Publicidade

Amedrontamento e Rebelião são superados somente pela Fé

Amedrontamento e Rebelião são superados somente pela Fé


Na vida de um cristão, a segurança vem somente através da adoração a Deus e obediência à Sua palavra. Deuteronômio 6:1-15

Deuteronômio é o registro do último discurso de Moisés à nação de Israel antes de morrer. Este não foi um dos discursos 'felizes' de Moisés – ele estava muito triste por não ter o privilégio de conduzir Israel à terra prometida (Dt 1:37; 3:25-27).

A viagem de Horebe a Cades-Barnéia durou apenas 11 dias (Dt 1:3), mas na época do discurso de Moisés, os israelitas estavam vagando pelo deserto por 40 anos.

Moisés os lembrou do que havia acontecido 40 anos antes. Ainda assim, naquele momento crítico, Moisés tentou encorajar seus corações:

Publicidade

Não fique apavorado.


O próprio Senhor lutará por você, assim como fez no Egito.

(1:31,33) Moisés não estava pedindo a eles que confiassem em um Deus não agia. Pelo contrário. Deus tinha um histórico comprovado com o qual eles estavam intimamente familiarizados. A vida diária deles dependia de Suas consistentes intervenções milagrosas.

Todos os dias, Deus lhes dava maná do céu e água das rochas.

Ele os carregou como um pai carrega seu filho pequeno.

Ele os protegeu das grandes variações de temperatura no deserto, cobrindo-os com uma nuvem durante o dia e aquecendo-os com uma coluna de fogo todas as noites.

(Dt 1:32) “No entanto, por tudo isso” Moisés observou com tristeza, “você não acreditou no SENHOR, seu Deus.”

Nessa época, Israel vivia em uma realidade que podemos descrever como um lugar “além da fé”. (Nesse contexto, a fé fala deles desejando e esperando, desejando e confiando que Deus agiria em seu nome em tempos de necessidade.) Nesse ponto de sua história, Israel estava experimentando múltiplas intervenções divinas milagrosas todos os dias de suas vidas. Eles não apenas sabiam o que Deus podia fazer; eles estavam vivendo na realidade do que Deus estava fazendo por eles todos os dias. Então, se alguém fizesse as perguntas: “Deus pode livrar?”; “Deus pode alimentar?”; “Deus pode mudar o curso da natureza?”; “Deus pode dar a vitória na guerra?”; Deus pode curar?” a resposta deles foi um retumbante “SIM!” em todos os aspectos.

Pense nas intervenções milagrosas de Deus em nossa igreja e/ou na vida de nossos irmãos e irmãs em Cristo. Nós também estamos vivendo em um lugar 'além da fé'.

O medo e a rebelião.

Para Israel, acabou sendo um lugar de medo, rebelião, reclamação e desobediência. Não devemos cair nesta areia movediça.


Qual foi a resposta de Deus a Israel?


(1:39) Já que você se recusa a receber a terra que jurei dar a você, eu a darei a seus filhos - aqueles que você acha que o inimigo destruirá completamente.

(2:25) Apesar de sua rebelião e desobediência, Deus continuou Sua obra para cumprir Sua promessa a Israel. Ele continuou a fazer o que só Ele poderia fazer para tornar possível o impossível:

“ Hoje começarei a espalhar pavor e medo de vocês sobre as nações debaixo de todo o céu, as quais ouvirão a história de vocês, tremerão e se angustiarão por causa de vocês.”

Deuteronômio 2 e 3 continuam a relatar as coisas que Deus fez por Israel, mesmo enquanto a geração de guerreiros rebeldes estava morrendo. Ele deu-lhes a vitória sobre Sihon e Og, dois dos maiores e mais fortes reis da época. E Moisés novamente lembrou a Israel sobre como isso estava sendo realizado:

(3:22b) “… o próprio Senhor teu Deus luta por ti .”

Superando a fraqueza através da Fé - Israel

Nos capítulos 4 e 5, Moisés destacou outro aspecto crítico do trato de Deus com Israel que também devemos lembrar e praticar. Pelo menos 15 vezes nestes dois capítulos, é feita referência ao fato de que Deus falou ao Seu povo em voz audível, dando-lhes os Mandamentos pelos quais deveriam viver. 

Este é um passo crucial para podermos continuar recebendo as bênçãos milagrosas de Deus em nossas vidas. Como disse o sábio: “Teme a Deus e guarda os seus mandamentos, porque este é todo o dever do homem” (Eclesiastes 12:13). Deus tem um desejo profundo e doloroso de que Seu povo O respeite, honre e obedeça a Seus mandamentos. Se vivermos dessa maneira, Deus estará livre para nos abençoar e nos fazer prosperar de maneiras que nem podemos imaginar:

Deut. 5:29 Oh, que eles tivessem tal coração neles que eles me temessem e sempre guardassem todos os meus mandamentos, para que pudesse estar bem com eles e com seus filhos para sempre!

