Publicidade

O que Significa Orar em Nome de Jesus?

 O que Significa Orar em Nome de Jesus? 

Recebemos tudo o que pedimos a Jesus quando oramos “em Seu nome”.  João 14:6-15

  • E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho. João 14:13
  • E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. João 16:23

Sempre que um nome é falado, uma reação ocorre na mente e no coração do ouvinte. Se alguém diz Papai Noel, há uma reação. Ou se eles dizem Superman, há uma reação. Se eles dizem Madre Teresa, há uma reação. Ou se eles dizem Adolf Hitler, há uma reação.

Os nomes têm significado. Você pode ouvir os nomes Cassius Clay e Muhammad Ali e ter duas reações completamente diferentes, mesmo que pertencessem à mesma pessoa. Ou era realmente a mesma pessoa? A mudança de nome refletiu uma grande mudança no homem.

Publicidade


Os nomes têm muitas funções e, portanto, são muito importantes. Entre outras coisas, são palavras de código rápidas que encapsulam nossa identidade, cargo, autoridade, domínio e poder, até mesmo nosso gênero e religião. No passado, as pessoas frequentemente recebiam nomes que descreviam sua vocação, caráter, destino, chamado e bênção.

1. O Nome de Jesus


Então, se você perguntar: “o que há em um nome?”, a resposta é: “ muito há em um nome!”

Quando consideramos o que Jesus disse a Seus discípulos em João 14, é surpreendente em sua brevidade, clareza e significado. Ele disse:

… tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei , para que o Pai seja glorificado no Filho. 14 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei (v. 13-14).

Esse é o tipo de declaração que faz você parar de repente e dizer: 'diga isso para mim de novo'? Então, Ele o fez, em João 16. Ele disse:

  • E naquele dia nada me perguntareis. Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar. João 16:23


Com relação a essa promessa, não precisamos pular para nenhuma outra escritura para entender o que Ele estava tentando dizer. Jesus disse a mesma coisa três vezes diferentes no mesmo discurso! Eu acho que você vai concordar que Ele estava realmente tentando fazer um ponto. E tenha em mente que esta foi a última vez que Ele falaria com Seus discípulos antes de Sua morte. (E sabemos que as últimas palavras que alguém diz antes de morrer são palavras preciosas, palavras que são extremamente importantes para eles.)

No entanto, “Um bolo não é um ingrediente, mas muitos”. Então, vamos chegar rapidamente ao cerne da questão e adicionar todos os ingredientes de que precisamos para assar o bolo da “oração respondida”.

Se você fala ou age em nome de alguém, você o faz de acordo com a posição, poder e autoridade dessa pessoa, não a sua. Em João 5:43, Jesus disse:

Eu vim em nome de meu Pai, e vocês não me recebem; se outro vier em seu próprio nome, a esse recebereis.

Ele continuou na segunda metade de João 10:25 :

As obras que faço em nome de meu Pai [ ou sob a autoridade de meu Pai ] dão testemunho de mim.

Qual era exatamente o “testemunho” de Suas obras? Suas obras provaram e afirmaram que Deus realmente estava trabalhando por meio Dele e que Ele estava falando e agindo no lugar de Deus, em nome de Deus, tomando o lugar de Deus. Quando você viu Jesus trabalhando, você viu Deus trabalhando.

2. Orando em Nome de Jesus

Precisamos nos lembrar disso toda vez que orarmos. Estamos orando como se fosse o próprio Jesus orando através de nós!

Quando pensamos no AT, houve uma interação incrível entre Moisés e Deus que nos ajudará a entender melhor o que significa orar “em nome de Jesus”.

Os filhos de Israel se corromperam no Monte Sinai fazendo e adorando um bezerro de ouro, o que levou Deus a dizer a Moisés que não viajaria mais com eles para Canaã (Êxodo 33:3). Deus se separou de Israel e Moisés teve que ir muito longe do acampamento para se encontrar com Ele em uma “tenda de reunião” que ele montou para esse fim.

Um dia, enquanto intercedia em nome do povo, Moisés pediu a Deus que reconsiderasse sua decisão de se separar de Israel e pediu-lhe que os conduzisse novamente por sua santa presença. Por causa de Sua abundante graça e misericórdia, Deus disse sim.

Então Moisés deu um grande passo adiante. Ele disse a Deus que queria ver a Sua glória (Êxodo 33:18)! Por incrível que pareça, Deus novamente disse sim. Ele disse a Moisés para encontrá-lo na manhã seguinte no topo do Monte Sinai, trazendo consigo duas novas tábuas de pedra nas quais Ele reescreveria os 10 Mandamentos. Então, na manhã seguinte, Moisés foi ao local designado, pronto para ver a glória de Deus!

