Publicidade

Como Jesus nos Conforta? João 14:1-14


Como Jesus nos Conforta?  João 14:1-14

Jesus conforta os discípulos dizendo para que não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. (1) Ele afirma que Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.(2) Jesus garante que quando for, e  preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também

Uma realidade que todos enfrentamos na vida é a separação daqueles que amamos.

Você está confuso ou desanimado hoje? Talvez não tenha nada a ver com separações de entes queridos. Talvez você esteja desapontado com as oportunidades perdidas ou com o que está acontecendo no trabalho — não se sentir compreendido, trabalhar muitas horas, não ser pago decentemente ou tomar decisões erradas em que você paga um preço alto.

Para alguns de nós, o desânimo vem quando oramos e oramos, mas nossas orações não parecem ir além do teto. Outras vezes, ficamos confusos ou desanimados e nem sabemos o porquê!

De qualquer forma, sabemos apenas que precisamos de Deus para preencher o vazio. Não seria ótimo simplesmente trocar nossa confusão e decepção pelo conforto de Cristo?

Publicidade

Em João 1–13, os discípulos viram Jesus fazer coisas incríveis. Eles o viram curar os cegos e ressuscitar os mortos como o clímax de sete sinais - então eles confiaram nele. Depois de João 14, mais dois sinais ainda estavam por vir.

Separação

Mas no capítulo 13, no Cenáculo, Jesus acabara de lhes dizer que Judas o trairia (13:21), Pedro o negaria (13:38) e que ele iria embora para onde eles não poderiam segui-lo (13:33). ). Eles estavam confusos e desanimados!

João 14 registra como Jesus os confortou em sua confusão e desânimo. Eles estavam na ceia da Páscoa no Cenáculo – todos sentados ao redor de uma mesa “em forma de U” – estupefatos e confusos.

Eles precisavam trocar sua desolação pelo conforto de Cristo, assim como você e eu também precisamos fazer. Hoje veremos que Jesus dá duas maneiras de substituir a confusão pelo conforto durante os momentos de desânimo.

1. Confie que Jesus voltará (14:1-4).

Acredite que Cristo voltará para levá-lo ao seu lar celestial.

Substitua seu coração perturbado pela confiança em Deus ( 14:1 ).

Seu coração é o centro de sua personalidade. Você é responsável pela condição do seu próprio coração:

  • Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Provérbios 3:5

Cristo dá três mandamentos aqui - um sobre o que não fazer ("não se preocupe") e dois em quem confiar - confie no Pai e no Filho.

Mas como você confia em Deus e Jesus? 

Saiba que Jesus está preparando o céu até trazê-lo para casa no arrebatamento ( 14:2-3 ).
Ele poderia ter procurado confortar de várias maneiras durante esse período difícil, mas decidiu contar a eles sobre seu retorno.

A imagem aqui é maravilhosa, pois no NT, o casamento geralmente retrata o amor de Cristo pela igreja. Na vida judaica do primeiro século, o noivo se preparava para seu casamento construindo um anexo na casa de seu pai durante o período de noivado de um ano. Então, quando estava pronto, ele deixava a casa de seu pai, viajava até a casa da noiva e a trazia de volta para a casa de seu pai!

  • Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.  1 Tessalonicenses 4:16,17


Esta é a primeira vez que Jesus mencionou esta verdade - que ele partiria para preparar o céu para nós como sua noiva, mas depois voltaria para nos trazer de volta para estarmos com ele na casa do Pai! Em 1 Tess. 4:17 isso é chamado de “arrebatamento”!

Jesus declarou que eles conheciam o caminho para o céu ( 14:4 ).

Que consolo para os atribulados - e para nós! Quando estou confuso, Deus está me dizendo para substituir essa confusão pelo consolo de que Jesus voltará para mim! Mas Jesus passou a confortá-los de uma segunda maneira, onde disse para…

2. Confie em Cristo para levá -lo a Deus (14:5-14).

[Acredite que somente Jesus pode levá-lo ao céu.]

  • Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. João 14:6
Jesus é o caminho para Deus ( 14:5-7).

O versículo 6 é uma das reivindicações mais exclusivas que Cristo já fez. Existe realmente apenas um caminho para Deus - e ele é esse caminho?

Então, precisamos apenas fazer boas obras? Não, Jesus foi claro e outros textos ensinam o mesmo:
  • a) O apóstolo Pedro proclamou a uma audiência hostil: "E não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos" (Atos 4:12).
  • b) O apóstolo João escreveu: "Aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus" (João 3:36).
Repetidas vezes, as Escrituras enfatizam que Jesus Cristo é a única esperança de salvação para o mundo. "Porque há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo Homem" (1 Timóteo 2:5).

Somente Cristo pode expiar o pecado e, portanto, somente Cristo pode fornecer a salvação. "E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida" (1 João 5: 11-12).

Muitas pessoas hoje rejeitam essa ideia de Cristo ser o único caminho. Alguns o comparam a diferentes caminhos para escalar a mesma montanha até Deus.

Interessante, não é? As pessoas têm grandes problemas com Cristo alegando ser o único caminho para Deus, mas aceitam uma única solução para problemas sérios em outras dimensões — como uma rua de mão única.
Conhecer a Cristo é realmente conhecer o Pai ( 14:8-14 ).

Chegamos a conhecer o Pai por meio de Jesus abordando nossos três problemas principais: estamos perdidos, então ele é o Caminho; nós somos enganados, então ele é a Verdade, e nós estamos mortos espiritualmente, mas ele é a Vida.
Não é interessante quantas pessoas parecem não ter problemas com “Deus”, mas quando falamos de Jesus, encontramos silêncio—ou indiferença—ou às vezes é uma resistência total. Verdadeiramente, o nome de Jesus é um empecilho!
Mas Jesus esclareceu que Jesus e o Pai (ou Deus) andam juntos. Você não pode separar os dois. Conhecer a Cristo é realmente conhecer o Pai.
Como Jesus Conforta os Discípulos?  João 14:1-14
Veja também

Conclusão

Confie em Jesus para voltar(14:1-4). Ele vai voltar como disse.
Confie em Cristo para levá -lo a Deus (14:5-14).

O que te confunde agora? Família? Trabalho? Futuro? Relacionamentos?
b) Em vez disso, você aceitará o conforto de Cristo ? Como?
(1) Confie em Jesus para voltar para você (14:1-4).
Confie em Jesus para levá-lo a Deus (14:5-14).




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)