Por que você não pensa como uma Criança e confia em Deus?
Assim como uma criança confia instintivamente em seus pais, podemos depositar nossa fé e confiança em Deus. Provérbios 3:5-6, Salmo 23:1; Salmo 91:1-2- Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Provérbios 3:5
A maioria de nós já teve o feliz privilégio de segurar um bebê recém-nascido em nossos braços e se maravilhar com a beleza e maravilha da vida! Nesses momentos, temos grandes pensamentos e esperanças para o futuro da criança neste mundo incrível que o Senhor nos deu.
E à medida que nossos filhos, netos, sobrinhas ou sobrinhos crescem, ensinamos a eles uma lição muito importante: “Apesar dos desafios que possam surgir em seu caminho, sempre coloque sua confiança em Deus.
- Se você é elevado às alturas da realização humana e seu nome é conhecido em todo o mundo, confie em Deus.
- Se ocorrer um desastre e você não tiver ideia do que o amanhã pode trazer, coloque sua confiança em Deus.
- Se a doença devastar seu corpo e você ficar cego pela dor, confie em Deus.
- E se você criar o próximo fenômeno da Internet que o tornará um bilionário da noite para o dia, coloque sua confiança em Deus e somente em Deus.
Confiar em Deus deveria ser a coisa mais natural para nós. Tão natural quanto uma criança confiando nos pais.
Um pai responde instintivamente à confiança que seu filho deposita nele e o protege a todo custo. A confiança é um componente verdadeiramente belo das relações humanas.
Nunca conheci um bebê que sentisse que precisava conquistar o direito de confiar em seus pais. E a confiança deles não depende das circunstâncias ao seu redor. Depende da presença daquele em quem confiam! Eles vivem com a suposição inconsciente de que é assim que as coisas deveriam ser. Portanto, até que ou a menos que os pais dêem à criança um motivo para desconfiar deles, eles continuarão a confiar - todos os dias de suas vidas.
E seu filho vem até você e apenas quando precisa. Eles não vão a nenhum outro lugar. Eles não imploram, reclamam, gritam ou fazem birras aos pés de estranhos.
Uma criança sabe sobre o que Davi escreveu quando disse: “O Senhor é meu pastor; nada me faltará...” Portanto, enquanto estivermos em constante contato e comunicação com nosso Senhor (como uma criança está com seus pais), sabemos que todas as nossas necessidades serão atendidas por Aquele que nos ama. a maioria.
Nosso problema é que, à medida que “crescemos”, deixamos de pensar como crianças e passamos a confiar mais em homens e instituições do que em Deus. Mas a escritura é clara. É melhor colocar nossa confiança em Deus! Como disse o salmista:
- É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem. É melhor confiar no Senhor do que confiar nos príncipes. Salmos 118:8,9
Confiança e fé em Deus devem ser nossa posição padrão. Não importa quem somos ou o que somos, onde estivemos ou o que fizemos – todos nós precisamos dizer com plena certeza de fé: “Em Deus nós confiamos”. É assim que uma criança pensa.
Atualmente, vemos e encontramos muitas pessoas nervosas e assustadas, imaginando o que virá a seguir. Além disso, muitos estão se perguntando se este é o fim dos tempos, vendo um sinal do desagrado e julgamento de Deus contra a pecaminosidade da humanidade.
Bem, tenho alguns bons conselhos para você, algo que o ajudará a sobreviver e prosperar, com uma calma segurança para hoje e esperança para amanhã. Aqui está novamente: pense como criança.
Não se esqueça da lição que o apóstolo Pedro ensinou à Igreja: viver uma vida de humildade e submissão a Deus e aos mais velhos, lançando sobre Ele todas as nossas preocupações. Por quê? Porque Ele cuida de nós (1 Pe 5:5-7)!
E assim como esperaríamos que nosso pai terreno cuidasse, conduzisse, alimentasse, abrigasse, vestisse e nos protegesse, esperamos isso e muito mais de nosso Pai Celestial.
Uma criança Sua fé e confiança nos pais foram transportadas para todos os aspectos de suas vidas.
- Se estivessem com fome, esperavam que os alimentássemos.
- Eles não se perguntavam de onde viria a comida, quanto custaria ou como seria cozida.
- Eles simplesmente se apresentavam à mesa e sentavam-se para comer. Colocar comida na mesa não era o trabalho deles. Esse era o trabalho da mamãe e do papai.
