Deus se Orgulha de Você? Jó 1:8
Seja como Jó. Viva de tal maneira que Deus possa se orgulhar de você.
- E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Jó 1:8
A maioria de nós adora histórias sobre um azarão ganhando muito. Histórias sobre pessoas que vieram do “lado errado dos trilhos”, mal educadas, negligenciadas, evitadas, incompreendidas e maltratadas. Mas de alguma forma, apesar de todos os obstáculos em seu caminho, eles lutaram muito, se comprometeram, persistiram, nunca desistiram, continuaram acreditando, se sacrificaram e não aceitavam “não” como resposta.
1. Deus quer se orgulhar de você
Mas o que Deus realmente ama é vangloriar-se de Seus filhos! Ele é muito sutil na maioria das vezes, mas fica bem claro quando está se orgulhando. Tome Gênesis 6:9 como exemplo.
- Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. Gênesis 6:9
Deus estava orgulhoso de Noé.
Você pode ler como Ele se sentiu em relação a Abraão – o pai da fé.
Ou Jacó, renomeado Israel – o príncipe de Deus que lutou com Ele e prevaleceu. Deus se gabou dele ao mudar seu nome.
Depois, há Moisés - o homem mais manso da Terra.
E Samuel – a criança com um ouvido aberto para a voz de Deus.
José foi o escravo que permaneceu fiel a Deus. Ele era o sonhador e sustentador da vida.
Davi era o homem segundo o coração de Deus.
E, claro, há Daniel – firme na adversidade e na oposição.
As descrições que lemos desses fiéis das escrituras soam muito como Deus exibindo Seus filhos para aqueles que precisam de bons exemplos a seguir.
2. Deus se orgulhou de Jó
Mas nosso foco está nos eventos registrados em Jó, capítulos 1 e 2, onde Deus se vangloria de uma maneira muito aberta ao falar sobre Jó a Satanás. Deus diz:- E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal. Jó 1:8
No entanto, qualquer que fosse o conhecimento de Deus que Jó tivesse, ele, como Abraão, estava totalmente comprometido em servir a Deus com tudo o que tinha.
Oferecer sacrifícios a Deus não era novidade, praticado desde a época de Caim e Abel. E Jó sempre adorou a Deus dessa maneira, especialmente em nome de seus filhos. Ele era um homem temente a Deus e um pai dedicado.
Deus olhou para a vida desse homem e quis se gabar de Seu filho Jó na assembléia dos “filhos de Deus” (como a escritura descreve esses seres celestiais em Jó 1:6). Vendo Satanás ali também, Deus perguntou-lhe: “Onde estiveste e reparaste no meu servo Jó?”
Toda vez que leio esta passagem e ouço Deus fazer esta pergunta, surge uma oração do fundo do meu coração: “Ó Deus, deixe-me viver da maneira que Jó viveu, para que você também possa perguntar a Satanás sobre mim com grande orgulho paternal!”
A primeira vez que Deus perguntou a Satanás sobre Jó, ele respondeu sarcasticamente que Jó tinha todos os motivos para servir a Deus, porque Deus havia colocado uma barreira de proteção ao seu redor. Então, Deus moveu a cerca e permitiu que Satanás levasse tudo o que Jó tinha. Satanás levou todas as suas ovelhas, seus camelos, seus bois e seus jumentos. Ele matou todos os servos de Jó, exceto um mensageiro de cada local, e então matou todos os filhos de Jó.
A segunda vez que Deus fez essa pergunta a Satanás veio depois do ataque total de Satanás a Jó que acabei de descrever. Deus disse a Satanás:
- E disse o Senhor a Satanás: Observaste o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus e que se desvia do mal, e que ainda retém a sua sinceridade, havendo-me tu incitado contra ele, para o consumir sem causa. Jó 2:3
Posso dizer a você, há muitas pessoas que viraram as costas para Deus por muito menos bênçãos do que Jó recebeu.
E há muitas pessoas que viraram as costas para Deus por muito menos adversidades do que Jó experimentou. Mas eu espero e oro para que esta palavra do Senhor esteja inspirando a mesma oração em seu coração que inspira no meu: “Deus, seja nos bons ou maus momentos, eu quero viver para te deixar orgulhoso, para que você possa se gabar. mim na assembléia das hostes celestiais!”
3. Como Deus pode se orgulhar de você?
Agradar a Deus em todos os aspectos de nossas vidas deve ser nosso maior desejo, nossa maior aspiração e meta. Precisamos agradá-lo e obedecer à sua palavra em nossos negócios.
- Na forma como tratamos nossos filhos.
- Em nossa diligência e compromisso com a oração e o estudo de Sua palavra.
- Na forma como apoiamos os necessitados com o nosso tempo e dinheiro.
- Na maneira como oramos com sinceridade: “Não seja minha vontade, mas a Tua vontade seja feita”.
- Na forma como adoramos todos os dias, em total submissão a Deus.
“ Senhor Deus, ajude-nos a viver da maneira que você quer que vivamos, para que você possa se orgulhar de se gabar de nós como seus filhos.”
Isso tem que ser pessoal.
Exige que realmente busquemos a mente de Deus todos os dias para Sua aprovação de cada pensamento, cada palavra, cada ação ou inação.
Exige que percebamos que, a cada momento de cada dia, os olhos de Deus estão sobre nós. Não fazemos nada que esteja oculto para Ele. Mas não podemos fazer o que é certo simplesmente porque sabemos que Deus está nos observando. Esse não é o tipo de pensamento que faria com que Ele se gabasse de nós.
Nossa pureza, santidade e honestidade; nossas orações, carinho e amor; nossa bondade, perdão e adoração devem fluir do desejo profundo de nosso coração.
É impossível servir a Deus da maneira que agrada a Ele simplesmente por dever e obrigação. Ele está procurando pessoas que O adorem em espírito e em verdade de um lugar de profundo amor por Ele. Esse é o tipo de coração e atitude que O deixa orgulhoso e lhe dá o direito de se gabar.
Não há mais ninguém neste universo, nenhum deus ou outra divindade que mude os corações, mentes e vidas das pessoas como Jesus faz.
Então, vamos nos lembrar do ponto principal mais uma vez. Realmente é irrelevante se você está passando por bons ou maus momentos. Todo o propósito de nossas vidas continua a ser dar glória a Deus.
E Ele é glorificado por meio da vida que vivemos em obediência à Sua palavra.
Quer conheçamos e entendamos ou não Sua vontade específica para nossas vidas e quer entendamos ou não o propósito das coisas que estamos vivenciando, nossa resposta deve ser como a de Jó: O Senhor dá e o Senhor tira – bendito seja o nome do Senhor!
Conclusão
Você pode estar vivendo uma vida totalmente anônima, e as pessoas no mesmo andar do seu apartamento ou condomínio nem sabem que você existe. Mas Deus sabe! Deus é Aquele que vê a vida que você vive, fora dos olhos do público, e Ele é Aquele que pode dizer a Satanás: “Você já considerou meu servo _________?”Então, por favor, não pense que você tem que ser uma superestrela ou o próximo cristão famoso do mundo. Apenas viva uma vida humilde, consistente e que honre a Deus, para que Deus tenha algo para se gabar.
E assim, nossa oração final é muito simples. “Senhor, quero dar a Ti o direito de se orgulhar no mundo espiritual com base na maneira como estou vivendo aqui e agora.”
E agora com sua própria voz e em suas próprias palavras, por favor, ore comigo….
Após as provações de Jó, ele viveu 140 anos e recebeu o dobro da riqueza que possuía anteriormente.
Compartilhe nas Redes Sociais!