Publicidade

Como Jacó Roubou a Benção de Esaú? Gênesis 27

 Como Jacó Roubou a Benção de Esaú? Gênesis 27

Na abertura de Gênesis 27:
        Isaque está velho; momento na vida de todos quando percebe que não viverá para sempre e veem o fim próximo. Chama Esaú, hora de ele abençoar seu filho mais velho antes de morrer
            Bênção: dar a liderança sobre a família. Muito maior do que outras bênçãos (Gn 28:1-4) ; esta foi uma bênção especial – aquele que a recebeu um dia seria lembrado como herdeiro da promessa abraâmica (hoje dizemos “Abraão, Isaque e Jacó” e não “Abraão, Isaque e Esaú”
         Antes que a bênção acontecesse, Isaque pede a Esaú, um caçador habilidoso, que cace animais selvagens para ele e cozinhe-os em uma refeição para ele.   Rebeca ouviu isso:

Publicidade

A Trama de Rebeca

            Em Gênesis 25:28 oferece uma visão: Rebeca tinha um coração que favorecia seu filho mais novo, Jacó. Porque? Parece antinatural; poderia ser por causa de sua aparência (Gn 25:25)? Lembre-se, isso pode não ter sido um problema para Isaque (Gn 27:1); visão pobre
         Rebeca trama com Jacó para fazer parecer que Jacó era de fato Esaú, a fim de enganar Isaque para que conceda a bênção a Jacó em vez de Esaú.
         Rebeca prepara uma refeição com gosto de Esaú e veste Jacó com as roupas e peles de seu irmão para fazer parecer que Ele é Esaú.

Jacó rouba a Benção de Esaú

        Embora cético no início, Isaque morde a isca e acredita no esquema e ingenuamente dá a bênção de Jaco Esaú.

Isso não estava mais terminado e Esaú chega, pronto para receber sua bênção. Para seu choque e horror, ele descobre que seu irmão mais novo o havia roubado.
        Última gota: Esaú clama e planeja matar seu irmão mais novo depois que seu pai morreu (seu direito de primogenitura ele pode ter abandonado, mas ele não abrirá mão voluntariamente da bênção

Jacó e Esaú se separam

    Temendo por sua vida, seus pais o enviaram para Padan-Aram para morar com seu tio, Labão.

    Tanto Jacó quanto Esaú tiveram muito sucesso e prosperaram enquanto estavam separados um do outro; famílias grandes, muitos bens e grande riqueza. No entanto, um dia seus caminhos se cruzariam novamente. “O que Esaú faria? Ele cumpriria sua promessa de atacar seu irmão mais velho?

    Jaco: tinha reputação ao longo da vida por manipular situações para ganhar coisas que não eram suas por direito.   Agora ele roubou a bênção de Esaú
           Por causa disso, Esaú poderia facilmente ter justificado odiar seu irmão e guardar rancor até o dia de sua morte.

    Enquanto os dois irmãos se separaram, parece que Jaco, que era tão injusto e manipulador com outras pessoas, agora está recebendo uma dose de seu próprio remédio. Foi morar com seu tio, Labão:
        a. Arrependimento: Vemos que Jaco parece estar arrependido da bagunça que criou em sua família; ele chora e conta a história a Labão (Gn 29:11-13)
        b. Labão trata Jacó da mesma forma que Jacó tratou seu irmão Esaú
            i. Ele serve a Labão por 7 anos. para Raquel ser sua noiva, apenas para descobrir que ele foi enganado para se casar com a irmã dela, Lia, e então deve cumprir mais 7 anos. para Raquel.
            ii. Jacob descobre como seus pais devem ter se sentido com a briga entre seus filhos na briga entre suas próprias esposas. O ciúme e a inveja aumentaram entre as duas irmãs como resultado do casamento. No começo, Raquel era estéril, enquanto Lia era capaz de ter filhos. Mais tarde, vemos as mulheres competindo pelo amor/afeição de Jacó por terem filhos.

    Finalmente chegou a hora de os caminhos de Esaú e Jacó se cruzarem novamente. Será que Esaú finalmente conseguiria sua vingança? Jacob sabe que prejudicou seu irmão, conjurando para obter a bênção e o direito de primogenitura que pertencia a ele.
        No entanto, não parece que Esaú tenha esquecido seu voto de matar Jacó (Gn 32:6-7) ; 

Como Jacó Roubou a Benção de Esaú? Gênesis 27

Veja também

A reação de Esaú (Gn 33:4): 

  • Então Esaú correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e lançou-se sobre o seu pescoço, e beijou-o; e choraram. Gênesis 33:4

Aqui estava um homem que certa vez decidiu matar seu irmão...Pode ter pretendido fazê-lo (trouxe 400 homens com ele)
No entanto, Jacó buscou seu perdão e ganhou seu irmão em troca!




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)