- "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." João 1:1
O que Significa a Palavra Verbo em João 1?
Jesus existia antes da criação como Deus (1:1-2). Deus falou por meio de Cristo, a Palavra. O Verbo.
Se você tiver alguma dúvida de quem é “a Palavra”, pule para o versículo 14.
- E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14
Como Deus fala conosco além da linguagem escrita e oral? A melhor maneira de se comunicar é pessoalmente - então Deus finalmente falou (e fala) conosco por meio da pessoa de Jesus Cristo - a Revelação Perfeita de Deus.
O que significa Jesus ser o "Verbo" a “Palavra”?
“O termo “Palavra” é a palavra grega comum logos, que significa 'falar, uma mensagem ou palavras'. 'Logos' foi amplamente utilizado no ensino filosófico grego, bem como na literatura de sabedoria e filosofia judaica. João escolheu esse termo porque era familiar para seus leitores, mas ele o investiu de um significado próprio, que fica evidente no prólogo.
Filosofia : “O termo foi usado tecnicamente na filosofia grega deste período, particularmente pelos estóicos, para denotar a Razão controladora do universo, a Mente onipresente que governou e deu significado a todas as coisas. LOGOS foi um dos conceitos mais puros e gerais daquela Inteligência, Razão ou Vontade última que é chamada de Deus” (Merrill C. Tenney, The Gospel of John [Grand Rapids: Eerdmans, 1948; reimpressão 1975], p. 62).
Logos foi usado para traduzir o hebraico . dāḇār. A raiz disso significa 'aquilo que está por trás' e, portanto, quando traduzida como 'palavra', também significa som significativo; também pode significar 'coisa'.” Alguns dizem que é a literatura sapiencial do VT, enquanto outros dizem que se refere à Torá.
• Filo hilo : Philo era um filósofo judeu no primeiro século dC em Alexandria, Egito. Ele combinou ideias judaicas e gregas para tentar evangelizar os gregos para o judaísmo. O Novo Dicionário Bíblico observa que apenas o “ensinamento do Logos” de Philo fornece um esquema teológico claro no qual a Palavra possui uma unidade semelhante com Deus e uma distinção semelhante dele, e na qual tanto a atividade criativa e sustentadora no universo quanto a atividade reveladora para o homem lhe é atribuído”.
Hebreus 1:1-4
- Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, Hebreus 1:1
Gn 1:1
“No princípio” é exatamente o mesmo começo de Gênesis 1:1. João está apontando para a natureza eterna de Cristo e também está aludindo a Cristo como Criador!
Jesus (logos) sempre esteve em comunhão com o Pai (1:1b).
Trindade
• Temos a comunhão eterna da Trindade observada aqui - embora o Espírito não seja mencionado aqui, ele certamente estava presente no texto paralelo em Gênesis 1:2.
O logos é uma pessoa por si mesmo. “ Com”, Ele está “com” Deus no sentido de que está “na presença” ou “na companhia” de Deus. Portanto, Jesus sempre esteve em comunhão com o Pai (1:1b).
Jesus é Deus (1:1c). “ um Deus”.
A igreja primitiva em Nicéia excomungou Ário por defender um Jesus que era menos que eterno e Deus...
Os primeiros Pais da Igreja acreditavam na divindade de Cristo...
Como o Revelador de Deus, Ele deve ser Deus!
Compartilhe nas Redes Sociais!