Publicidade

Procrastinação é Pecado?

 Procrastinação na Vida Cristã é pecado? 

Procrastinação é adiar (ou recusar completamente) fazer o que (no fundo) você sabe que precisa ser feito. Às vezes isso acontece por uma simples recusa em aceitar os fatos. 

Para algumas pessoas a procrastinação se torna um problema mais sério.

  • Algumas pessoas procrastinam o controle financeiro e podem ter problemas com o banco.
  • Algumas pessoas lutam para pagar suas contas em dia.
  • Algumas pessoas procrastinam ao acordar de manhã e se atrasam para o trabalho.

Algumas pessoas procrastinam ir ao médico quando não se sentem bem e procrastinam para tratar de uma condição médica séria. Algumas pessoas até morreram ou chegaram perto da morte por causa disso.

A procrastinação na vida cristã pode ser um problema sério.

Publicidade

Existem pessoas que vivem suas vidas apenas para si mesmas.
                a. Vive cheio de pecado.
                b. Vidas que não dão consideração a Deus.

Muitas pessoas não veem necessidade de pensar em coisas espirituais hoje, apesar de estarem bem cientes do fato de que um dia irão encontrá-lo face a face para prestar contas das coisas que fizeram.

No entanto, eles vivem suas vidas e se preocupam apenas com os prazeres passageiros deste mundo.

As pessoas hoje sofrem desnecessariamente e trazem sofrimento aos outros.
                a. A Bíblia nos diz que o Senhor castiga o rebelde (Hb 12:5-11) .
                b. Por que Deus nos dá Sua palavra para viver (Dt. 6:24) ? Ele faz isso para o nosso próprio bem!
                c. (Isa. 3:8-9) Assim como Judá, quando cometemos pecado, trazemos o mal sobre nós mesmos – há consequências para nossas ações!

A procrastinação é a tendência de adiar ou postergar tarefas importantes e, infelizmente, ela pode se infiltrar também em nossa caminhada espiritual. Neste sermão, dividiremos o assunto em três tópicos: A Armadilha da Procrastinação, As Consequências da Procrastinação e A Atitude de Diligência. Vamos explorar a Palavra de Deus para entender como podemos vencer a procrastinação e viver uma vida cristã plena e produtiva.

I. A Armadilha da Procrastinação (Provérbios 24:30-34)


A procrastinação começa como uma armadilha sutil. Ela nos faz adiar tarefas importantes, como a leitura da Bíblia, a oração, o serviço aos outros e a busca por um relacionamento mais profundo com Deus. 

O livro de Provérbios nos adverte sobre a consequência de negligenciarmos nossas responsabilidades espirituais. No capítulo 24, versículos 30 a 34, encontramos a parábola do preguiçoso, que mostra como a procrastinação pode levar à falta de colheita e ao declínio espiritual.

II. As Consequências da Procrastinação (1 Samuel 15:22-23)


As consequências da procrastinação na vida cristã são significativas. Quando adiamos nossas responsabilidades espirituais, podemos perder oportunidades de crescimento e amadurecimento em nossa fé. Um exemplo disso é o rei Saul, que foi chamado por Deus para uma tarefa específica, mas adiou e desobedeceu. O profeta Samuel confrontou Saul e declarou em 1 Samuel 15:22-23: "Obedecer é melhor do que sacrificar, e atender é melhor do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria."

Quando procrastinamos em obedecer a Deus, estamos desobedecendo a Sua vontade e colocando outras coisas em primeiro lugar. Isso nos afasta da comunhão com Deus e nos impede de experimentar o pleno propósito e alegria que Ele tem para nós.

III. A Atitude de Diligência (Colossenses 3:23-24)


Para vencer a procrastinação na vida cristã, precisamos cultivar uma atitude de diligência. A diligência é o oposto da procrastinação. Significa agir prontamente, com esforço e empenho, buscando agradar a Deus em todas as áreas de nossas vidas. 

O apóstolo Paulo nos exorta em Colossenses 3:23-24: "Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo."

A atitude de diligência nos leva a priorizar nossa caminhada com Deus, a buscar Sua vontade em cada decisão e a agir prontamente para obedecer a Ele. Não devemos adiar o que é importante para a vida eterna. Devemos lembrar que tudo o que fazemos é para o Senhor e que Ele recompensará nossa fidelidade.

Conclusão:


Queridos irmãos e irmãs, a procrastinação na vida cristã é uma armadilha que pode nos afastar do propósito e do plano que Deus tem para nós. Ao invés de adiar nossas responsabilidades espirituais, devemos cultivar uma atitude de diligência, buscando agradar a Deus em todas as áreas de nossa vida.

Que sejamos pessoas comprometidas em colocar Deus em primeiro lugar, em buscar Sua vontade diariamente e em agir prontamente para obedecer a Ele. Não deixemos que a procrastinação nos afaste da comunhão íntima com Deus e da plenitude que Ele deseja nos dar.

Que o Espírito Santo nos capacite a sermos diligentes em nossa vida cristã, a fim de que possamos experimentar o crescimento espiritual, a frutificação e a alegria que vêm de uma vida comprometida com Deus.

Talvez você esteja vivendo alguma parte de sua vida como se não precisasse se submeter ao Senhor.

            1. Existe um crescimento espiritual em sua vida como deveria haver?
            2. Existe mundanismo que você mantém em sua vida?
            3. Existe pecado que você gosta e se recusa a desistir pelo Senhor?
            4. Nesse caso, resta uma pergunta: por quanto tempo você vai se apegar a isso?
                a. (Heb. 9:27) Todos nós vamos morrer. Ninguém permanecerá nesta terra para sempre.
                b. (Ecl. 7:2) Na verdade, as pessoas morrem ao nosso redor para nos lembrar que não viveremos para sempre.

Se isso descreve você, então continuar nesse caminho é tolice, assim como foi tolice.         Se você é culpado de viver uma vida para si mesmo... uma vida que não se submeteu ao Senhor em todos os aspectos, a questão permanece: por quanto tempo você continuará neste caminho?
            1. Você vai mudar…
            2. …ou, como Faraó, você vai esperar até que tudo acabe?




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)