Como Manter o Foco em Deus?
Em tudo o que eu digo e faço, Jesus Cristo será o principal ponto focal da minha vida, por toda a minha vida. 2 Tm. 1:7-14
- Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia. 2 Timóteo 1:12
Há muitas coisas que podemos fazer com nossas vidas e muitos objetivos que podemos tentar realizar. Existem muitas atividades “boas” nas quais podemos nos engajar e muitos projetos dignos que podemos empreender. Mas no final do dia, é melhor estarmos focados. E nosso ponto focal precisa ser Jesus Cristo!
1. Daniel decidiu manter o foco em Deus com fé
Em 597 AC, Jerusalém caiu nas mãos dos babilônios. Nabucodonosor, o rei conquistador, não queria ter problemas prolongados com os judeus, então ele empregou uma estratégia muito simples e poderosa para mantê-los na linha: transformar os judeus em babilônios! Ele mudou seus nomes para nomes babilônicos, ensinou-lhes a língua e a cultura babilônicas, alimentou-os com comida babilônica e deu a seus filhos uma educação babilônica.
Mesmo quando adolescente, no entanto, Daniel resistiu. Ele se recusou a usar seu nome babilônico e se recusou a comer comida babilônica. Ele pode ter sido um cativo e escravo, mas ainda era um adorador de Javé em seu coração e em seu estilo de vida.
Embora parecesse a alguns que Deus havia falhado com Israel e não tinha sido poderoso o suficiente para resgatá-los de Nabucodonosor, Daniel manteve-se firme em sua fé. Houve inúmeras injustiças que ele suportou como cativo em uma terra estranha – inúmeras coisas para ele protestar e reclamar, mas ele escolheu um caminho diferente.
2. Daniel decidiu manter o foco em Deus como adorador
Ao lermos o livro de Daniel, vemos que ele escolheu aberta e deliberadamente adorar o Deus de Israel, dando-lhe honra e glória na corte de um rei pagão.É evidente que ele estudou muito, teve uma ótima atitude apesar de sua situação e conquistou o respeito das pessoas ao seu redor. Mas ele dedicou seus melhores esforços para manter seu relacionamento com Deus e estava totalmente disponível para Seu uso sempre que Deus quisesse usá-lo.
Isso durou todo o caminho através de sua longa vida. Ele interpretava sonhos para reis. Ele governou como um alto funcionário do governo com diligência e habilidade. Nenhum de seus detratores ciumentos conseguiu encontrar o menor argumento contra seu caráter. Ele continuou a orar em direção a Jerusalém três vezes ao dia, e quando seus inimigos enganaram o rei para que o jogassem na cova dos leões, Deus o livrou.
Daniel foi altamente considerado e altamente favorecido no céu também! Tanto o arcanjo Gabriel como Miguel, o anjo guerreiro, estavam envolvidos em levar as mensagens proféticas de Deus a ele. Ele foi um homem de Deus notável e exemplar, fiel até a morte.
3. Como Manter o foco em Deus como Daniel?
Aqui estão algumas questões que precisamos considerar:- Com que lucratividade estamos gastando nosso tempo?
- Quão dignos são os objetivos que estamos perseguindo?
- Que impacto estamos causando no mundo ao nosso redor?
- Qual é o impacto eterno de nossas atividades?
- Estamos focados em Jesus?
Que oportunidade incrível está em suas mãos!
Mais algumas perguntas:
- Que mensagens você está enviando para o seu mundo?
- Que batalhas você está lutando?
- Que pessoas, lugares e produtos você está promovendo?
- Que tendências você está empurrando?
- Com quem você está tirando selfies para publicar online?
- Que música você está exagerando?
- Que filosofia você está apoiando?
- Que visão de mundo você está representando?
Desde a juventude, Daniel foi diligente com seus estudos e, quando adulto, foi diligente em sua carreira. E ele sempre colocou Deus em primeiro lugar. Ele continuou sua caminhada com Deus até o final dos anos 80 (talvez até os 90) e manteve seu testemunho piedoso.
4. Líderes que souberam manter o foco em Deus
Quando jovem, filho predileto que se tornou escravo, José manteve seu foco em Deus e o serviu fielmente. Ele continuou até ficar velho e morreu como um fiel adorador de Javé.
Neemias foi outro escravo que arriscou a vida para representar os interesses do povo de Deus perante um rei pagão. Apesar de sua situação, ele honrou a Deus.
Ester era uma jovem bonita, charmosa, inteligente e muito favorecida. De todas as mulheres da terra, ela foi escolhida para ser a rainha da Pérsia. No entanto, ela também era descendente de um dos cativos levados para fora de Jerusalém por Nabucodonosor. Ela era uma rainha alienígena. Ela poderia facilmente ter deixado seu povo por conta própria e apenas tentado salvar sua própria pele, mas ela se dedicou a um chamado mais elevado e ficou com o povo de Deus.
Sim, há muitas coisas boas que podemos fazer e muitas causas nobres que podemos defender, mas nada deve substituir nosso foco em Jesus, Sua palavra, Sua causa, Sua missão, Sua grande comissão.
Há muitos ao nosso redor lutando contra o crime em nossos bairros, corrupção política, desigualdade de gênero, discriminação racial, abuso de substâncias, desigualdade econômica, etc. Tudo isso merece atenção, mas quem está defendendo Cristo ? Quantos estão empenhados em apontar as almas perdidas para a cruz? Quantos são consumidos pela paixão de ir por todo o mundo e pregar o evangelho a todo homem, mulher, menino e menina?
Você pode não ser uma rainha como Ester, um primeiro-ministro como José, um governador como Daniel ou um ajudante de rei como Neemias. Mas você tem poder. Você tem uma audiência. Você tem aqueles ao seu redor que irão ouvi-lo. Você não é insignificante! Deus criou você de propósito, com propósito, mas você deve se entregar a Ele e deixar que Ele o use.
Veja também
- Como ser um intercessor? Daniel 9:1-6
- O que Significa Orar em Nome de Jesus?
- Por que nós Somos o Templo de Deus? 1 Coríntios 3:16
- +100 Temas para Culto de Ensino da Palavra
Conclusão
Paulo lembrou a Timóteo que temos um chamado santo de Deus (v.9) e Ele nos confiou uma coisa boa (v.14) – o evangelho de Jesus Cristo. Esse chamado e propósito nos foi atribuído “antes do início dos tempos” e conduz à “vida e à imortalidade”.
Portanto, ao considerar nossas opções, imaginando como gastar nosso tempo e gastar nossas energias, precisamos fazer algo sagrado. Algo divino. Algo cristão. Algo com impacto eterno. Algo que levará outros a Cristo, por quaisquer meios disponíveis para nós.
Concentre-se em Jesus.
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.