Publicidade

Absalão, Filho de Davi: Vingança, Rebelião, Conspiração e Morte

Absalão, Filho de Davi: Vingança, Rebelião, Conspiração e Morte

O que significa Absalão?

 Absalão, que era filho do famoso rei Davi. Absalom's name em Hebraicosignifica "Pai da paz". "Ab" significa pai, "salom" ou "Shalom" significa paz. O destino de Absalão, de acordo com o nome que lhe foi dado, era ser umportador de paz; alguém que seria um instrumento de cura e Totalidade. O que vamos ver é que porque ele permitiu que uma raiz de amargura crescesse. em sua vida, seu legado foi uma contradição absoluta de seu nome. Seu legado foi umlegado de guerra e conflito, conflito e derramamento de sangue.

O que vamos encontrar na história de Absalão é que ele decide derrubar seu pai, o rei Davi, em um "golpe de Estado" militar. Sua amargura cresceu ao ponto em que ele queria primeiro humilhar publicamente seu pai Davi, ou até mesmo possivelmente assassiná-lo, depois encerrar matando todos os filhos de Davi, seus meios-irmãos e irmãs. Por que Absalão estava tão amargurado?


A vingança de Absalão

Em 2 Samuel 13:1-14, lemos sobre um ato terrível: Um ato terrível. Que tragédia incrível. O filho mais velho de Davi, Amnom, havia se apaixonado por sua meia-irmã, Tamar. Tamar é esta bela jovem princesa - inocente, sensível, atenciosa. Ela se preocupa com seu irmão e quer ajudar a cuidar dele durante a sua Doença. Em um ato terrível, ele a domina a força.

2 Samuel 13:21 Quando o rei Davi ouviu tudo isso, ficou furioso. Davi ficou furioso, mas ele não fez nada. E o que vamos ver na história é que Davi continuamente se recusa a agir. Não havia justiça nesta família; não houve penalidade para Amnom.

Absalão parecia estar preocupado e zeloso por sua bela irmã Tamar (13:20-22) que foi violentada (13:1-14) e depois rejeitada (13:15-19) por seu meio-irmão mais velho, Amnom. Absalão mata Amnom (13:23-33) o que também serviu o propósito de Absalão por eliminar seu principal rival para o trono(3:3). — Seu único outro irmão mais velho, Chileab, provavelmente morreu mais cedo ele não é mencionado em genealogias.

O que Davi faz a respeito do assassinato de Absalão? Mais uma vez, nada. Ele não fez nada sobre o Tamar por Amon e ele não faz nada sobre o assassinato de Absalão de Ammon. Isto é o que lemos em 2 Samuel 13:37-39

A mãe de Absalão era a filha do rei de Geshur na Síria (3:3), para onde fugiu depois de matar Amnom(13:37). É razoável supor que a filosofia de vida de Absalão era influenciado por esta conexão gentia, desde o casamento de sua mãe com Davi que era provavelmente para fins políticos. Não é de surpreender que o filho nascido desta união foi igualmente envolvido na política e no poder


Por que Absalão era tão popular? 

Porque ele era mais ativo politicamente do que seu Pai nos caps. 13 a 15. Davi havia negligenciado as suas funções de juiz no momento em que deu a Absalão uma abertura fácil (15:2-6). Sua falha em tomar ação contra Amnom no cap. 13  Não foi um exemplo isolado.  O próprio caiu no pecado (cap. 11), Davi falhou em julgar os outros como deveria.

O Encanto de Absalão:2 Samuel 15:1-6

Conduta de Absalão

Absalão começou sua busca incansável pelo reino. Ele começou por fazer-se parecer ser. Legal.

1.Absalão preparou carros e cavalos – ele era orgulhoso, obstinado e aspirante. Enquanto Davi e sua família montou em cima de mulas, ele viajou com cavalos (1 Reis 1:33, 38; 2 Samuel 13:19).

2.Absalão designou cinquenta homens para correr antes – ele tinha uma escolta que se encaixava em seu ego. Aparentemente, eles foram para dar aviso de sua chegada.

Havia pouca substância e muito show, o que parece ter impressionado as pessoas.Porque ele parecia a realeza, ele começou a ser visto como um rei.

Colocando-se no portão, Absalão recebia qualquer homem que chegasse ao palácio com preocupação. Normalmente, um "ouvinte" era um oficial que ouvia os assuntos do povo e depois os colocava diante do rei que daria um veredicto.  Davi se destacou na tomada de decisões, então ele poderia ter trabalhado sem um "ouvinte" oficial (2 Samuel 8:15).  De qualquer forma, Absalão viu uma oportunidade. para influenciar o povo, lidando astutamente com seus problemas antes que eles chegassem ao rei.

1. Ele fez amizade com o povo – ele abraçou carinhosamente qualquer um que se curvasse diante dele.

2.Ele encantou o povo – ele lisonjeou o povo com palavras fáceis e gentis. Como muitos Políticos modernos, ele ganhou o cargo fingindo se importar enquanto atropelava seus inferiores.

3.Ele roubou o coração dos homens de Israel – ele seduziu os israelitas até que eles seguissem de bom grado. Aparentemente, muitos, se não todos, começaram a buscar seu conselho

A Conspiração de Absalão

Absalão conhecia o melhor lugar para iniciar a derrubada de seu pai. Hebrom, foi também a mesma cidade onde Davi foi feito pela primeira vez Rei sobre Israel (2Sam. 5:1).

