7 Verdades Práticas para a Construção de uma Igreja Forte Neemias 3
Para reconstrução dos muros aprendemos 7 verdades de Neemias que devem ser aplicadas em igrejas que são verdadeiras fortalezas em virtude da união e comunhão dos membros
Judá está no exílio, mas Deus moveu Neemias a ser ousado e pedir permissão ao rei a quem ele serve para retornar a Jerusalém e reconstruir os muros, que haviam sido destruídos, causando angústia e vergonha aos poucos judeus remanescentes na terra. No capítulo 2, ele retorna a Jerusalém, examina os danos, conta aos residentes e líderes judeus sua visão e planos, e eles imediatamente começam!
'Por que uma cidade precisa de muros?'
• Uma cidade não poderia existir sem seus muros; por definição, uma cidade era um assentamento fechado que poderia então ser protegido e defendido, proporcionando segurança e estabilidade para aqueles que ali residiam, permitindo que o comércio ocorresse e a sociedade florescesse.
• Por esta razão, quando as cidades eram conquistadas, suas muralhas eram sempre destruídas, mesmo que não fosse uma necessidade militar, para desgraçar e assustar os habitantes e impedir a reocupação. Isso aconteceu com Jerusalém e entristeceu Neemias (e aparentemente Deus).
1. Construção de uma Igreja Fortalecida com Unidade de propósito
Houve grande unidade de propósito e colaboração. Havia claramente uma motivação comum e um plano lógico com o qual todos concordaram e trabalharam.
Eles não discutiram ou procrastinaram, eles começaram a trabalhar de uma vez, (Ch 2 v 18) e dividiram as tarefas sem nenhuma dificuldade ou desacordo aparente.
2. Construção de uma Igreja Fortalecida ocorre quando Todos contribuíram
Muitos indivíduos e grupos diferentes deram seu tempo e trabalho e presumivelmente seu próprio dinheiro (já que nenhum orçamento para fundos públicos é mencionado, embora Neemias tenha pedido a Ataxerxes madeira e alguns materiais - Ch2 v8).
40 indivíduos são nomeados e pelo menos 14 grupos – sacerdotes, grupos comunitários – os homens de Zenoá (v13), Jericó (v2) Tekoa (v5), (que aparentemente fica a poucos quilômetros ao sul de Jerusalém e da cidade onde o profeta Amós foi nascido), Gibeão e Mizpá. Então temos levitas, servos do templo e mercadores. Muitas famílias trabalhavam juntas – filhos e até filhas (v12).
3. Construção de uma Igreja Fortalecida Sem comparações ou rivalidades!
Não houve comparação ou vanglória mencionada, apesar das diferenças óbvias na escala, custo e presumivelmente status das diferentes seções da parede.
A contribuição de todos é igualmente mencionada e valorizada. Ninguém tem manchetes maiores!
4. Construção de uma Igreja Fortalecida com Voluntariado
Eles eram pragmáticos e muitas vezes trabalhavam em uma área do muro que era emocional ou economicamente importante para eles. Onde eles tinham um interesse pessoal no trabalho que não era condenado, era aproveitado.
As pessoas trabalhavam em partes da parede próximas ou opostas às suas casas. Os sacerdotes trabalhavam na Porta das Ovelhas perto do Monte do Templo (v1), e na parede da Porta dos Cavalos no lado oposto (v28). Você pode imaginar Benjamin, Hasshub e Azarias se voluntariando – 'sim, faremos as coisas do nosso jeito' v23. Cada um fez o que pôde, onde pôde.
5. Construção de uma Igreja Fortalecida sem Nenhuma habilidade anterior necessária…
Eles não deixaram tudo para os artesãos qualificados, ou aqueles que geralmente faziam trabalhos manuais, embora a pesquisa de Neemias no capítulo anterior indicasse que esse era um trabalho duro e pesado
Este trabalho foi um trabalho de amor para todos, não um projeto para os construtores entre eles – um casal de ourives é mencionado na construção e um perfumista (v 8). E as senhoras (v12). E muitos líderes e seus filhos que claramente compraram a visão e não consideraram o trabalho manual inferior a eles. (V9, v12)
6. Construção de uma Igreja Fortalecida com Visão de comunidade
V5 Por ser uma 'visão de comunidade' – os nobres de Tekoa não ajudaram.
Isso é apenas mencionado de passagem sem mais comentários, mas conforme você lê o capítulo e captura a visão de todos os outros, você começa a se sentir confuso com eles por terem se afastado, irritado por não terem visto o quanto isso importava - e sinto muito por eles , que eles não queriam participar e estavam perdendo. Perdendo a diversão e a camaradagem que surgem quando vocês trabalham juntos, perdendo a sensação de realização.
7. Construção de uma Igreja Fortalecida com Paixão!
Percebi que eles eram apaixonados e focados. Eles se sentiram chamados para trabalhar nos muros de Jerusalém, e fizeram isso. Acho que a paixão pelo que você acredita que Deus o chamou para fazer é o que ele quer. Ele chamará os outros para serem apaixonados por outras coisas.
O povo de Jerusalém foi chamado a reconstruir os muros de sua cidade e se jogou nisso, de fato, ainda mais especificamente, se jogou no pedaço de muro ou portão que lhes foi atribuído pessoalmente.
Tenho certeza de que seu trabalho e conquista aumentaram sua paixão e amor por sua cidade. Sempre seremos apaixonados por onde investimos . Mat 6v21 'onde estiver o teu tesouro aí estará o teu coração..'
Veja também
- Como Ser uma Igreja Unida?
- Como Servir a Deus de Diferentes Formas?
- Como Superar as Diferenças, Pessoais, Culturais e Políticas?
Conclusão
V15 Eles consertaram a parede da piscina de Siloé. Isso soa familiar? Jesus foi lá quase 500 anos depois e curou o paralítico (João 5 v1). Como judeu, ele teria conhecido as escrituras completamente e melhor do que ninguém, pois também tinha sabedoria e revelação do Espírito Santo.
Você não gostaria de dar prazer a Jesus, para que Ele estivesse presente em Sua igreja e se lembrasse do que você ajudou a construir e do custo?
Deus percebe e registra nosso serviço fiel, trabalho árduo, perseverança em condições difíceis, apoio e colaboração com nossos irmãos na fé. Olhe para todos esses nomes! Você não quer ser notado por Jesus, ser listado em seu inventário?
Sua decisão de participar e contribuir é importante para você e para os outros. Jesus fará o trabalho sem mim, outros receberão a alegria e a recompensa de fazer parceria com ele e ver o que eles constroem, mas ele está me convidando para participar e percebe se eu não o fizer.
• O pedido de Jesus para nós é simples – “Dá-me o teu 'sim' e começa”. Não se contenha, compare-se com os outros ou critique-os. A contribuição de todos conta.
• Cada tijolo na parede importa!
Compartilhe nas Redes Sociais!