Pensamentos, Frases e Versículos

Reflexão: O Bom Samaritano

Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;

E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre o seu animal, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;

E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar. Lucas 10:33-35

  • Disse, pois, Jesus: "Vai, e faze da mesma maneira". Lucas 10:37




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)