A verdadeira razão de Absalão para ir a Hebrom era estabelecer-se como rei. Foi o seu local de nascimento e onde Davi reinou pela primeira vez (2 Samuel 2:1-4, 3:3-5). Preparando-se para essa oportunidade, Absalão havia enviado espiões. por toda a terra para reunir o povo ao som da trombeta. Este toque de trombeta seria indicação, falsamente, é claro, que Absalão era rei de Israel. 

O povo seria levado a seguir seu novo rei. É possível que muitos tenham ficado com a impressão de que Davi renunciou em apoio a Absalão. Se soubessem a verdade, poderiam ter recusado o arrivista rebelde. 

A rebelião de Absalão foi fortalecida com números. 

Duzentos homens o seguiram de Jerusalém. As escrituras dizem que eles foram em simplicidade e não sabiam de nada. Aparentemente, esses homens desconheciam as verdadeiras intenções de Absalão.

 Aitofel, o sábio conselheiro de Davi, também se juntou a Absalão (2Samuel 16:23). Alguns acreditam que ele era o avô de Bate-Seba, e é por isso que ele facilmente se voltou contra Davi quando a oportunidade se apresentou (2 Samuel 11:3, 23:34). Aitofel forneceu substância aA rebelião de Absalão, imediatamente após sua adesão, os números aumentaram.

  • Também Absalão mandou vir Aitofel, o gilonita, do conselho de Davi, à sua cidade de Giló, estando ele oferecendo os seus sacrifícios; e a conjuração se fortificava, e vinha o povo, e ia crescendo com Absalão. 2 Samuel 15:12
Absalão, Filho de Davi: Vingança, Rebelião, Conspiração e Morte

Veja também

Davi saiu com seguidores

Muitos homens fiéis se juntaram a Davi quando ele deixou Jerusalém. Eles não tinham nada a ganhar seguindo o depôs rei, mas foi mesmo assim. Os guardas reais, queretitas e pelethitas, o acompanharam (2Samuel 8:18). Os Gittitas, que eram de Gate, também foram com Davi. Aparentemente, eles foram convertidosFilisteus. Talvez eles se juntaram a Davi depois que ele tomou as cidades filisteus (2 Samuel 8:1; 1 Crônicas 18:1).As bênçãos muitas vezes vêm de fontes improváveis

Quando Davi soube do golpe de Absalão, ele entrou em "gerenciamento de emergências". " Ele agiu rapidamente para evitar um desastre ainda maior. Ele sabia a extensão da fúria de Absalão e não queria arriscar a calamidade de encontrar seu filho cara a cara. Assim, ele moveu seu povo para um lugar seguro.

  • Disse, pois, Davi a todos os seus servos que estavam com ele em Jerusalém: Levantai-vos, e fujamos, porque não poderíamos escapar diante de Absalão. Dai-vos pressa a caminhar, para que porventura não se apresse ele, e nos alcance, e lance sobre nós algum mal, e fira a cidade a fio de espada. 2 Samuel 15:14


Absalão toma Jerusalém: 16:15-23


Agora que seu pai estava no exílio, Absalão assumiu a cidade de Jerusalém e rapidamente afirmou sua autoridade. A conselho de seu conselheiro Aitofel, seu primeiro passo foiter relações sexuais com as concubinas de seu pai. Esta era a maneira antiga de dizer que você havia triunfado completamente sobre um rei vencido. 

  • Estenderam, pois, para Absalão uma tenda no terraço; e Absalão possuiu as concubinas de seu pai, perante os olhos de todo o Israel. 2 Samuel 16:22

Husai confunde Absalão

Hushai(15:30 37; 16:15 19): Um amigo fiel chamado Husai está esperando por Davi no Monte das Oliveiras. Davi o instrui a retornar a Jerusalém e oferecer-se como Conselheiro de Absalão, fingindo que ele se voltou contra Davi, para que ele possa oferecer a Absalão conselhos errados sobre como conduzir a rebelião.

Funcionou (16:15-19): Eventualmente encontrando-se com Absalão. Depois que Hushai explica que ele tem voltado contra Davi, parece que Absalão o aceita como seu conselheiro. Aitofel fica frustrado e se mata

Morte de Absalão

Em nossos dois capítulos finais, nosso episódio dramático chega a uma parada brusca. 

Mais tarde, enquanto Absalão cavalga, preparando-se para encontrar os homens de Davi para a batalha, sua mula entra em um matagal e a cabeça de Absalão é presa num carvalho. O homem que o encontrou disse a Joabe; Joabe e seus homens desobedecem a Davi e matam Absalão. Davi recebe a palavra e chora,

  • Então o rei se perturbou, e subiu à sala que estava por cima da porta, e chorou; e andando, dizia assim: Meu filho Absalão, meu filho, meu filho, Absalão! Quem me dera que eu morrera por ti, Absalão, meu filho, meu filho! 2 Samuel 18:33

https://uploads-ssl.webflow.com/5ea2eba048ebd5b51b342da8/5fb20a53de4f3f579a9d69ee_Absalom%20(%2317)%204LetterPages.pdf

http://www.centralbaptistchurch.org/wp-content/uploads/2010/11/2-Samuel-15-Absaloms-Rebellion.pdf




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)