Passagem de Jacó por Sucote e Siquém; O Incidente com Diná (Gn 34)
a. Lembre-se de que Jacó teve um sonho em Betel, usando uma pedra como travesseiro.
Ele tinha visto anjos do Céu subindo e descendo do céu e o Pai no topo.
Deus então falou com Jacó, dizendo-lhe para continuar sua jornada para viver com seu tio Labão, mas um dia ele voltaria (Gn 28:13-15) .
Jaco finalmente resolveu confrontos com Labão e também seu irmão Easu. Ambos os homens ficaram tão zangados com ele que pensaram em lhe fazer mal. Esses problemas já foram resolvidos.
Jacó agora continua na jornada que Deus lhe disse para fazer (Gn 31:3) , que foi o cumprimento da promessa de Deus a ele de que um dia o traria de volta àquela terra.
O Senhor ordenou a Jacó que voltasse à terra de seus pais de onde viera, a Betel, o lugar que Jacó reconhecera como a casa de Deus.
Enquanto estava a caminho de Betel, Jacó fez uma parada em Sucote (Gn 33:17-20). Era para ir para Betel, mas ele parou em Sucote e Siquém
Ele construiu uma fazenda em Sucote
Ele compra terras em Siquém.
i. Cidade política e economicamente importante
ii. Centro de idolatria, acabaria por abrigar o templo de Baal-berith
No entanto, Deus o chamou para voltar para sua casa em Betel. Ele então ergue um altar em Siquém e chama o altar de “El Elohe Israel”, que significa, literalmente, “Deus, o Deus de Israel”, como se ele tivesse feito o que Deus deseja e espera que Deus se agrade e aceite Sua adoração
Ele não seguiu os mandamentos de Deus completamente. Ele parou perto deles.
Quando obedecemos ao Senhor apenas pela metade, pode haver consequências não intencionais.
Se Jacó tivesse viajado direto para Betel como o Senhor havia ordenado, o resultado de nossa história teria sido muito diferente.
Jaco se estabelece na terra e sua família começa a se assimilar com os cananeus na terra.
1. Pode ter sido uma casa solitária para Diná. Única filha de Jacó entre 12 irmãos.
2. (Gên. 34:1) Diná sai para ver as filhas da terra.
- E saiu Diná, filha de Lia, que esta dera a Jacó, para ver as filhas da terra. E Siquém, filho de Hamor, heveu, príncipe daquela terra, viu-a, e tomou-a, e deitou-se com ela, e humilhou-a. E apegou-se a sua alma com Diná, filha de Jacó, e amou a moça e falou afetuosamente à moça. Falou também Siquém a Hamor, seu pai, dizendo: Toma-me esta moça por mulher. Quando Jacó ouviu que Diná, sua filha, fora violada, estavam os seus filhos no campo com o gado; e calou-se Jacó até que viessem. Gênesis 34:1-5
Ao visitar as filhas da terra, ela chama a atenção do filho de um príncipe, Siquém.
1. A seduz (Gn 34:3) e se deita com ela e a viola.
Veja também
- Como Jacó Roubou a Benção de Esaú? Gênesis 27
- Como você lida com os problemas da vida? Gênesis 26, 1 Pe. 5:5-7
- Pregação: O ódio excita contendas, mas o amor cobre todos os pecados. Provérbios 10:12
- +100 Temas para Culto de Ensino da Palavra
Por que Jaco parou durante sua jornada para Betel?
A. Lembre-se, Jacó havia sido ordenado por Deus a retornar a Betel
Em vez disso, ele começa a se estabelecer em Sucote e Siquém. O que o motivou a parar?
Uma hipótese pode ser que Jacó começou a raciocinar que uma aliança com o povo de Siquém oferecia oportunidades atraentes, Status (Gn 34:9-10) [casar-se com um membro da realeza], Riqueza (Gn 34:12).
Embora soubesse que era errado, ele está estranhamente, dolorosamente silencioso, não disse nada. Na verdade, parece que cabe a seus filhos resgatar a honra de sua irmã. Jacó não fica chateado até depois que eles retaliam, matam Siquém, Hamor e os homens da cidade e a saqueiam (Gn 34:30) , embora ele tenha conseguido manter a paz quando Diná foi violada (Gn 34: 5)
Compartilhe nas Redes Sociais!