Publicidade

A Parábola da Figueira Estéril Lucas 13:5-9 - Explicação e Significado

 A Parábola da Figueira Estéril Lucas 13:5-9

  • Não, vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis E dizia esta parábola: Um certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha, e foi procurar nela fruto, não o achando; E disse ao vinhateiro: Eis que há três anos venho procurar fruto nesta figueira, e não o acho. Corta-a; por que ocupa ainda a terra inutilmente? E, respondendo ele, disse-lhe: Senhor, deixa-a este ano, até que eu a escave e a esterque; E, se der fruto, ficará e, se não, depois a mandarás cortar.  Lucas 13:5-9

OS COMPONENTES DA PARÁBOLA DA FIGUEIRA ESTÉRIL

1) O Certo Homem = É Deus

2) A Figueira = Povo de Deus (judeus e ou cristãos. O judeu na Nação de Israel e o cristão na Igreja)

3) O Vinha = A posição do povo de Deus. Onde se encontra

4) O Fruto = Resposta efetiva à expectativa de Deus na vida e no ministério

5) Vinhateiro = O Messias Jesus Cristo intercedando por Sua própria.

Resumo sobre a Parábola da Figueira estéril

A admoestação de arrependimento por perecer (Lc. 13:1-5) é ilustrada com esta parábola (Lc. 13:6-9).
2. Figueiras (συκά) será usado como ilustrações em pontos posteriores do ministério de Jesus como a crucificação se aproxima (Mt. 21:19-21; 24:32; Mk 11:13,20; 13:28; Lk. 21:29).
3. A parábola apresenta uma conversa entre um homem e um jardineiro.
a. O homem estava esperando há três anos para sua figueira produzir figos.
b. Três anos foi tempo suficiente para a produção de figo.
c. O vinhateiro implora por apenas mais um ano e promete um cultivo diligente.
4. A iminência da ira de Deus é tal que os jardineiros devem fazer seu trabalho com a máxima diligência
(veja também Lc. 3:9 no início do ministério de Jesus).
a. Pedir misericórdia é "quem sabe?" oração de fé (2º Sam. 12:22; Est. 4:14; Joel 2:13; Jon. 3:9-10).
b. Esta parábola é consistente com as mensagens do Antigo Testamento (Ps. 80:8-19; Isa. 5:1-7).
c. Esta metáfora também é consistente com a aplicação da Igreja (1º Cor. 3:6-9).

Qual é o significado da Parábola da Figueira Estéril?

a. Um homem (que representa Deus) está desapontado que uma figueira (Nação de Israel e Igreja) em seu vinhedo é infrutífero
b. Ele quer cortá-lo para baixo, mas é persuadido pelo vinhateiro (Jesus) para dar-lhe um
mais ano
c. Se nenhum fruto é encontrado, então a árvore deve ser cortada

O ponto básico da parábola...
a. As lições centrais dos versos 1-5 são claras: "Arrependa-se!"
b. A parábola nos versos 6-9 leva o chamado para o arrependimento um passo adiante: "Arrependa-se"
c. A infrutífera não será suportada para sempre!


Na Parábola da 'Figueira Estéril' (Lucas 13:6-9) temos outra imagem em direção ao elemento da Lei na Casa de Judá. A 'Figueira- árvore' é a Casa de Judá. A 'Figueira' foi plantada em um 'Vinhedo'. O Vinhedo é a Terra com a 'Videira', a Casa de Israel também no Vinhedo. O dono do Vinhedo, Videira e da Figueira é Deus. Ele veio na pessoa de Seu Filho Jesus.  

Esta parábola ressalta a mensagem de 13:1-5, que o julgamento é iminente, e devemos trazer à tona os frutos do arrependimento antes que seja tarde demais. O proprietário representa Deus, aquele que justamente espera ver frutos na árvore e que justamente decide destruí-lo quando Ele não encontra nenhum. 

