O maior dia da história da humanidade
Sabemos que o nascimento, vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo são fatos históricos.
Até mesmo nosso calendário e cronologia de tempo destacam a ressurreição de Cristo.
O 'Calendário Cristão', como podemos chamá-lo, foi formulado por Dionísio Exíguo, um monge católico do século VI na Itália.
E a partir do século 10 , seu método de datação tornou-se o mais comumente usado. Dele derivamos nossa designação de anos: AD, ou “Anno Domini”, que significa “o ano de nosso Senhor”, e AC, que significa “antes de Cristo”.
A ressurreição de Jesus Cristo que celebramos hoje é a essência do que diferencia o cristianismo de todos os outros sistemas religiosos.
Nenhum outro “deus”, assim chamado, jamais morreu pelos pecados de seu povo.
Nenhum outro deus ressuscitou dos mortos por seu próprio poder.
Em nenhum outro lugar vemos a divindade e a humanidade fundidas em um só ser, como vemos no 'Deus-homem' Jesus Cristo.
Na fatídica tarde de sexta-feira que comemoramos na semana santa, Jerusalém testemunhou a crucificação de Jesus.
O apóstolo João nos diz que Ele morreu com as palavras “está consumado” em Seus lábios ao cumprir plena e finalmente todos os requisitos da antiga aliança e dar Seu último suspiro (João 19:30). Aquele dia, aquela era, aquela dispensação, aquela época havia chegado ao fim.
Várias mulheres foram ao sepulcro no domingo de manhã para embalsamar o corpo de Jesus com suas especiarias e ervas tradicionais, e sua grande preocupação era: quem rolará a pedra do sepulcro para nós?
Mas, em vez de encontrar soldados romanos montando guarda no túmulo, como haviam feito na noite de sexta-feira e durante o dia de sábado, eles não viram nenhum soldado, a pedra foi removida e um anjo estava sentado em cima dela!
Acredite, eles tiveram muita dificuldade em compreender o que seus olhos estavam vendo e o que seus ouvidos estavam ouvindo, mas eles tinham certeza de ter ouvido o anjo dizer: “Ele não está aqui. Ele está ressuscitado!!"
Era o alvorecer de um novo dia. Não era apenas mais uma manhã de domingo para iniciar uma nova semana. Foi, de fato, o maior dia da história da humanidade, o início de uma nova era. Era o Dia da Ressurreição, um novo começo para o tempo!
Mas o Domingo de Páscoa não é simplesmente uma celebração da vitória de Jesus sobre a morte, o inferno e a sepultura. Celebramos por causa do que Sua ressurreição significa para nós .
Sua ressurreição prova a afirmação de Jesus de que Ele era, de fato, o “EU SOU”, o Deus Todo-Poderoso e Eterno (João 8:58).
Sua ressurreição garante o perdão dos pecados e a vida eterna para todos os que crêem.
Sua ressurreição garante que podemos receber Seu dom do Espírito Santo.
Veja também
- O Maior Mandamento
- Jesus rejeita a Apatia Espiritual Apocalipse 3:14-22
- Como ser um verdadeiro adorador?
- +100 Reflexões Bíblicas, Pensamentos, Frases e Versículos
Sem Sua ressurreição, nada mais que Jesus disse ou fez teria trazido o menor benefício para nós. Ele teria sido apenas mais um homem santo morto, desprovido de qualquer poder para salvar. Teria sido exatamente como os judeus disseram: 'Ele salvou os outros, mas não pôde salvar a Si mesmo'.
Sim, Jesus morreu, mas a verdade é que ELE ressuscitou e oferece o dom gratuito da vida eterna a cada um de nós!
O dia da Ressurreição revela a Vida Eterna
João 3:16 nos fala sobre esta primeira maravilha da Páscoa:
- Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
“ Como isso é possível”, você pode perguntar? “Todo mundo tem que morrer algum dia.” E você está absolutamente certo. Mas Jesus nos deu uma nova opção fenomenal. Através da segunda maravilha da Páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo, não temos que sofrer a morte física e espiritual eterna. Ele tornou a vida eterna possível e disponível para todos nós.
