Por que devemos Exaltar a Jesus Cristo?
Mais do que qualquer coisa ou qualquer outra pessoa, devemos exaltar Jesus Cristo! Filipenses 2:5-11A maioria de nós já ouviu falar de Rolihlahla Mandela, que recebeu o nome “cristão” de Nelson quando foi para a escola primária. As pessoas o honravam e exaltavam onde quer que ele fosse. Estima-se que ele tenha recebido mais de 260 prêmios e homenagens de organizações políticas, cívicas, governamentais e educacionais em todo o mundo, incluindo o Prêmio Nobel da Paz em 1993. Ele morreu em 2013 aos 95 anos.
Exaltar significa “ elevar ao alto ; erguer; elevar . Para aumentar em posição, caráter, honra. Para glorificar ou louvar; honrar.” (Webster's). Como seres humanos, estamos bastante dispostos e felizes em exaltar aqueles que se destacam em suas contribuições para a humanidade.
Deus exaltou Cristo!
Deus , por outro lado , sempre exaltou UM de tal maneira !Enoque, Abraão, Moisés, Davi e Elias estão entre muitos que tiveram interações incríveis, emocionantes e poderosas com Deus, mas apenas UM já foi exaltado por Ele.
Este foi descrito como “altamente exaltado”, exaltado e glorificado, não foi exaltado por causa de Sua riqueza, poder, ativismo, habilidade ou status político. Ele foi exaltado por causa de uma cruz!
Como resultado disso, a palavra de Deus nos exorta:
- De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz. Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; Filipenses 2:5-9
Que currículo!
- O Deus Todo-Poderoso em carne humana, recusando-se a exigir a honra e o respeito que Deus merece.
- O Deus Todo-Poderoso em carne, fazendo-se escravo da humanidade.
- O Deus Todo-Poderoso em carne, o Cordeiro de Deus que carrega o pecado do mundo, pendurado na cruz.
Muitas vezes é trazido à nossa lembrança que o nascimento de Jesus Cristo foi um evento incrível. Mas não teria significado nada para nós sem Sua morte, sepultamento e ressurreição.
Ele fez tudo por nós! Então agora, por causa do Calvário, também nos unimos ao eterno Espírito de Deus para exaltar, glorificar e elevar a obra de Seu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo!
Devemos exaltar a Cristo
Vejamos de outra maneira (como observamos um dos pilares cruciais no fundamento da doutrina cristã). Jesus Cristo não é outro senão o Deus eterno em um corpo humano – a manifestação visível e carnal do Deus Todo-Poderoso. Emanuel, Deus conosco; “a plenitude da Divindade corporalmente” como Isaías e Paulo nos ensinaram.
Portanto, quando falamos de Deus exaltando Jesus, na verdade estamos falando de Deus exaltando a si mesmo e nos mostrando o que Ele realmente considera ser a faceta mais importante de Seu caráter, propósito e obra.
Acredite ou não, salvar você e eu é o que exalta Deus em Sua própria mente e O cumpre em Sua posição como o grande Deus do universo! Na verdade e de fato, Deus estava em Cristo, reconciliando-nos consigo mesmo: 2 Cor 5:14-15,17-19
Todos se curvarão
É por isso que toda pessoa e espírito se curvará ao nome de Jesus. Todos se curvarão em exaltação à obra salvadora e reconciliadora de Jesus Cristo – Jeová, o Messias que salva!Nossa salvação não foi um processo fácil, glamoroso ou desejável de Sua parte. Sua exaltação, glorificação e 'elevação' exigiam uma cruz.
João 3:14 E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado.
Jesus lembrou ao povo que Moisés havia feito uma serpente de bronze durante a estada de Israel no deserto do Egito como um meio para o povo ser salvo do julgamento de Deus. Ele ergueu a serpente no alto de uma haste e todos os que olharam para ela foram salvos da morte. Jesus enfatizou que, de maneira semelhante, Ele próprio seria levantado em uma cruz e, ao fazê-lo, atrairia todas as pessoas a Si. Este seria seu meio de redenção e libertação do salário de seus pecados, que é a morte (Rm 6:23).
Veja também
Exaltar a Jesus por nossa salvação
Portanto, hoje e todos os dias, devemos nos empenhar em exaltar Jesus pela grande obra de salvação que Ele realizou em nossas vidas. É apropriado que O exaltemos por este dom incrível, adquirido para nós com Seu próprio sangue. Este é um grande negócio! Isso exige toda a nossa atenção e gratidão. Isso exige uma resposta ativa, focada e fundamentada ao nosso Salvador de ação de graças, adoração e louvor .Obrigado Senhor, por salvar minha alma!
João não registrou simplesmente o fato de que Jesus seria exaltado para atrair todas as pessoas a Si mesmo. Ele também teve o privilégio de ver o futuro quando os anjos, anciãos, criaturas celestiais e santos de Deus se reúnem ao redor de Seu trono no céu. Ele registra as palavras de exaltação, glorificação e adoração que serão proferidas nesta incrível reunião. E sim, nós, os filhos de Deus na Terra, faremos parte desse culto de adoração!
Exaltaremos a Deus como o único eterno:
- E os quatro animais tinham, cada um de per si, seis asas, e ao redor, e por dentro, estavam cheios de olhos; e não descansam nem de dia nem de noite, dizendo: Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, que era, e que é, e que há de vir. Apocalipse 4:8
Nós O exaltaremos como nosso criador:
- Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas. Apocalipse 4:11
Nós O exaltaremos como nosso redentor:
- E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação; Apocalipse 5:9
Exaltaremos Sua dignidade para receber nossa adoração para sempre:
- Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças. Apocalipse 5:12
- E ouvi a toda a criatura que está no céu, e na terra, e debaixo da terra, e que estão no mar, e a todas as coisas que neles há, dizer: Ao que está assentado sobre o trono, e ao Cordeiro, sejam dadas ações de graças, e honra, e glória, e poder para todo o sempre. Apocalipse 5:13
Então, nos unimos a eles hoje enquanto levantamos cada voz, cada coração, cada mão e cada espírito para exaltar Jesus Cristo, nosso Salvador e Senhor!
Compartilhe nas Redes Sociais!