Como conhecer os verdadeiros profetas? Mateus 7:15,16
Nosso Senhor Jesus nos deu uma salvaguarda profética crucial: siga aqueles que dão bons frutos. Mateus 7:15-23
- Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Mateus 7:15,16
Quando você pegar uma manga grande, bonita e suculenta em sua mão, não a morda sem pensar. Primeiro, você precisa abri-lo e verificar o que há dentro. Posso dizer que nem toda manga fica tão bonita por dentro quanto por fora! Às vezes, a Natureza adiciona um pouco de proteína à refeição, inserindo um ou dois vermes gordos naquela manga grande e bonita. Portanto, precisamos ter cuidado com o que comemos e de quem comemos.
Profetas são aqueles que falam em nome de Deus. Eles comunicam a mente, a vontade e o propósito de Deus em relação às realidades presentes e eventualidades futuras. Os profetas são incrivelmente privilegiados e honrados em utilizar o dom do Espírito que o apóstolo Paulo disse que devemos mais desejar.
1. Os tipos de Profetas
Ao ouvirmos os profetas que nos falam, aqui vai uma dica muito importante para nos ajudar a avaliar suas mensagens: Conheça-os! Confira seus frutos. Faça o teste do profeta.Existem dois tipos de profetas. Alguns são hábeis em lidar com o logos – a palavra escrita de Deus e as palavras faladas de Jesus Cristo registradas para nós nas Escrituras. Eles são expositores da palavra de Deus/
Mesmo sem observar o fruto dos profetas logos , é um pouco mais direto avaliar o que eles têm a dizer, pois também podemos buscar a palavra de Deus por nós mesmos.
Como sabemos, a Bíblia é a principal forma pela qual Deus se dá a conhecer à humanidade, por isso cabe a nós passar boa parte do nosso tempo lendo Suas palavras. Como um profeta logos ilumina a palavra de Deus para nós, muitas vezes temos uma resposta imediata. As escrituras que lemos anteriormente e escondidas em nossos corações tornam-se um pouco mais 'vivas' para nós conforme são expostas pelo profeta. Há um testemunho em nosso espírito se a palavra profética é verdadeira (ou falsa).
Outros profetas tendem a entregar rhema (que significa literalmente “expressão”) – uma palavra espontânea de Deus para a igreja, um indivíduo ou até mesmo uma nação.
Como indivíduos, esta palavra muitas vezes nos vem de alguém que começa a conversa com: “o Senhor me disse para dizer a você…” ou “Eu estava orando, e o Senhor me deu uma palavra para você”, ou “Eu tenho um palavra de Deus para alguém que está assistindo a este programa agora.”
Por favor, entenda que Deus escolheu falar conosco através de vasos humanos, falhos e imperfeitos como somos. Ele se deleita em nos incluir em Seu grande, maravilhoso, divino e eterno plano. Seu Espírito que habita em nós nos dá dons e habilidades sobrenaturais que devemos usar para beneficiar o corpo de Cristo.
2. Conheça os Frutos do Profeta
Mas em meio a todas as coisas boas que Deus nos deu, Ele soa uma nota de cautela para nos proteger do mal: Conheça os profetas em sua vida. Os verdadeiros profetas são conhecidos pelos bons frutos que dão. Faça o teste do profeta.
Vamos tornar isso o mais prático possível. Se alguém vier até você e disser: “O Senhor me deu uma palavra para você”, o que você deve fazer?
Primeiro, você ouve. Anote-o de alguma forma para não esquecer. A palavra profética deles confirma algo que o Senhor já falou com você? Ou é algo completamente novo e inesperado? Certamente, à luz de nossa leitura hoje, é sábio e apropriado olhar para o fruto do profeta.
Você conhece o profeta? Ele ou ela está vivendo uma vida que lhe dá confiança de que Deus está falando por meio deles para lhe trazer uma palavra divina? Este é o teste do profeta que Jesus nos deu em nosso texto. Você saberá se um profeta é verdadeiro ou falso por seus frutos – pelas vidas que eles vivem e pela maneira como se comportam.
- Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei.E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Gálatas 5:22-25
É extremamente importante conhecer o profeta que está falando com você, especialmente se ele estiver transmitindo uma palavra “ rhema ” que trata de uma situação de vida específica que você está enfrentando.
Se um profeta lhe disser para comprar uma casa em particular, matricular-se em uma escola em particular, casar-se com uma pessoa em particular ou engajar-se em um ministério em particular, não se precipite em seguir a palavra deles (mesmo que seja algo que você realmente queira fazer). Itens como esses não estão listados nas escrituras com nossos nomes anexados, então precisamos aplicar o teste do profeta ao mensageiro.
Conclusão
Também precisamos aplicar os princípios bíblicos que temos à nossa disposição relacionados à profecia:- E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. 1 Coríntios 14:29
Paulo nos instrui que existem freios e contrapesos que podemos usar quando estamos lidando com uma palavra profética.
O Senhor colocou outros profetas no corpo de Cristo, e quando um fala, outros podem julgar a validade de sua mensagem. Se outros dois ou três profetas (dando bons frutos) concordam sobre uma mensagem específica, temos uma margem de segurança muito maior.
É altamente imprudente tomar decisões que alteram a vida com base na palavra de um profeta, especialmente um profeta que você não conhece!
É claro que também precisamos comparar a mensagem com os princípios bíblicos que aprendemos, porque a palavra do profeta deve estar em harmonia com as escrituras. Se um profeta nos disser que é permitido violar qualquer um dos princípios ou leis das escrituras de Deus, ele ou ela é um falso profeta.
Alguns de nós podem ser enganados por um 'profeta' que tem grande carisma e habilidades oratórias, pensando que deve ser o Espírito de Deus capacitando-os. Mas Jesus nos disse como avaliar os profetas: observe seus frutos! Uma árvore boa dá bons frutos, e uma árvore ruim dá frutos ruins. Coma as frutas boas e descarte as ruins.
Compartilhe nas Redes Sociais!