A terceira praga: os piolhos (Ex. 8:16-19)
- Disse mais o Senhor a Moisés: Dize a Arão: Estende a tua vara, e fere o pó da terra, para que se torne em piolhos por toda a terra do Egito. E fizeram assim; e Arão estendeu a sua mão com a sua vara, e feriu o pó da terra, e havia muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito. E os magos fizeram também assim com os seus encantamentos para produzir piolhos, mas não puderam; e havia piolhos nos homens e no gado. Então disseram os magos a Faraó: Isto é o dedo de Deus. Porém o coração de Faraó se endureceu, e não os ouvia, como o Senhor tinha dito. Êxodo 8:16-19
A palavra hebraica kinnim vem de uma raiz que significa “cavar”, o que significa que era provável que esses piolhos fossem do tipo que cavariam sob a pele (o Deus hebraico literalmente entraria sob sua pele).
O deus egípcio Geb , o deus da terra, aparentemente não conseguiu vencer o Deus hebreu.
“Os sacerdotes circuncidados raspavam todos os pelos do corpo, incluindo sobrancelhas e cílios…”
“Os sacerdotes raspam seus corpos dia sim, dia não para evitar a presença de piolhos, ou qualquer outra coisa igualmente desagradável, enquanto eles estão em seus deveres religiosos...”
Portanto, os piolhos efetivamente interromperiam a maioria, senão todas as atividades sacerdotais e religiosas no Egito.
Veja também
- A Praga da Transformação da Água em Sangue Êxodo 7:14-25
- A Praga das Rãs Exôdo 8:1-15
- Quem sou eu, para que eu vá? Exôdo 3:11
Compartilhe nas Redes Sociais!