Proteja-se do Pecado da luxúria (Mateus 5:28-30).
Ao nos mostrar como derrotar a luxúria, Cristo nos ajuda a chegar à raiz do pecado sexual.
O que é luxúria?
O que é luxúria (Mateus 5:28a)? A luxúria é um desejo errado daquilo que Deus proíbe. Especificamente, refere-se a imaginar sexo com alguém que não seja seu cônjuge.
Mas todos os pecados são da mesma magnitude?
Todos os pecados desagradam a Deus, mas nem todos os pecados têm consequências iguais. O adultério destrói o casamento porque viola o voto matrimonial.
No entanto, em um sentido real, a luxúria também viola o voto matrimonial de um homem comprometer-se e devotar-se apenas à sua esposa - mas o resultado da luxúria pode não ser tão severo quanto o resultado do adultério.
Guarde-se da luxúria (Mateus 5:29-30).
I. A Luxúria é Adultério do Coração
A primeira verdade é que a luxúria é considerada como adultério do coração por Jesus. Ele diz em Mateus 5:28: "Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela". A luxúria não se limita apenas a ações físicas, mas começa no coração, nos pensamentos e desejos impuros. Jesus nos chama a prestar atenção aos nossos pensamentos e ações, pois eles são uma expressão do nosso coração diante de Deus.
O que significa que um homem “já cometeu adultério com ela em seu coração” (Mateus 5:28b)?
- a) Aqui devemos distinguir entre tentação e pecado. Ser tentado à luxúria não é pecado. O tempo aqui não se refere a um olhar passageiro que não é perseguido.
- b) No entanto, na verdade, a luxúria é realmente pecado, porque significa que um homem não evitou esse pecado do coração e da imaginação. O particípio presente aqui “refere-se a alguém que continua a olhar, em vez de apenas lançar um olhar passageiro”
- c) Pior ainda, o ato real de adultério é pior do que o pensamento de adultério.
[Proteja sua mente da impureza.]. Luxúria é adultério do coração (5:28). Em vez de focar no pecado exterior do adultério , Jesus nos mostra que nosso problema básico é a nossa mente .
A luxúria é tão ruim quanto o adultério (Mateus 5:28)? Jesus chama tanto a luxúria quanto o adultério de pecado.
II. Devemos Evitar Ver Coisas que Estimulem a Luxúria
A segunda verdade é que devemos evitar ver coisas que estimulem a luxúria em nossas vidas. Jesus continua em Mateus 5:29: "Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno". Isso não significa que devemos literalmente arrancar nossos olhos, mas sim que devemos tomar medidas drásticas para evitar a exposição a conteúdos e situações que alimentam a luxúria. Devemos ser cautelosos com o que vemos na mídia, nas redes sociais e no mundo ao nosso redor.
O que é significativo sobre Jesus escolher o olho e a mão (5:29-30)? Por que não a orelha e a perna?
O olho é a porta de entrada para a imaginação. Se você observar o que vê, observará o que pensa!
O que o olho vê afeta o que a mão faz depois. Portanto, a mão é particularmente importante.
Jesus realmente e literalmente nos mandou arrancar nosso olho e cortar nossa mão (5:29-30)?
Por que perguntamos se ele realmente quis dizer o que disse? Certamente ele poderia estar exagerando para fazer seu ponto!
Mas qual é esse ponto? Ele nos diz explicitamente: Se seus olhos ou mãos o tentam a seguir suas paixões lascivas em vez de confiar em Cristo para ajudá-lo a se livrar delas, você não está confiando em Cristo para a salvação.
De fato, você nem mesmo quer ser salvo se quiser satisfazer suas paixões lascivas em vez de se entregar a Cristo, então o resultado é entrar no inferno com dois olhos e duas mãos. Que trágico!
O que é ainda melhor do que arrancar seu olho?
- Perceba que seu olho é a porta de entrada para sua mente.
- Remova suas fontes de tentação!
- Proteja seu computador e celular!
- Treine sua visão para não ver coisas que estimulem a luxúria.
III. Devemos Evitar Fazer Coisas que Estimulem a Luxúria
A terceira verdade é que devemos evitar fazer coisas que estimulem a luxúria. Jesus continua em Mateus 5:30: "E, se tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno". Assim como evitar a exposição à tentação visual, devemos evitar envolver-nos em ações e comportamentos que alimentam a luxúria. Devemos buscar a pureza e a santidade em nossos pensamentos, palavras e ações, afastando-nos de tudo o que nos leva ao pecado.
Nossas mãos podem ser usadas para propósitos bons ou maus. Guarde suas mãos da luxúria (5:30). Substitua suas fontes de tentação por fontes de pureza!
Uma pessoa com um olho e uma mão teria a garantia de não pecar?
- (1) Obviamente não - você ainda pode cobiçar com o olho esquerdo e ainda tocar alguém de forma inadequada com a mão esquerda.
- (2) Tanto o olho direito quanto a mão direita eram vistos como mais valiosos na antiguidade, já que a maioria das pessoas naquela época (como agora) eram destras. Portanto, o ponto é que devemos estar dispostos a tomar medidas severas para nos proteger do pecado.
O que é ainda melhor do que cortar sua mão?
Nunca tire a aliança em público. O sinal do casamento está em nossas mãos!
Evite tocar em qualquer coisa ou pessoa que estimule a luxúria.
- O que é adultério? (Mateus 5:28)
- O Casamento: Aliança com Deus
- O Milagre que levou o Casamento a um Outro Nível. João 2: 1-11
Conclusão:
A luxúria é uma armadilha que pode nos afastar da vontade de Deus e prejudicar nossos relacionamentos e nossa intimidade com Ele. Devemos lembrar que a luxúria começa no coração e, portanto, devemos cuidar de nossos pensamentos e desejos. Além disso, precisamos ser vigilantes em relação ao que vemos e ao que fazemos, evitando exposições e comportamentos que estimulam a luxúria. Que o Espírito Santo nos capacite a viver uma vida pura e santa, honrando a Deus em todos os aspectos de nossas vidas
Compartilhe nas Redes Sociais!