Maridos e Pais que Pastoreiam! Salmos 23:1-3
Maridos e pais responsáveis precisam cumprir os papéis de líder amoroso, provedor e protetor, professor, mentor e intercessor para suas famílias.
O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará. Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Salmos 23:1-3
Sem dúvida, este é o salmo mais famoso e mais citado da Bíblia. Fala do cuidado do Senhor por Seu povo e continua a ser uma grande fonte de conforto para todos os crentes. Davi nos forneceu uma ótima introdução ao tópico desta lição – o lugar dos maridos e pais como pastores de suas famílias.
Em seu desejo de construir e estabelecer uma nova família, um homem entra em uma busca muito particular e misteriosa por um relacionamento matrimonial para toda a vida com uma mulher. Esta missão está repleta de perigos, intrigas e segredo de capa e espada, totalmente fora do reino do raciocínio humano!
Uma vez realizado o casamento, vejamos como precisamos viver como maridos e pais:
- Goza a vida com a mulher que amas, todos os dias da tua vida vã, os quais Deus te deu debaixo do sol, todos os dias da tua vaidade; porque esta é a tua porção nesta vida, e no teu trabalho, que tu fizeste debaixo do sol. Eclesiastes 9:9
Maridos, amem suas mulheres, assim como também Cristo amou a igreja e se entregou por ela ... Assim também os maridos devem amar suas próprias mulheres como a seus próprios corpos. Aquele que ama sua própria esposa ama a si mesmo; porque ninguém jamais odiou a sua própria carne, antes a nutre e cuida dela, como também Cristo faz com a igreja, porque somos membros do seu corpo. 31 por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá a sua mulher e os dois se tornarão uma só carne… cada um de vós também ame a sua própria mulher como a si mesmo (Efésios 5:25,28-31,33a)
Maridos, amem suas esposas e não se irritem contra elas. (Col. 3:19)
… vocês, maridos, devem honrar suas esposas . Trate sua esposa com compreensão enquanto vocês vivem juntos. Ela pode ser mais fraca do que você, mas ela é sua parceira igual no presente de Deus da nova vida. Trate-a como deveria, para que suas orações não sejam prejudicadas . (1 Ped. 3:7)Um ancião deve viver uma vida sem culpa. Ele deve ser fiel à sua esposa, e seus filhos devem ser crentes que não tenham reputação de serem selvagens ou rebeldes. (Tito 1:5-9)
- Ele não deve ser arrogante ou temperamental; ele não deve ser um bebedor pesado, violento ou desonesto com dinheiro.
- Ele deve gostar de receber convidados em sua casa e deve amar o que é bom.
- Ele deve viver sabiamente e ser justo.
- Ele deve viver uma vida devota e disciplinada.
- Ele deve ter uma forte crença na mensagem confiável que foi ensinada; então ele será capaz de encorajar outros com ensino salutar e mostrar aos que se opõem onde estão errados.
Se Deus nos abençoa com filhos, nosso privilégio e responsabilidade como pais são novamente demonstrados e regulados pela Palavra de Deus.
Quando Jesus ensinou Seus discípulos a orar, as primeiras palavras da oração foram “Pai Nosso”. Deus descreve a Si mesmo como nosso Pai e demonstra Seu amor por nós, dando-nos acesso total e completo a Ele, prometendo nunca nos deixar ou nos abandonar (Hb 13:5).
No Salmo 23 , Ele se descreve como nosso pastor que nos guia, alimenta, guia, disciplina e conforta, além de prover nosso futuro . Que exemplo para seguirmos como pais terrenos – daí o nosso título: “O Pastor da Família”.
Pais que pastoreiam
Pais, não provoquem a ira de seus filhos, mas criem-nos na disciplina e na instrução do Senhor. (Efésios 6:4). Pais, não irritem seus filhos, para que não desanimem. (Col. 3:21)
É difícil exagerar a importância de nosso papel como “pai” na vida de nossos filhos. Quer saibamos ou não, acreditemos ou não, ou ajamos de acordo com isso, estamos realmente moldando a vida de nossos filhos de maneira profunda. As coisas que lhes ensinamos ficam com eles e nosso exemplo forma a base de sua vida. Portanto, nossos filhos precisam que sejamos verdadeiros pais, presentes e atuantes em suas vidas!
“ Onde quer que você esteja, esteja presente !”
“ ...“Tu as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te. (Dt 6:5-7)
Um pai é um professor, um provedor e muito importante – um intercessor para seus filhos! Aqui está um exemplo maravilhoso de como devemos nos comportar nessas funções:
- Sucedia, pois, que, decorrido o turno de dias de seus banquetes, enviava Jó, e os santificava, e se levantava de madrugada, e oferecia holocaustos segundo o número de todos eles; porque dizia Jó: Porventura pecaram meus filhos, e amaldiçoaram a Deus no seu coração. Assim fazia Jó continuamente. Jó 1:5
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, tem negado a fé e é pior do que um descrente. (1 Tm 5:8 )
- Responsabilidades Divinas da Família na Criação dos Filhos
- Vocês são Pais Provedores? 2 Cor. 12:14
- 3 Coisas que você pode ser para seus Filhos
- +100 Pregações para Culto de Homens (Varões)
Conclusão
Assim, todo marido e pai tem a responsabilidade dada por Deus para cumprir esses papéis que ele escolheu, no temor de Deus. Qualquer início (ou continuação) de construção de relacionamento com sua esposa e/ou filhos é louvável. O velho ditado diz: 'Roma não foi construída em um dia' e nem seu relacionamento com sua família será construído instantaneamente. Mas você tem que começar de algum lugar – confiando em Deus por Sua ajuda e orientação e também entendendo que nossa família terá prazer em “nos dar uma folga” se eles virem que estamos realmente tentando.
Que Deus nos ajude como homens a nos tornarmos modelos de Cristo em nossos lares!
Compartilhe nas Redes Sociais!