O capítulo 6 nos dá os famosos ensinamentos e instruções que lemos e citamos por tantos anos:

Dt 6:4-9 “Ouve, ó Israel: O SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR! 5 Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todas as tuas forças. 6  “E estas palavras que hoje te ordeno estarão em teu coração. 7 Tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te. 8 Atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontais entre os olhos. 9 Você as escreverá nas ombreiras de sua casa e em seus portões.

Aí vem o aviso!

  • Quando, pois, o Senhor teu Deus te introduzir na terra que jurou a teus pais, Abraão, Isaque e Jacó, que te daria, com grandes e boas cidades, que tu não edificaste, E casas cheias de todo o bem, que tu não encheste, e poços cavados, que tu não cavaste, vinhas e olivais, que tu não plantaste, e comeres, e te fartares, Guarda-te, que não te esqueças do Senhor, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão. O Senhor teu Deus temerás e a ele servirás, e pelo seu nome jurarás. Não seguireis outros deuses, os deuses dos povos que houver ao redor de vós; Porque o Senhor teu Deus é um Deus zeloso no meio de ti, para que a ira do Senhor teu Deus se não acenda contra ti e te destrua de sobre a face da terra. Deuteronômio 6:10-15


Assim como aconteceu com Israel, eu realmente acredito que Deus fará coisas incríveis em nossas vidas e em nossa igreja de acordo com as muitas profecias que recebemos. As coisas que Ele prometeu estão além de nossa capacidade de alcançar, mas Ele está nos preparando para avançar para um futuro que não podemos imaginar.

Superando a fraqueza através da Fé - Gideão


Aqui está o perigo.  Se formos capazes de nos mover com confiança para a libertação, provisão e intervenção milagrosa de Deus, podemos facilmente começar a sentir que fomos de alguma forma responsáveis ​​por isso e deveríamos receber algum tipo de crédito.


Vamos dar uma olhada em um exemplo – o juiz Gideão do AT. Precisamente para evitar que Israel se tornasse orgulhoso (Juízes 7:2), Deus reduziu seu exército de 32.000 homens para 300. Agora que estava claro que Israel não tinha esperança contra os midianitas, Deus enviou Gideão e seu servo ao acampamento inimigo para ouvir o que eles estavam dizendo.

  • Chegando, pois, Gideão, eis que estava contando um homem ao seu companheiro um sonho, e dizia: Eis que tive um sonho, eis que um pão de cevada torrado rodava pelo arraial dos midianitas, e chegava até à tenda, e a feriu, e caiu, e a transtornou de cima para baixo; e ficou caída.  E respondeu o seu companheiro, e disse: Não é isto outra coisa, senão a espada de Gideão, filho de Joás, varão israelita. Deus tem dado na sua mão aos midianitas, e todo este arraial. E sucedeu que, ouvindo Gideão a narração deste sonho, e a sua explicação, adorou; e voltou ao arraial de Israel, e disse: Levantai-vos, porque o Senhor tem dado o arraial dos midianitas nas nossas mãos. Juízes 7:13-15


Gideão então voltou para seu pequeno exército.

  • Então dividiu os trezentos homens em três companhias; e deu-lhes a cada um, nas suas mãos, buzinas, e cântaros vazios, com tochas neles acesas.  E disse-lhes: Olhai para mim, e fazei como eu fizer; e eis que, chegando eu à extremidade do arraial, será que, como eu fizer, assim fareis vós. Tocando eu a buzina, eu e todos os que comigo estiverem, então também vós tocareis a buzina ao redor de todo o arraial, e direis: Espada do Senhor, e de Gideão. Juízes 7:16,18


Gideão estava agora em um lugar fora do MEDO e disse ao seu exército para gritar: “A espada do SENHOR e de Gideão !”

Cuidado com o orgulho. O que o teria possuído para dar tal comando? Como ele sentiu que era apropriado vincular seu nome ao nome de Deus dessa maneira - a espada do SENHOR e de Gideão (??!!)

O orgulho é um inimigo muito perigoso. No caso de Gideão, ele ganhou a guerra, então pediu um brinco de ouro para cada guerreiro e com ele fez um ídolo.

Rebelião são superados somente pela Fé

Veja também.

Conclusão

Neste lugar, além da fé e do amedrontamento, tenhamos a certeza de viver em obediência à palavra de Deus, com nossos corações e bocas cheios de humilde adoração e louvor a Deus.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)