Publicidade

Como você se prepara para o Culto?

 Como você se prepara para o culto?

Se você perguntasse casualmente a uma pessoa comum como ela se preparou para o culto, ela poderia responder contando como toma lanche, arruma o cabelo, escova os dentes, se veste e dirige para os cultos.

Esperamos que o professor da classe bíblica e o pregador tenham seus pensamentos preparados com antecedência, então por que não esperaríamos o mesmo nível de consideração, atenção e preparação vindo daquelas canções, orações ou discursos na mesa do Senhor? 

Por que não esperaríamos que todos na igreja se preparassem durante toda a semana para tirar o máximo proveito da adoração? A preparação para o culto precisa ocorrer muito antes de chegarmos às portas do local onde nos reunimos. Deve ocorrer durante toda a semana. Na verdade, deve ser um processo contínuo. Antes de ir para o culto...

1. Você já resolveu problemas com seus irmãos?

Já vimos cristãos que ocupavam o mesmo prédio, mas os membros estavam cheios de ressentimentos uns contra os outros.  Jesus falou sobre a importância de resolver conflitos com nossos irmãos antes de tentar adorar a Deus.

Se você trouxer sua oferta ao altar e ali se lembrar de que seu irmão tem algo contra você, deixe sua oferta ali diante do altar e vá. Reconcilie-se primeiro com seu irmão, depois venha e apresente sua oferta. (Mateus 5:23-24)

2. Você preparou sua mente?

O Salmo 29:2 contém uma bela frase que me faz pensar na importância da mentalidade na adoração. Davi disse:

“ Dai ao SENHOR a glória devida ao Seu nome; Adore o Senhor na beleza da santidade”. (Sl 29:2)

Essencialmente três coisas que o Senhor quer que você faça: amá-lo, obedecê-lo e adorá-lo. Todos os três requerem a preparação de nossa mente. Prepare sua mente através do estudo:

                a. Embora a aula bíblica não faça parte da adoração, novamente, ela define o tom de nossa atitude em relação às coisas quando nos reunimos.
                b. O estudo o ajudará a entender melhor o que está sendo ensinado em um sermão e a saber se o que foi dito é verdade.
                c. Você leu a Bíblia desde a última vez que esteve nos cultos?
                d. Você preparou alguns comentários ponderados para a classe bíblica?

3. Antes de adorar, você deixa de lado todos os cuidados mundanos?

Você se preparou com antecedência para que distrações não desviem sua mente da tarefa em questão?  Você passou a semana evitando influências mundanas e construindo força espiritual? 1 Crônicas 22:19a diz: “Agora disponha o seu coração e a sua alma para buscar o Senhor, o seu Deus...”

Aqueles que se permitiram ser cercados por influências mundanas durante toda a semana certamente terão problemas para “tornar-se santos” repentinamente no domingo.

4. Você se preparou para orar?

            Você preparou seu coração para orar (Sl 66:18) ? Se não, então suas orações são prejudicadas aos olhos do Senhor. Compare Tiago. 5:16

             Liderando a oração pública? Quanto você pensou antes no que vai dizer? Você tem praticado desenvolvendo hábitos regulares de oração durante a semana? Gaste tempo em oração. Orar sobre coisas específicas em detalhes ajuda.
                    i. Isso faz com que você medite sobre quem é Deus.
                    ii. Quando você ora especificamente, você aceita os pecados que cometeu e deve sentir tristeza pelo dano que isso trouxe ao seu relacionamento com o Pai.
                    iii. Quando você agradece a Deus por coisas específicas em sua vida, sua esposa, seus filhos, seus pais, seu dinheiro e ainda mais profundo... seu amor e companheirismo, as conversas, seu apoio... quando você agradece a Deus por coisas específicas em sua vida, você começa a perceba as inúmeras maneiras pelas quais o Senhor o abençoou.

Quando você liderar orações, lembre-se de que outras pessoas estão orando com você. A menos que você tenha uma voz estrondosa, aproxime-se do microfone para que todos possam ouvir.

               Ore e peça orações sempre que for apropriado!

5. Você se preparou para cantar?

1 Coríntios 14:15b nos diz: “... cantarei com o espírito e também cantarei com o entendimento”. Pense nas palavras que você está cantando?

Colossenses 3:16 diz que ensinamos e admoestamos uns aos outros na música. Você entende e concorda com cada palavra que canta? Como você se sentiria se o pregador pregasse um sermão que ele não entendesse completamente?

                a. Se isso é inaceitável, por que é aceitável que os membros ensinem outros membros a cantar através de canções que eles não entendem completamente?
                b. Talvez seja bom levar os hinários para casa, considerar a exatidão das letras e discuti-las com sua família ou outros cristãos.

Além disso, você pode se preparar aquecendo sua voz ou praticando antes dos cultos ou durante a semana.

Se você está ensinando os outros através da música e fazendo uma afirmação de que concorda com essas palavras ao cantá-las, então você precisa entender o que elas significam, ou não as cante!

6. Você já se preparou para tomar a Ceia do Senhor?

            Paulo escreveu : “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e assim coma do pão e beba do cálice. Pois quem come e bebe indignamente, come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor”. (1 Coríntios 11:28-29) A hora de examinar a si mesmo vem antes de tomar a Ceia do Senhor.

                A Ceia do Senhor nos diz: “Lembre-se... foi por causa de seus erros tolos que o inocente Filho de Deus foi torturado e morto! Ele tomou o seu lugar, agora viva a sua vida como se fosse grato por isso!”

             Novamente, se o pregador precisa estar preparado para seu trabalho, por que não aqueles que estão à mesa do Senhor?

             Você vai ficar ausente? Assim que você souber com antecedência, obtenha uma substituição! Se você não forçar alguém ou mesmo possivelmente toda a congregação a ser interrompida porque não estávamos preparados para adorar!
Como você se prepara para o culto?

Veja também

  1. Deus deseja ser adorado Êxodo. 34:14
  2. O que fazer quando você é perseguido por ser cristão. Mateus 5:10-12
  3. O Crente será recompensado por suas doações? Mateus 6:1-4
  4. +100 Temas para Culto de Doutrina e Estudos Doutrinários

Conclusão:

             Quando adoramos, precisamos lembrar exatamente quem é que estamos adorando e ter a atitude adequada e nos preparar de acordo.
             Você se prepara para o culto contemplando quem é esse Deus que você serve? Você deve!
             Na verdade, se eu pudesse dizer com tanta ousadia, se você não está preparado para adorar, prepare-se!
             Passamos um tempo discutindo os preparativos para adorar, mas antes que você possa se preparar para adorar, você deve primeiro se preparar para encontrar seu Deus!
             Se você morresse hoje ou se Jesus voltasse, você sentiria confiança sabendo para onde iria? Se não, você deveria. 




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)