Essa fé e confiança existiam desde os primeiros dias, mesmo antes que pudessem pensar ou falar conscientemente.
Da mesma forma, nossa confiança em Deus deve vir das profundezas do nosso ser, com a compreensão inata de que Deus cuida de nós e nos ajudará em toda e qualquer situação.
Há tantas vozes em nossos ouvidos agora, tantas perguntas sem resposta e motivos para temer. Mas nossa resposta deve ser totalmente infantil (não infantil). Nossa resposta deve ser cheia de fé, não cheia de medo. Levamos nossos cuidados e preocupações ao nosso Pai e os colocamos a Seus pés e os deixamos lá.
Seu bebê encontra conforto em seus braços.
Uma criança que chora muitas vezes é acalmada pelo simples ato de seu pai pegá-la e segurá-la perto de si. A criança só precisa do conforto e apoio que encontra nos braços dos pais. Sentimos essa proximidade e presença de Deus ao adorá-lo e louvá-lo. Seus braços são o lugar mais seguro para um filho de Deus estar.
Você é uma base segura para o seu bebê
À medida que seu filho engatinha ou caminha pelo ambiente, ele sempre volta para a mãe ou para o pai, apenas para estabelecer que ainda está perto de um local seguro - sua base, por assim dizer. Também podemos tentar novos desafios, novas conexões e novos relacionamentos à medida que abrimos nossas asas e experimentamos mais da vida. Mas sempre voltamos à palavra de Deus como a base segura que nos permite saber que ainda estamos na órbita da vontade e do plano de Deus para nossas vidas.
Seu bebê chora de expectativa
Quando uma criança tem uma necessidade, ela clama aos pais. Esta é uma ocorrência diária (muitas vezes de hora em hora). Isso equivale à oração na vida de um cristão. Clamamos a Deus com plena expectativa de que Ele ouvirá e responderá nossas orações.
Seu bebê tem ansiedade de separação
Se alguém que eles não conhecem tira uma criança de seus pais, você pode esperar uma reação imediata de choro, medo, ansiedade e desconfiança de sua situação. Eles estão sofrendo de “ansiedade de separação”. Precisamos ficar perto de Deus, desfrutando de Sua presença, assim como uma criança quer estar perto de seus pais. Nosso tempo diário de oração e devoção na presença de Deus nos mantém perto Dele e nos ajuda a evitar qualquer sentimento de separação.
Seu bebê olha para você
Freqüentemente, você encontrará seu bebê observando você com total atenção e fascínio enquanto você se aproxima dele. É como se eles quisessem gravar sua imagem em seus cérebros – a imagem daquele que eles amam e confiam – aquele que atende a todas as suas necessidades. Como disse o apóstolo Paulo: “ Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor” (2 Cor. . 3:18). Vamos manter nossos olhos totalmente treinados e focados em Jesus!
Seu bebê sorri e ri
A alegria e o contentamento de uma criança geralmente são exibidos quando ela sorri, move os braços e as pernas e ri quando o pai está perto dela ou a toca. Nosso tempo na presença de Deus deve ter um efeito semelhante. Não deveria existir um cristão infeliz! Nosso comportamento exterior deve sempre demonstrar que a justiça, a paz e a alegria da habitação do Espírito Santo estão borbulhando dentro de nós.
- Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. Isaías 41:10
Lemos escrituras como o Salmo 23 e o Salmo 91, favoritos de todos os tempos da palavra de Deus.
Salmo 23:1 “O Senhor é o meu pastor; nada me faltará.
Salmo 91:1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará.
Ao retornarmos ao nosso texto principal de hoje ( Provérbios 3:5-6 ), ele nos lembra de nossa necessidade de:
- Confie no Senhor
- Abster-se de se apoiar em nosso próprio entendimento
- Reconhecê-lo em todos os nossos caminhos
- Saiba que Ele vai direcionar nossos caminhos
Todos esses quatro componentes são cruciais para observarmos e praticarmos. Nossa confiança no Senhor nos ajudará a superar esses tempos difíceis e não precisamos nos preocupar ou temer. Nossas vidas estão em Suas mãos e estamos seguros em Seus braços. Todas as nossas preocupações e medos se tornarão insignificantes se pensarmos como uma criança
Compartilhe nas Redes Sociais!