Publicidade

Por que nós Somos o Templo de Deus? 1 Coríntios 3:16

Por que nós Somos o Templo de Deus?

Eu viverei na realidade de que sou um templo de Deus na Terra.

Deus habitou no Tabernáculo


O desejo de Deus de habitar entre Seu povo há muito tempo foi estabelecido. Em Ex. 25:8, (por volta de 1450 AC), Deus solicitou que um Tabernáculo fosse construído como uma morada para Ele e um local de encontro para Ele e Seu povo.

O tabernáculo abrigava a Arca da Aliança, a representação física do eterno e todo-poderoso Espírito de Deus. Embora eles não pudessem literalmente ver o Espírito de Deus e apenas raramente vissem a Arca, eles podiam olhar para o Tabernáculo a qualquer momento e entender sua importância como morada simbólica de Deus na Terra.

Publicidade


Este era um Tabernáculo portátil, que os serviu por quase 500 anos enquanto vagavam pelo deserto e então se estabeleceram na Terra Prometida.

Quando o rei Davi estava chegando ao fim de seu reinado, ele teve um grande desejo de deixar um grande legado para trás – uma morada permanente – um templo espetacular para seu Deus. Isso aconteceu depois do sacrifício que ele fez na eira que comprou de Ornã (1 Crônicas 21:25), que Deus santificou enviando fogo do céu para consumir o sacrifício (v. 26).

Isso foi muito importante para Davi porque o Tabernáculo e a Arca estavam a 10 km de distância em Gibeon na época. Porém, pela urgência da situação (o anjo do Senhor ia destruir o povo: o povo que Davi havia contado), ele não teve tempo de chegar lá e buscar a Deus por meio de um sacerdote. No entanto, Deus respondeu com fogo, como havia feito apenas algumas vezes antes, quando sacrifícios foram oferecidos a Ele - um sinal claro de Sua presença e favor.

Em outras palavras, Deus estava deixando claro que Ele não estava confinado ao Tabernáculo ou ao sacerdócio oficial; Ele poderia aparecer em qualquer lugar, a qualquer hora e interagir com quem quisesse.

Assim, Davi se preparou e comissionou seu filho Salomão a construir um Templo “extraordinariamente magnífico, famoso e glorioso” (1 Crônicas 22:5).

Deus habitou no Templo


Por mais alucinante que fosse, Salomão fez uma pergunta retórica muito simples que colocou todo o exercício de construção do Templo em sua verdadeira perspectiva. Ele perguntou:

  • Mas, na verdade, habitará Deus com os homens na terra? Eis que os céus, e o céu dos céus, não te podem conter, quanto menos esta casa que tenho edificado? 2 Crônicas 6:18


O 1º Templo foi concluído em 957 AC, depois destruído pelos babilônios em 586 AC. O 2º Templo foi construído em 515 aC, reformado e ampliado por Herodes a partir de 20 aC e totalmente destruído novamente em 70 dC.

(Como você provavelmente sabe, os judeus adorariam reconstruir o Templo pela 3ª vez, mas a mesquita de Al Aqsa está atualmente no Monte do Templo e qualquer tentativa de Israel de removê-la precipitaria um enorme conflito global.)

Então, o que tem acontecido nesse meio tempo – desde 70AD?


Deus abandonou Seu povo porque não há templo para adoração? Ele parou de perdoar pecados já que nenhum sacrifício de animais está sendo feito? O povo perdeu toda a esperança de salvação porque os sacerdotes são incapazes de cumprir seus deveres? Seu Espírito não está mais residindo com Seu povo?

Felizmente para nós, a resposta para todas essas perguntas é NÃO!

O Senhor fez algo realmente incrível para superar todas essas realidades negativas.

Mesmo antes da destruição do segundo templo , por volta do ano 3 AC, Ele revelou um plano novo e diferente. Ele trouxe à tona o que havia sido prefigurado na eira de Ornã e criou todo um novo tipo de templo que faz o de Salomão parecer uma cabana de gueto incendiada.

Deus habita em Nós


Primeiro, Deus 'tabernaculou' em uma tenda e em uma caixa – a Arca da Aliança. Então Ele tabernaculou em um corpo de carne - Jesus Cristo. Agora, Ele habita em nós – é o Seu Espírito Santo que habita em nós! Na Nova Jerusalém, Ele mesmo se tornará o Tabernáculo!

Por causa dessa nova realidade – Deus habitando EM nós, Paulo disse aos coríntios:

  • Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?  1 Coríntios 3:16


Ele enfatizou novamente em sua segunda carta:

  • Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo.  1 Coríntios 3:17


  • E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus e eles serão o meu povo. 2 Coríntios 6:16


Tendo, pois, amados, tais promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza da carne e do espírito, aperfeiçoando a santidade no temor de Deus.


Por que vivemos vidas santas? Porque nós somos os templos de Deus. Por que nos separamos da sujeira deste mundo? Porque nós somos os templos de Deus. Por que eliminamos todas as obras da carne? Porque nós somos os templos de Deus. O Espírito do Deus santo habita em nós. Devemos ser santos porque Ele é santo e Seu templo deve ser limpo.


É o Seu sangue que nos purifica porque não podemos nos purificar.


É o Seu Espírito que nos torna santos, porque não temos santidade dentro de nós.


Nossa parte é orar sem cessar para que o Senhor continue a fazer Sua obra em nós e que nos abstenhamos de frustrá-Lo por meio de atos deliberados de desobediência, pecado e dúvida. Continuamos a receber tudo o que precisamos para ser Seu templo por Sua graça, por meio da fé.


  • Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Não aniquilo a graça de Deus; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que Cristo morreu debalde. Gálatas 2:20,21

Por que nós Somos o Templo de Deus? 1 Coríntios 3:16

Veja também

Se não apresentarmos nossos corpos como sacrifícios vivos e permitirmos que Ele faça Sua obra, seremos destruídos, assim como o vinho novo destrói um vaso velho, ou pano novo costurado em pano velho o rasga.

Na antiga aliança, havia um lugar estritamente designado para as pessoas se encontrarem com Deus. Sob a nova aliança, qualquer um, a qualquer hora, em qualquer lugar pode se encontrar com Deus, e todos devem ser capazes de ver Sua glória prontamente em nós – os templos de Deus na terra.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)