Deus o escondeu em um lugar seguro e o protegeu com Sua mão enquanto Sua glória passava. E ao fazê-lo, o Senhor proclamou Seu nome a Moisés:


  • Passando, pois, o Senhor perante ele, clamou: O Senhor, o Senhor Deus, misericordioso e piedoso, tardio em irar-se e grande em beneficência e verdade;  Que guarda a beneficência em milhares; que perdoa a iniqüidade, e a transgressão e o pecado; que ao culpado não tem por inocente; que visita a iniqüidade dos pais sobre os filhos e sobre os filhos dos filhos até a terceira e quarta geração. Êxodo 34:6,7


Parafraseando, Deus disse: Meu nome é YHWH; YHWH EL. Eu Sou Quem Sou e Serei O Que Serei: Deus. Sempre que você usar meu nome, é isso que quero que pense e saiba sobre mim:


  • Eu sou misericordioso
  • Eu sou gracioso
  • Eu sou longânimo
  • Estou cheio de bondade
  • Estou cheio de verdade
  • Eu perdôo os pecadores
  • Eu sou o Deus de justiça e julgamento


Quando oramos “em Seu nome”, devemos, portanto, orar de acordo com o caráter de Deus expresso em Seu nome : YHWH (Yahweh/Jeová no AT); Jesus (Jeová é Salvação) no NT.

Depois de proclamar e explicar Seu nome a Moisés, Deus reescreveu os Mandamentos nas tábuas de pedra e os deu a Moisés antes que ele voltasse ao povo. 

Esta é uma parte muito pertinente do relato, porque Jesus também combinou esses dois elementos em nossos textos principais.

João 14:14-15 Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei . [ E depois ]15 “ Se me amais, guardai os meus mandamentos .

Mat. 7:7,12 Pedi, e dar-se-vos-á; Procura e acharás; batei, e abrir-se-vos-á. 12 Portanto, tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o também a eles, porque esta é a Lei e os Profetas .

Parafraseando mais uma vez, no AT, Deus disse: 'Eu te mostrarei minha glória e proclamarei meu nome a você. De sua parte, guarde meus mandamentos para mostrar seu amor por mim'.

Então, no NT, Jesus disse: 'Eu farei qualquer coisa que você pedir em meu nome. E quanto a vós, guardai os meus mandamentos '. 'Peça – busque – bata, e você receberá. E certifique-se de tratar os outros como deseja que eles o tratem, porque este é o resumo de todo o código de leis do AT '.

Vemos esse princípio exemplificado na vida de Jesus, nosso precursor e paradigma. Ele disse:

Mat. 5:17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.

Portanto, no que diz respeito à observância dos Mandamentos, Jesus os cumpriu com perfeição. Paulo também afirmou:

  • Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus. 2 Coríntios 5:21

Entendemos que todos nós pecamos e carecemos da glória de Deus, mas nem tudo está perdido. Nossa capacidade de orar como 'guardadores da lei' não depende de nosso próprio desempenho e perfeição, mas do desempenho e perfeição de Jesus (que Ele realizou em nosso lugar).

O que significa que precisamos observar e imitar Seu padrão de oração.

Agora, para o ponto mais crítico. Orar em nome de Jesus significa que quando oramos, oramos como se fosse o próprio Jesus orando . Muitas vezes nos perguntamos: (O que Jesus faria?) Mas quando oramos, devemos nos perguntar: “como Jesus oraria?”

Na oração que Jesus ensinou a Seus discípulos (Mateus 6:9-13), Seu primeiro pedido foi “Venha o teu reino”, seguido de perto pelo segundo: “Seja feita a tua vontade”. A oração contém pedidos de necessidades pessoais a serem atendidas, mas coloca as prioridades de Deus em primeiro lugar. Portanto, precisamos orar da maneira que Jesus ensinou, sempre colocando a vontade de Deus em primeiro lugar .

A título de exemplo, Jesus foi ao Getsêmani para orar, logo após terminar o discurso registrado em João 14-16. Ele disse:

  • E, indo um pouco mais para diante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passe de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.  Mateus 26:39



A oração de Jesus foi respondida e a vontade de Deus foi cumprida, embora fosse totalmente contra os desejos humanos e carnais de Jesus. Não vamos perder este ponto!

Quando oramos em nome de Jesus, podemos pedir tudo o que desejamos e isso será feito. Mas antes de mais nada, oramos para que a vontade de Deus seja cumprida .

Todos os nossos pedidos de oração pessoal estão sempre em harmonia com a vontade e o plano de Deus para nossas vidas? Certamente não! Como foi com Jesus, podemos estar fazendo duas orações muito diferentes ao mesmo tempo: “seja feita a minha vontade” versus “seja feita a tua vontade ”.


Se realmente designamos o trono de nossas vidas ao Soberano Senhor, devemos esperar que Ele cumpra Sua vontade e propósito em nossas vidas, como uma questão de primeira prioridade. Isso pode ir totalmente contra nossos próprios desejos humanos, mas nossa primeira oração sempre deve ser: “Venha o teu reino, seja feita a tua vontade”.

O que Significa Orar em Nome de Jesus?

Veja também

Conclusão


Oramos de acordo com o poder e autoridade do próprio Jesus Cristo, orando no Espírito Santo (Judas 20).

Oramos como Jesus orou para que, antes de mais nada, seja feita a vontade de Deus (Mt 6:9-13).

Vivemos em um relacionamento de aliança com Deus pelo qual vivemos de acordo com Suas leis e mandamentos (João 14:15).

Oramos com fé, sem vacilar (Tiago 1:6-7; Marcos 9:23-24).

Com essas condições atendidas, Jesus garante que teremos tudo o que orarmos, quando orarmos em Seu nome.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)