Publicidade

Qual Destino você está buscando? Hebreus 12:1-3

 Qual Destino você está buscando? 

Destino é um lugar que todos devemos nos esforçar para alcançar, despendendo todos os esforços para chegar lá. 


Hebreus 12:1-3

O caminho daqui para lá nos leva a muitas experiências que precisamos processar, entender, suportar, aproveitar e usar como combustível para chegar ao nosso destino final: “Destino”.

Nesse sentido, temos um exemplo fenomenal a seguir: o homem Cristo Jesus, Deus manifestado em carne! Como o escritor aos Hebreus nos encoraja:

  • Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus. Considerai, pois, aquele que suportou tais contradições dos pecadores contra si mesmo, para que não enfraqueçais, desfalecendo em vossos ânimos. Hebreus 12:1-3

Publicidade

Há muitos obstáculos, muitos solavancos no caminho que leva ao destino. Obstáculos não faltam:

Dúvida : “Não, acho que não consigo realmente chegar lá.”

Timidez e Medo : “Meu destino parece muito assustador, então vou ficar exatamente onde estou.”

Preguiça : “Vai exigir muito de mim para chegar ao meu destino. O trabalho é muito difícil.”

Falta de vontade: “Para ser honesto, eu realmente não quero fazer o que Deus quer que eu faça e ir aonde Deus quer que eu vá.”

Desobediência Deliberada : “Ouvi a voz de Deus e sei exatamente o que devo fazer, mas não vou fazê-lo.”

Pecado : “Se eu perseguir meu destino dado por Deus, terei que terminar um relacionamento específico; desistir de uma coisa em particular; pare de cometer meu pecado favorito. Terei que ser santo e não estou pronto para isso”.

Distração : “Sim, estou tentando alcançar meu Destino, mas realmente tenho que “assistir” aquela nova série da Netflix neste fim de semana. E o Real Madrid está jogando hoje à noite, não é? E agora, tenho que ver o que está acontecendo no Facebook.”

Ocupação: “Tenho tantas coisas para fazer! Preciso trabalhar para alcançar meu(s) objetivo(s). E tenho que levar as crianças ao treino de futebol e às aulas de inglês.

Falta de Preparação : Diz o velho ditado: “A oportunidade bate uma vez só” e só quem está preparado pode aproveitar a batida.

Evitar a Dor : “Se eu perseguir meu destino, é muito difícil, vai me custar muito e vai me machucar muito. E as pessoas não vão gostar de mim e não vão entender.”

Procrastinação : “Eu sei onde está meu destino e vou começar a fazer o que sei que preciso fazer. Mas não neste minuto. Vou começar de novo amanhã de manhã. Semana que vem com certeza. Vou começar no meu aniversário. É definitivamente a minha resolução de ano novo…”

Estas são coisas que podem levar a grande frustração e conflito em nossas vidas. Mas, por outro lado, a frustração pode se tornar uma bênção se nos levar a nos controlar e começar a direcionar (ou redirecionar) nossos esforços para cumprir nosso destino.

Jesus cumpriu o seu destino


Não há como entendermos adequadamente os processos de pensamento pelos quais nosso Senhor deve ter passado enquanto progredia na vida em direção ao Seu destino final no Calvário. De tempos em tempos, nas escrituras, temos vislumbres do que Ele estava pensando ao dizer coisas como:
  • Lucas 2:49 … “Por que você me procurou? Você não sabia que devo estar cuidando dos negócios de Meu Pai?”
  • João 4:34 … “A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.”
  • João 5:17 … “Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho.”
  • João 9:3 “Devo fazer as obras daquele que me enviou enquanto é dia…”
  • Mat. 26:39 Adiantando-se um pouco, prostrou-se com o rosto em terra e orou, dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice; no entanto, não como eu quero, mas como tu queres. ”


Aqui temos a figura de um homem totalmente focado, comprometido e dedicado a cumprir Seu destino, desde Sua primeira aparição pública no Templo (Lucas 2:49). Obviamente, ele começou a estudar a Torá bem cedo na infância, de modo que, aos 12 anos de idade, já era especialista em compreensão e interpretação bíblica.

Aqui chegamos a outro ponto crucial. Embora Jesus fosse um 'bom menino', respeitoso com Seus pais e bem visto em Sua comunidade, Ele tomou medidas ativas para cumprir Seu destino, sem ser solicitado, persuadido, pressionado, empurrado ou mesmo esperado para dar um passo à frente. Ele tinha tal impulso e desejo brotando de dentro que O impeliu a fazer algo bem fora de Seu comportamento normal.


  • E o menino crescia, e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. Lucas 2:40


Às vezes, situações como as enfrentadas por Jesus podem levar a momentos muito desconfortáveis, conversas incômodas, mal-entendidos e até sentimentos feridos. Há uma necessidade de grande sabedoria, orientação divina (e orientação humana de nossos líderes espirituais) à medida que damos passos em direção ao nosso destino, mas devemos seguir em frente. Quando temos uma visão clara de nosso Destino, “devemos cuidar dos negócios de [nosso] Pai” e nos ocuparmos.


Qual Destino você está buscando? Hebreus 12:1-3

Veja também

Deus abrirá as portas do Destino para nós


Quando nos preparamos para o uso de Deus, mantendo um coração humilde, um espírito ensinável e uma vontade de obedecer, o próprio Deus abrirá as portas do Destino para nós. Ele nos levará a lugares que nunca poderíamos ter ido sozinhos e diante de pessoas que nunca poderíamos ter conhecido sozinhos.

Como um escravo israelita em uma prisão egípcia se torna primeiro-ministro em um dia, se não fosse pela mão de Deus?

Como um profeta relutante se torna o porta-voz de Deus para uma nação rebelde, com 'fogo encerrado em seus ossos'?

Como uma jovem adolescente de Nazaré se torna mãe do Salvador do mundo?

Todas essas pessoas estavam dispostas a serem usadas por Deus. Eles estavam dispostos a sofrer vergonha, até mesmo dor para cumprir seu destino. Eles estavam dispostos a trabalhar duro e demonstrar diligência quando ninguém estava olhando e quando não parecia haver qualquer chance de seu destino ser cumprido.

Então, precisamos trabalhar duro. Estudam muito. Rezar muito. Seja diligente. Ser responsável. Tenha fé. Resista à tentação de desistir.

Mantenha um foco muito claro em Destino. Seja grato. Somos abençoados porque o grande Deus do céu nos escolheu para fazer Sua obra e fazer parte de Seu reino.

Há uma alegria que está diante de nós . Podemos experimentar essa alegria todos os dias em nosso caminho para o nosso Destino e sentir alegria quando o Destino finalmente chega ao seu cumprimento.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)