O que significa Hallel Jah?
O dicionário bíblico define louvor como um “ato de homenagem ou adoração oferecido a Deus por Suas criaturas, particularmente pelo homem”. É “irromper em gritos, principalmente de alegria”. 1 A conhecida palavra “Aleluia!” capta esse pensamento enquanto clamamos Hallel Jah! ou “Louvado seja Jeová!”
A história nos conta sobre as comemorações que ocorreram em todo o mundo quando as forças aliadas venceram a Segunda Guerra Mundial. Todos os generais das forças armadas foram elogiados e aclamados como heróis. Quer estivessem remotamente envolvidos no esforço de guerra ou não, multidões de cidadãos estavam nas ruas gritando: “ Ganhamos a guerra!”
Quando o time que torcemos ganha um campeonato, ficamos muito felizes e gritamos: “Ganhamos, ganhamos!” mesmo que não tivéssemos absolutamente nada a ver com a vitória. De alguma forma, em nossas mentes, formamos um forte vínculo emocional com o jogador, o time, o soldado, a cidade ou o país. Portanto, o elogio não é estranho para nós. Sabemos elogiar muito bem e o fazemos com liberdade e boa vontade.
Hallel Jah! ou “Louvado seja Jeová!
Agora, vamos passar a pensar em Deus. Qual é a nossa conexão emocional com Ele e como nos sentimos sobre Ele no fundo de nossos corações? Nós nos identificamos com Ele como nosso Deus e sentimos uma conexão forte e pessoal com Ele? Será que olhamos para as coisas que Ele faz e sentimos um grande orgulho pelo fato de que Ele é nosso Deus e nosso Pai? Temos um forte desejo que surge dentro de nós com frequência para explodir em louvor a Ele?Agora, antes de prosseguirmos, deixe-me responder a uma pergunta muito importante que pode estar se formando em sua mente enquanto falamos: “O que é isso que chamamos de “louvor?””
Originalmente, "Hallel", a primeira parte deste 'grito' não era usada apenas em momentos de alegria, mas também em momentos de medo, tristeza ou grande sacrifício. Os antigos achavam que esse barulho alto ou grito expulsaria os maus espíritos e as más influências. As palavras da raiz hebraica para 'cantar louvores' e 'uivar' são muito semelhantes. 2 No entanto, com o passar do tempo, 'Hallel' tornou-se entrelaçado com 'Jah' e o louvor a Deus agora é expresso mundialmente em todas as línguas por esta palavra “Aleluia”.
Quando olhamos para os Salmos, o cancioneiro de Israel, muitos deles começam ou terminam com Aleluia, muitas vezes expresso como “Louvado seja o Senhor” ou “Bendito seja o Senhor”. Um desses salmos de Davi que louva a Deus por Suas obras gloriosas.
Este é um dos muitos hinos majestosos de louvor que Davi escreveu e cantou. Devemos estar sempre em modo de louvor a Deus, seja nos momentos bons ou ruins. Outro exemplo do que ele tinha a dizer ao sair de um momento de grande perigo e medo por sua vida: Salmo 34:1-8
A introdução deste salmo o descreve como “ Um salmo de Davi quando ele fingiu loucura diante de Abimeleque [também conhecido como Aquis em 1 Sam. 21:10 – 22:1a] que o expulsou, e ele partiu. ”
Aqui, ele estava agradecendo a Deus pela libertação dos problemas, mas, como sabemos, também precisamos louvá-Lo no meio dos problemas.
Como Davi estava fugindo de seu filho Absalão, que estava no processo de usurpar seu trono, ele escreveu: Salmo 3
Em meio a seus problemas e provações, Davi reservou tempo para reconhecer a Deus e orar, louvá-lo e adorá-lo.
Agora, todo mundo tem suas próprias histórias para contar, e gostamos de contá-las repetidamente. Somos como artistas que viajam pelo mundo cantando seus maiores sucessos. E quando se trata de louvor e adoração, há um incidente em meus momentos de adoração “Top-Dez” sobre o qual adoro falar. E não peço desculpas por me repetir – continuarei a glorificar a Deus por isso pelo resto dos meus dias.
Louvor é o que fazemos! O louvor deve ser a primeira resposta de todo filho de Deus em todas as situações. Louvor é quem somos! Tudo sobre nós, cada palavra e cada ação deve ser um louvor a Deus.
Apocalipse 4:8b “Santo, santo, santo, Senhor Deus Todo-Poderoso, que era, que é e que há de vir!”
E os 24 anciãos seguem a liderança dos seres viventes, lançam suas coroas diante daquele que está sentado no trono e dizem:
Ap 4:11 “Tu és digno, Senhor, de receber glória, honra e poder; Pois Tu criaste todas as coisas, e por Tua vontade elas existem e foram criadas.”
Compartilhe nas Redes Sociais!