Por que você deveria investir no céu? Mateus 6:19-24
Por que você deveria investir no céu? A recompensa eterna é melhor do que a ganância. Investir seu tempo, talentos e dinheiro por toda a eternidade. Adoramos nosso Deus eternoTodo mundo busca os melhores investimentos, certo?
- a) Quem quer investir seu dinheiro em coisas que vão dar errado?
- b) Se eu lhe desse uma escolha entre dois investimentos - um que será totalmente perdido e o outro que trará dividendos além de seus sonhos, qual você escolheria?
A maioria das pessoas gasta seu tempo e dinheiro em coisas terrenas – não celestiais. Isso leva à perda total, enquanto investir no céu traz grandes ganhos. Não é sobre dízimos e ofertas é sobre investir na vida espiritual.
1. A busca pela recompensa eterna faz sentido (6:19-21).
Investimentos que duram são melhores do que aqueles que são perdidos .Busque recompensas celestiais—não terrenas—já que elas são eternas (6:19-20).
O que significa “acumular para si tesouros na terra” (6:19a)?
- a) Estamos todos fazendo investimentos todos os dias. Ninguém está “fazendo nada” com sua vida! Todo mundo está fazendo algo com sua vida.
- b) A questão não é se estamos investindo nossa vida. A questão é em que estamos investindo nossa vida ?
- a) Todos os três nos mostram que podemos gastar nosso dinheiro em coisas que não durarão nem nesta vida — muito menos na eternidade!
- b) Apenas três coisas sobreviverão a esta vida – Deus (amor), a Palavra de Deus e as pessoas.
- c) Em contraste, é como o corretor que diz: “Esperamos que as ações subam, mas não sabemos quais e quando”.
- d) Sei que uma senhora tem um valioso conjunto de talheres. A ideia de alguém invadir sua casa durante as férias a assusta, então ela o leva nas férias e o guarda embaixo do assento do carro. Suas ações são consistentes com o que ela valoriza.
- a) O fato de que Jesus exortou seus discípulos para a recompensa mostra que nem todos serão recompensados da mesma forma.
- b) O Novo Testamento geralmente nos diz para investir em nossa herança. Aqui devemos distinguir entre nossa fé em Cristo que determina nosso destino e nossas ações que determinam nossas recompensas eternas. Cada um de nós comparecerá diante do próprio Jesus para prestar contas de nossa vida.
- c) Vemos em 1 Coríntios 3 que nossas ações são boas e duradouras (ouro, prata, pedras preciosas) ou más e inflamáveis (madeira, feno, palha). Os bons serão recompensados.
2. Você investe principalmente no céu ou na terra?
Depois de comprar comida e roupas, quanto do resto você gasta consigo mesmo? Você sabe a porcentagem de dinheiro que você doa?O que valorizamos consome nosso tempo e energia (6:21).
Como o tesouro e o coração de uma pessoa estão sempre no mesmo lugar (6:21)? O velho ditado diz: "O lixo de um homem é o tesouro de outro homem."
Isso significa simplesmente que algo se torna um tesouro para nós por causa do valor que atribuímos a ele.
Infelizmente, o juiz final do que é realmente valioso não é nem você nem eu. Somente Deus é o Juiz Supremo do valor!
Dedicamos nosso tempo e energia ao que mais valorizamos.
3. A sabedoria evita a ganância (6:22-23).
Assim como a luz revela boas prioridades, a sabedoria previne a ganância (6:22-23a). Como nossos olhos são a "lâmpada" de nosso corpo (6:22)?- a) Seu olho determina os tipos de coisas que irão impactá-lo.
- b) Nesse sentido, seu olho é o “porteiro” para determinar suas prioridades.
- c) A Bíblia fala da “concupiscência dos olhos” no sentido de que o olho afeta nossos desejos.
- a) Falando positivamente, se seus olhos virem a beleza da criação de Deus, você ficará cheio de admiração e louvor a Deus!
- b) O mesmo se aplica àqueles que leem regularmente a Palavra de Deus — ela o enche de luz!
- c) No entanto, se seu olho vê pornografia seu olho afetará o que seu corpo faz.
4. Ou Deus ou o dinheiro controla você (Mateus 6:24).
Você pode se comprometer com apenas uma autoridade (6:24a). Qual é o item mais valioso que você possui? Isso é o que vai ocupar o seu tempo.Observe que Jesus não disse que somos senhores de duas coisas—nem disse que somos servos de duas coisas. O que Jesus disse é que somos escravos de um só senhor. Cada um de nós é um escravo. A questão não é se somos escravos ou mestres. Somos todos escravos - mas quem é nosso mestre? Cada um de nós tem apenas um mestre – é Deus ou o dinheiro?
Você não pode servir a Deus e ao dinheiro (6:24b).
A busca pela recompensa eterna faz sentido (6:19-21). A sabedoria evita a ganância (6:22-23). Ou Deus ou o dinheiro controla você (6:24).
Todos os espelhos mentem porque não mostram o que há dentro. Você está disposto a olhar para dentro de si mesmo? Como você pode melhorar suas prioridades de investimento?
a) Invista seu tempo—mostrado em sua programação.
Ore para que as coisas deste mundo percam sua atração por você.
- 1. Por que não podemos servir a Deus e ao dinheiro (6:24)? Não deveríamos buscar “a vida equilibrada”? Por que devemos amar e odiar prioridades diferentes? Por que não podemos amar os dois igualmente?
- 2. Quando falamos de prioridade, estamos falando daquilo que é mais importante.
- 3. Às vezes, as pessoas dizem: “Sei o que devo fazer. Só preciso seguir minha prioridade!”
- 4. Isso é lixo. Todos nós seguimos nossa prioridade! É isso que faz dela a nossa prioridade!
- 5. O que precisamos mesmo é mudar o que consideramos prioritário.
Veja também
- Adoração Como Adorar em Espírito e em Verdade? João 4 versículo 23 e 24
- A Soberania de Cristo e a nossa Vitória Futura Apocalipse 1-4
Conclusão
A recompensa eterna é melhor do que a ganância. Nossa prioridade deve ser os tesouros celestiais em vez dos tesouros terrenos, onde gastamos dinheiro apenas com nós mesmos.A busca pela recompensa eterna faz sentido (6:19-21). A sabedoria evita a ganância (6:22-23). Ou Deus ou o dinheiro controla você (6:24).
Todos os espelhos mentem porque não mostram o que há dentro. Você está disposto a olhar para dentro de si mesmo? Como você pode melhorar suas prioridades de investimento?
a) Invista seu tempo—mostrado em sua programação.
Ore para que as coisas deste mundo percam sua atração por você.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.