Publicidade

Como e Por que Esaú vendeu sua Primogenitura? (Gn 25:29-34; Rom. 9)

 Como e Por que Esaú vendeu sua Primogenitura? (Gn 25:29-34; Rom. 9)

Esaú Foi abençoado:

Amado por seu pai, hábil caçador (Gn 25:27-28). Tinha um lado perdoador (perdoou seu irmão que o traiu Gn 33:1-16 )

Pelo que Esaú será mais lembrado? Vender sua primogenitura (Gênesis 25:29-34).

Jaco: oportunista, aproveita-se do irmão “cansado”. O Significado do texto Define como cansado, com sede, fraco, mas não morrendo de fome

Observe o versículo trinta: “Por favor, alimente-me com esse mesmo ensopado”. Deixa a impressão de que talvez Jaco provando / comendo um pouco e comentando como era bom! Jacó coloca um alto preço no ensopado: “Venda-me o seu direito de primogenitura a partir deste dia”.

Vendas de alta pressão, agora; deixa pouco pensamento para pensar sobre as conseqüências de sua ação.

Esaú comenta que está prestes a morrer
                1. É realmente tão sério?
                2. Se sim, por que não pedir comida ao pai/mãe. Certamente eles ajudariam.
                3. Em vez disso, usa a desculpa: “Olha, estou prestes a morrer; então, o que é esse direito de primogenitura para mim?”

Jacó o obriga a jurar e o acordo é feito... Esaú vendeu sua primogenitura por uma mísera tigela de ensopado (Jacó, como um “bônus adicional” ainda oferece pão e uma bebida, sem custo extra). Diz que Esaú comeu, bebeu e seguiu seu caminho e diz que “Esaú desprezou sua primogenitura”.
Publicidade

    I. A primogenitura

Era Um privilégio do primogênito. Ele receberia a bênção principal (Gn 27:1-46) e dava-lhe direito a uma porção dobrada da herança (Dt. 21:17)

No caso de Esaú, a herança teria sido muito grande, visto que o que ele acabou recebendo também foi grande (Gn 36:6-7). Sucedeu a seu pai como chefe do clã com autoridade judicial (2 Crônicas 21:3)

Esaú tomou esses privilégios especiais e tudo o que veio com eles como certo e os vendeu por uma refeição.

Gêmeos; As crianças já lutavam dentro do ventre de sua mãe.  Jacó começou a vida tentando roubar o direito de primogenitura de seu irmão estendendo a mão desde o ventre e agarrando o calcanhar de seu irmão (Gn 25:26), tentando puxar seu irmão de volta para tirar dele o direito de primogenitura. Assim, a criança recebeu o nome de “Jacó”, que significa literalmente “suplantador”.

Mais tarde, Jacó encontraria uma oportunidade de convencer Esaú a vender sua primogenitura a ele por uma tigela de ensopado (Gn 25:29-34).

   II. Esaú como um “Antítipo”

Esaú é um antítipo de Israel, Jacó do cristão (Rom. 9:3-13). Esaú é comparado a muitos dos judeus de Israel, que tinham sua primogenitura... a promessa de ser o povo de Deus. Eles trocaram Cristo por guardar a lei de Moisés. Fizeram um péssimo negócio.

Em Rom. 9:30-31 aprendemos que eles rejeitaram a Cristo e continuaram confiando na lei para livrá-los de seus pecados, Paulo diz que, embora eles sejam filhos de Deus por direito de primogenitura (semente de Abraão)…

…eles não são mais a verdadeira semente. Aqueles que não eram o povo de Deus agora serão chamados de Seu povo (Romanos 9:25-26) .

Em vez disso, eles são como Esaú, que abandonou a boa posição que tinham por algo de muito menos valor. Eles trocaram o fato de serem filhos de Deus pela guarda de uma lei de mandamentos e ordenanças que foi cumprida.

    III. Culpado de vender nosso direito de primogenitura?

Pode parecer que ele simplesmente assumiu um direito de primogenitura e fez uma transação legal/financeira irresponsável; muito mais do que isso.

Esaú é um antítipo do cristão descomprometido.  O erro de Esaú: Ele agiu por impulso. O cristão desiste de seu direito de primogenitura cobiçando as coisas deste mundo (1 João 2:15; Tiago 4:4)

Outro dos erros de Esaú: ele faltou apreço por coisas maiores de valor. O cristão desiste de seu direito de primogenitura andando segundo a carne, ao invés do Espírito (Gálatas 5:16-26)

A reação de Esaú (Gn 33:4): Aqui estava um homem que certa vez decidiu matar seu irmão...Pode ter pretendido fazê-lo (trouxe 400 homens com ele). No entanto, Jacó buscou seu perdão

Embora Jacó tenha feito algumas coisas horríveis com seu irmão, vemos que Deus estava usando a história deles; mais tarde passou a representar os judeus/gentios.

Para Jacó pessoalmente, a vida tinha um jeito de lhe ensinar algumas lições sobre como tratar os outros e pedir perdão a Esaú, a quem ele havia ofendido.

Como e Por que Esaú vendeu sua Primogenitura? (Gn 25:29-34; Rom. 9)
Veja também
  1. Asafe Salmo 73
  2. Saul - 1 Samuel 18-19
  3. Absalão 2 Samuel 15-17
  4. +100 Personagens Bíblicos: Histórias e Versículos

As consequências do pecado de Esaú

Veja que ninguém seja imoral, ou ímpio como Esaú, que por uma única refeição vendeu seus direitos de herança como o filho mais velho. Depois, como você sabe, quando ele quis herdar essa bênção, ele foi rejeitado. Ele não conseguiu mudar de idéia, embora buscasse a bênção com lágrimas. (Hb 12:16-17)

O que NÃO fazer quando tentado
    • No Momento da Tentação, Esaú Disse “ Sim ”
    • Esaú Exagerou Sua Situação
    • Esaú abandonou todo senso de valor
    • Esaú seguiu raciocínio defeituoso com ação tola
    • Depois que o negócio miserável foi feito - não havia nada que ele pudesse fazer para desfazer o mal que havia feito!
    • Ele teve que viver e sofrer com as consequências de seu pecado.

O que Esaú poderia ter feito?
    • Recusar a tentação.
    • Colocar sua necessidade em perspectiva.
    • Concentrar-se no valor do que estava abrindo mão em troca do que estava recebendo.
    • Recuse-se a seguir com uma ação tola!

Conclusão:

Esaú fez um péssimo negócio.  O maior erro de Esaú: ele se arrependeu tarde demais (Hb 12:16-17)

Jacó, em contraste com Esaú, é um antítipo do fiel cristão. Jacó viu valor na primogenitura onde Esaú não.

Da mesma forma, aquele que desenvolve a fé vê o valor do evangelho salvador de Cristo e faz o que é necessário para alcançá-lo. Como o comércio com Esaú, não é complicado nem caro. O plano de Deus para salvar o homem é simples

Você já considerou o péssimo negócio que alguém faz ao trocar sua salvação pelos prazeres passageiros deste mundo?

Você é culpado de vender seu direito de primogenitura como cristão? Certifique-se de que você não é como Esaú.





👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)