Publicidade

Como ser um intercessor? Daniel 9:1-6

Como ser um intercessor?  Daniel 9:1-6

  • E orei ao Senhor meu Deus, e confessei, e disse: Ah! Senhor! Deus grande e tremendo, que guardas a aliança e a misericórdia para com os que te amam e guardam os teus mandamentos; Daniel 9:4

A palavra “interceder” passou a ser usada para descrever a ação de uma pessoa que se coloca entre duas partes em disputa (sejam pessoas físicas ou jurídicas). Eles advogariam em nome de uma das partes, procurariam mediar uma disputa ou solicitariam ajuda para alguém necessitado.

Publicidade


Encontramos vários intercessores poderosos e eficazes nas páginas das escrituras:

  • Abraão – intercedeu por Ló, Sodoma e Gomorra (Gn 18:17-33)
  • Moisés – intercedeu por Israel (Ex. 32:11-13; 33:12-16)
  • Jeremias – intercedeu por Israel (Jer. 14:7-9); e por si mesmo (Jeremias 12:1-6)
  • Esdras – intercedeu por Israel quando eles começaram a se casar com mulheres pagãs (Esdras 9)
  • Paulo – intercedeu pelas igrejas que ele havia estabelecido (Fil. 1:3-4,9; Col. 1:3; 1 Tessalonicenses 1:2)
  • Jesus – intercedeu por Seus discípulos e, de fato, pelo mundo inteiro (João 17)
A intercessão é motivada por um coração de amor pelos necessitados e um profundo desejo de ajudá-los. Exige uma verdadeira compreensão da questão ou problema em questão e o conhecimento de quem pode resolver o problema. Seria insensato rezar para o seu gato pelo pagamento da entrada da sua nova casa! Precisamos apelar para Aquele (e único) que tem o poder de fazer todas as coisas.

Existem vários elementos cruciais para a intercessão eficaz e Daniel os exemplifica para nós.

Os intercessores têm um bom conhecimento da palavra de Deus e oram adequadamente em resposta a ela. Daniel havia lido a profecia de Jeremias e sabia que os 70 anos de seu cativeiro estavam prestes a expirar (v. 2).

  • No primeiro ano do seu reinado, eu, Daniel, entendi pelos livros que o número dos anos, de que falara o Senhor ao profeta Jeremias, em que haviam de cumprir-se as desolações de Jerusalém, era de setenta anos. Daniel 9:2


Os intercessores conhecem a certeza de que a palavra de Deus se cumprirá, estejamos ou não preparados para o seu cumprimento. Deus sempre fará o que Ele diz que fará, quer acreditemos, recebamos, aceitemos ou rejeitemos.

Os intercessores sabem como responder adequadamente à palavra de Deus (v. 3).

  • E eu dirigi o meu rosto ao Senhor Deus, para o buscar com oração e súplicas, com jejum, e saco e cinza. Daniel 9:3


Daniel analisou sua situação e percebeu que oração, jejum, humildade e luto eram as respostas apropriadas. Os intercessores entendem a melhor forma de responder às situações espirituais que encontram.

Os intercessores começam reconhecendo os fatos de suas situações e reconhecendo a justiça de Deus ao lidar com eles como Ele o fez (v. 5-6;14).

Os intercessores oferecem orações de arrependimento para si mesmos e para quem quer que esteja incluindo em suas orações. Eles não estão separados nem acima daqueles por quem oram. Todos pecaram e carecem da glória de Deus, então todos precisam se arrepender e pedir perdão a Deus por seus pecados (apesar de quão santos possam parecer para os outros).

Os intercessores oram para que a honra, a glória e a vontade divina de Deus sejam mantidas, apesar das falhas de Seu povo. Quando os necessitados não conseguem ou não querem orar por culpa, vergonha, rebelião ou desinteresse, o intercessor entra na brecha e pede a Deus em seu nome. O pedido de um intercessor nunca é baseado na dignidade dos necessitados, mas na graça, misericórdia, caráter e convênios de Deus (v. 17-19).

Como ser um intercessor?  Daniel 9:1-6

Veja também


Mesmo em seu desapontamento com nossos pecados e falhas, Deus agirá de acordo com a oração de um intercessor que ora para que a honra de Seu nome seja mantida.

Deus deseja empregar uma companhia de intercessores como Daniel nestes últimos dias. As necessidades ao nosso redor são óbvias e, sem oração, totalmente esmagadoras.

Imoralidade em nossa sociedade, violência armada, corrupção em altos cargos, colapsos e separações familiares, racismo aberto e oculto, flagrante injustiça no local de trabalho e familiares não salvos são apenas algumas das questões prementes que oprimem nossos corações.

Isso não será resolvido por níveis mais altos de educação, ação política, mais dinheiro no banco ou melhores conexões com as pessoas no poder. Deus é nossa única esperança e acessamos Sua ajuda e recursos divinos por meio da oração de intercessão.

Portanto, devemos nos comprometer a nos juntar às fileiras dos intercessores.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)