 Israel é frequentemente referido como um "vinhedo" ou "figueira" (Isa 5:1-7; Matt 21:19-21, Marca 11:13-14, Lucas 21:29). Esta parábola se aplica principalmente à nação Israel, que estava prestes a rejeitar seu Messias e ficar sob o julgamento de Deus. Deus deu ao povo judeu privilégios pelo qual eles deveriam ter conhecido e acreditar em Jesus como o Messias (Rom 3:1-2). Foi justo e certo que eles devem dar frutos ao louvor de Deus,

Na parábola, o dono do vinhedo concede mais um ano de vida à árvore. Da mesma forma, Deus em Sua misericórdia nos concede outro dia, mais uma hora, outro fôlego. Mas se não há frutos, nenhum arrependimento, sua paciência chegará ao fim, e os indivíduos infrutíferos e impenitentes serão cortados. Todos nós vivemos com o tempo emprestado; julgamento está próximo (Isa 55:6-7). Exceto que nos arrependemos, todos nós também pereceremos

E este homem possui um vinhedo na parábola e aparentemente ele tem todas as suas árvores numeradas (Deus conhece cada um de nós), e ele continua voltando, três anos seguidos, para a mesma árvore. Ele diz: "Essa árvore é três anos livre de figo. Que árvore inútil." e ele diz: "Corte-a! É inútil, jogá-lo no fogo.

O Vinhateiro

Mas o vinhateiro disse: "vamos esperar um pouco mais, eu quero tentar ajudá-lo a crescer e produzir figos. Se não funcionar, tudo bem. Mas eu gostaria de fazer tudo o que eu puder para ter certeza que ele tem todas as oportunidades de crescer. Vamos tentar um pouco de fertilizante e ver o que acontece!

O vinhateiro, que se preocupa com as árvores, para trazê-los ao seu pico de frutificação, representa Jesus, que alimenta seu povo e lhes dá água viva. A árvore em si refere-se à nação de Israel (e nós!)

A questão aqui não é que Deus é mau e Jesus é bom. Está destacando a tensãoentre a justiça perfeita de Deus e sua misericórdia perfeita

A Parábola da Figueira Estéril Lucas 13:5-9
Leia também

A Figueira

Uso de figos no Antigo Testamento. Figos eram frequentemente usados na história de Israel, especialmente Figos secos. Abigail levou duzentos bolos de figos para Davi (I Samuel 25:18). Um bolo de figos foi dado ao egípcio para reanimá-lo (I Samuel 30:12). E bolos de figos foram trazidos para Davi  em Hebron em um momento de grande alegria (I Crônicas 12:40). Quando o rei Ezequias estava doente, Isaías lhe disse para colocar um pedaço de figos em sua fervura, e o SENHOR curou-o (II Reis 20:7). Jeremias refere-se a característica de figos, que alguns deles podem ser muito bons, e, novamente, eles podem ser muito ruim (Jeremias 24:1, 2).

A árvore tinha boas condições. Grande parte do solo na Palestina é raso e pobre. O melhor solo foi usado para vinhedos. Muitas vezes vinhedos tinham árvores plantadas neles entre as videiras de uva. A árvore parábola tinha o melhor solo e o melhor atenção. Não havia melhor local na Palestina para figos de crescimento do que em um vinhedo.

A árvore era uma figueira. Isso parece óbvio. Mas é igualmente óbvio que uma figueira deveria fazer é cultivar figos! Não é de admirar que ele veio à procura de frutas. A árvore teve tempo de crescer, as condições eram certas para frutas. A expectativa era o mais normal possível.

Israel foi especialmente escolhido, deliberadamente plantado, e exclusivamente comissionado para permanecer separado e sem acordo pelo mundo, a fim de declarar o Messias, e desenhar o mundo para Cristo. Mas eles perseguiram seus profetas e rejeitaram seu Messias

Ref.:

https://www.lifebpc.com/images/ssadult/Luke%2013a%20Notes%20-%20Need%20for%20Repentance.pdf




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)