Algo aconteceu na manhã do Domingo de Páscoa que foi totalmente inesperado. Muitas testemunhas viram Jesus morrer na cruz. Eles viram Seu corpo espancado envolto em um pano e enterrado às pressas, antes do sábado. Estava acabado, estava feito, sem nada a fazer a não ser chorar pela perda daquele que eles esperavam que fosse o seu Messias.
As mulheres foram ao sepulcro no domingo de manhã para realizar seu último ato de amor por Jesus, embalsamando e preparando Seu corpo para o longo sono da morte. Portanto, eles não sabiam o que fazer, como responder ou como reagir quando encontraram um anjo no túmulo que disse: “Ele não está aqui, ressuscitou, como disse”.
Podemos dizer que eles não deveriam ter ficado nem um pouco surpresos, porque qualquer palavra dos lábios de Jesus é totalmente confiável. Mas, ainda assim, ressuscitar dos mortos sob o próprio poder está realmente em um nível totalmente diferente!
E enquanto nos reunimos, não é simplesmente uma celebração da vitória de Jesus sobre a morte, o inferno e a sepultura. A razão para esta celebração, e a razão pela qual designamos este dia como o maior dia do nosso calendário, é por causa do que isso significa para nós . O que isso significa para mim . O dia em que Jesus ressuscitou dos mortos foi realmente o maior dia da história da humanidade!
A ressurreição de Jesus confirma Sua afirmação de ser o “EU SOU” do Antigo Testamento, o Deus Todo-Poderoso.
Sua ressurreição prova que Ele é verdadeiramente Yeshua – “Yahweh Salva” – o único que pode garantir o perdão dos pecados e a vida eterna a todos os que crêem.Sua ressurreição garante que podemos receber o Espírito Santo de Deus vivendo dentro de nós.
Sem Sua ressurreição, nada mais que Jesus fez teria o menor benefício para nós. Seu nascimento milagroso, atos milagrosos e ensino fenomenal teriam sido inúteis. Ele teria sido apenas mais um homem santo morto, desprovido de qualquer poder para salvar. Teria sido exatamente como os judeus disseram: 'Ele não poderia salvar nem a si mesmo'.
No entanto, a verdade é que Ele ressuscitou dos mortos e oferece Seu dom gratuito de vida eterna a cada um de nós!
O fato da ressurreição física e corporal de Jesus fortaleceu e sustentou incontáveis irmãos e irmãs ao longo dos séculos, especialmente porque eles passaram por severa perseguição.
Ao lermos o primeiro capítulo de Apocalipse, pouco antes das mensagens para as várias igrejas, encorajando-as a permanecer firmes, Jesus declara:
Apocalipse 1:8 “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim , ” … “que é, que era e que há de vir, o Todo-Poderoso.”
Quando João teve essa visão impressionante de Jesus, ele caiu no chão diante Dele, como um homem morto. Mas Jesus impôs a mão sobre ele e disse:
Ap 1:17b-18 … “Não tenha medo; Eu sou o Primeiro e o Último.
Sem a ressurreição, não temos nenhuma esperança de vida eterna.
O resultado da ressurreição é que podemos ser libertos das algemas do pecado e ter o Espírito de Deus entrando em nossa vida com grande poder. Podemos nos tornar parte da família global de Deus e ter Seu nome colocado em nossa certidão de nascimento celestial por meio do batismo.
Vamos Celebrar Jesus juntos! Celebre Seu amor por nós! Comemore Seu sacrifício expiatório! Comemore Sua ressurreição! Celebre a salvação! Celebre a vida nova em Cristo! Celebre nossos irmãos e irmãs em Cristo! Celebre a vida eterna! Celebre o Céu! É Domingo de Celebração e continuaremos a celebrar nosso Senhor ressuscitado.
Compartilhe nas Redes Sociais!