A Necessidade de Formação de Liderança nas Igrejas, Hoje!
1. A necessidade de assumir a liderança para desenvolver presbíteros e diáconos é necessária!
A falta de presbíteros e diáconos dentro da igreja é cada vez mais a norma! Mas por que Deus teria nos dado esta posição na igreja se Ele não pretendesse que cada um para cada congregação os tivesse?
Observe alguns dos trabalhos dos presbíteros e diáconos: Os anciãos ensinam em uma congregação (1 Tm 3:2). Isto é o que se entende em 1 Ped. 5:2 que diz: “Apascentai o rebanho de Deus que está no meio de vós, servindo como bispos, não por obrigação, mas voluntariamente, não por ganho desonesto, mas de boa vontade; (1 Pedro 5:2)
Podemos ter a ideia equivocada de que o trabalho dos presbíteros é ver se o prédio é cuidado e Cuide das finanças...
Com o que eles “pastoram o rebanho”? A palavra, obviamente, é o que eles usam para guiar o rebanho de Deus
Os diáconos também pregam: Atos 6 Filipe é escolhido como diácono. É Felipe quem está pregando em Samaria e depois converte o eunuco etíope em Ac. 8
Pregadores são mais comuns nas congregações do que presbíteros e diáconos (afinal, alguém tem que dar a lição no domingo de manhã!)
i. Então, o que acontece com o pregador se não houver presbíteros e os diáconos não estiverem presentes em uma congregação – o pregador acaba fazendo o ensino que, em circunstâncias ideais, seria compartilhado por pelo menos quatro outros homens (2 presbíteros, 2 diáconos)
ii. Quando o pregador está ocupado fazendo isso, o que acontece com o evangelismo que ele deveria estar fazendo? Isso diminui!
iii. O que acontece quando não há evangelismo (Romanos 10:14) ?
iv. O que acontece quando membros fracos querem se livrar de um pregador por pregar a verdade? Sem anciãos espiritualmente fortes, eles podem ter sucesso!
v. Quando o erro está sendo ensinado e precisa ser tratado, quem vai proteger o pregador quando ele for enfrentá-lo?
a. Presbíteros - é seu trabalho apoiar o pregador ao defender a verdade contra o erro: “Retendo a palavra fiel, conforme lhe foi ensinado, para que possa, pela sã doutrina, exortar e convencer os contradizentes”. – Tito 1:9
vi. O que acontece com os membros fracos quando nenhum presbítero está presente (muitas vezes vão sem um pastor e caem no caminho)!
2. A necessidade de pregadores é necessária
Estude os pregadores no NT e observe o que você os encontra ocupados fazendo. Sem dúvida algum tempo foi gasto ensinando os santos. Mas a maior parte de seu tempo foi gasta pregando o evangelho para:
i. Os perdidos (Mateus 28:18-20)
ii. Refutando os falsos mestres (Paulo – “ele entrou na sinagoga e falou ousadamente por três meses, raciocinando e persuadindo acerca das coisas do reino de Deus.” - At. 19:8)
3. A necessidade de professores é desesperadamente necessária!
Você está tendo sua vez de ensinar?. Aplica-se não apenas a aulas para adolescentes. Também os pequenos... deveriam ser muito poucos entre os cristãos adultos que não podiam dar a volta!
Não só nos falta o departamento de ensino...Mas também estamos em falta no departamento de estudo da Bíblia (ou seja, vindo preparado para a aula bíblica)
Quando esforços são feitos para preparar apostilas para a classe, você as está fazendo?
4. A necessidade de evangelismo é necessária!
Algumas razões pelas quais os homens podem se sentir desconfortáveis ensinando, seja em uma aula bíblica ou para seus vizinhos…Porque lhes falta confiança em seu conhecimento das escrituras...Porque não vão tomar a iniciativa de começar a aprender a converter os outros porque têm medo!
Se alguém conhece bem algo, não é difícil explicá-lo aos outros! Deus precisa de líderes em Sua igreja!
a. Eu poderia fazer melhor neste departamento!
b. Mas há muito mais pessoas do que apenas o pregador…
c. Deve haver tantas pessoas que visitam os doentes que quase não sentem falta do pregador
d. De todas as coisas que você pode fazer, esta é uma das mais fáceis!
Veja também
- Ministério com Jovens: 5 Característica de um Bom Líder
- Saiba Como Liderar Pequenos Grupos Evangélicos
- Desafios e Oportunidades para liderar na Igreja
- Desenvolvendo Líderes na Igreja
5. A necessidade de assumir a liderança e encorajar é necessária!
O que acontece quando um ou apenas alguns estão fazendo o que precisam fazer? Mais cedo ou mais tarde, eles ficam desanimados, esgotados e sentem que não estão fazendo diferença!
Precisamos de homens como Barnabas que, se nada mais, poderiam ser um "eu te protejo!" e “Não desista – aguente firme!” Barnabé “Filho do encorajamento” – At. 4:36
Compartilhe nas Redes Sociais!