Publicidade

O Pecado de Davi com Bate-Seba, Mulher de Urias 2 Sam. 11

 O Pecado de Davi com Bate-Seba, Mulher de Urias 2 Sam. 11 

        Em vez de liderar seu exército para a batalha, Davi fica para trás. Uma noite, Davi sobe ao telhado de sua casa depois de sair da cama. Quando ele chega ao telhado, ele vê uma jovem cujas palavras mal foram registradas na Bíblia, mas ela é bem lembrada pelo que está para acontecer.

            Bate-Seba: tomar banho. Davi, do alto é capaz de vê-la.  Esta é uma ocasião em que Davi abusa de sua posição como rei e aproveita uma oportunidade para pecar.

Publicidade

     Consequências do Pecado

        O pecado o levará mais longe do que você deseja ir. 2 Samuel 11:2–3 

  • E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? 2 Samuel 11:2,3

          O contraste que quero que observemos nesses versículos é entre as palavras “viu” e “eis”.

                 Não era pecado Davi vê -la – não podia evitar; aparentemente não sabia que ela estaria tomando banho. Palavra que pode significar “desejável na aparência”. i É a mesma palavra usada em Gn 2:9 falando das árvores no jardim do Éden descrevendo-as como “ agradáveis ​​à vista e boas para alimento”.

            Davi viu uma linda mulher tomando banho. Foi uma surpresa inesperada. Ele se viu gostando do que viu, então continuou a agir como um espião. Sua mente imediatamente começou a ponderar sobre como ele poderia marcar um encontro com a mulher.

                b. Ele perguntou sobre a mulher.

                c. A situação me lembra as palavras de Jesus: Mateus 5:28 

  • 28 Eu, porém, vos digo que qualquer que olhar para uma mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela.

                Davi é descrito em mais de uma ocasião como um homem segundo o coração de Deus (1 Sam. 13:14; At. 13:22). Portanto, Davi normalmente não era uma pessoa que se rebelava contra o Senhor. Mas Davi olhou. Então o olhar se transformou em contemplação. O olhar se transformou em devaneios lascivos e, eventualmente, em conspiração.

                Ele logo descobre que ela era casada. Mas a linha de pensamento de Davi progrediu muito para que isso importe para ele por mais tempo. O que eu quero que vejamos é que a essa altura Davi já cometeu o pecado em seu coração. Tudo o que faltou foi a oportunidade de realizá-lo.

               Davi foi para o telhado esquadrinhar a paisagem tentando encontrar alguma mulher com quem cometer adultério? Claro que não! Mas Davi gostou da vista e quanto mais olhava, mais longe sua mente o levava.

                a. Ele não pretendia se afastar de Deus e pecar, mas o fez.
                b. O pecado o levará mais longe do que você deseja ir.
                c. Em nossas mentes, começamos a nos deixar ser tentados pelo pecado.
                d. Estaria tudo bem se parássemos por aí, mas muitas vezes gostamos de pensar nas possibilidades... afinal, ninguém sabe que estamos pensando nisso, exceto nós, certo?
                e. Vivemos no pecado. Nós fantasiamos sobre isso. Começamos a pensar em maneiras de realizá-lo e, antes que percebamos, estamos prontos para realizá-lo.
                f. Neste ponto o pecado já ocorreu – em nossos corações. Tudo o que nos falta são os meios para realizá-lo.
                g. Provavelmente não começamos com o objetivo de pecar, mas porque o deixamos entrar em nossas mentes, o pecado nos levará mais longe do que queremos ir.

             O pecado irá mantê-lo mais tempo do que você deseja ficar. Tendo tomado a decisão em sua mente, Davi realiza seu pecado:  2 Samuel 11:4  

  • Então enviou Davi mensageiros, e mandou trazê-la; e ela veio, e ele se deitou com ela (pois já estava purificada da sua imundícia); então voltou ela para sua casa.  2 Samuel 11:4

            Mas havia um problema.

                Davi pensou que seu pecado poderia ser mantido em segredo. Ele aparentemente pretendia que fosse apenas uma noite. Isso não seria possível. Bate-Seba ficou grávida.

                O marido de Bate-Seba estava lutando quando isso aconteceu. Sem dúvida ele estaria tendo dúvidas sobre quem era o pai (ele sabia que não poderia ser ele).

            Então, o que Davi pretendia ser um evento único acaba se tornando um problema muito maior. Davi manda chamar Urias, seu marido (2 Sam. 12:6). Ele finge querer saber o progresso de Israel no campo de batalha de Joabe, onde Israel lutava contra o povo de Amom (2 Sam. 12:7).

            Davi manda Urias de volta para sua casa com um presente de comida, esperando que Urias se deitasse com sua esposa e o assunto pudesse ser escondido (2 Sam. 12:8). Mas Urias, em vez disso, dormiu nos aposentos onde os servos de Davi dormiam (2 Sam. 12:9).

            Quando Davi soube disso, Ele questionou Urias. Urias responde dizendo: “A arca, Israel e Judá estão morando em tendas, e meu senhor Joabe e os servos de meu senhor estão acampados em campos abertos. Devo então ir para minha casa para comer e beber e me deitar com minha esposa? Como você vive e como sua alma vive, não farei isso”. (2 Sam. 12:11).

                a. Urias não sabia, mas suas palavras devem ter realmente ferido Davi profundamente.

                b. Urias era mais dedicado ao seu dever como soldado, mais leal à sua nação, mais confiável para seus irmãos do que seu próprio rei, que nem se deu ao trabalho de sair para a batalha com suas tropas!

            Depois de embebedar Urias e dar-lhe outra chance de ir até sua esposa, Davi o manda de volta ao campo de batalha com um bilhete. Mal sabe Urias que o bilhete que carregava contém instruções para o comandante da batalha colocar Urias na posição mais perigosa da batalha, retirar-se dele e permitir que seja morto.

            Uma vez que a ação foi feita, Davi sentiu que seu pecado seria escondido e ninguém jamais saberia. Finalmente acabou! Ou foi? O capítulo termina nos dizendo:

2 Samuel 11:27 

27 … o que Davi fez desagradou ao Senhor .

            Davi estava procurando um caso de uma noite com uma mulher casada. Uma noite, isso é tudo. Ninguém jamais saberá além de nós. Ninguém vai se machucar se ninguém descobrir, certo? Uma noite e estaria acabado. Uma noite, isto é, até Bate-Seba descobrir que estava grávida.

            Agora, o que era para ser um caso de uma noite acaba sendo muito mais longo.

                a. Começou com luxúria.

                b. Progrediu para o adultério.

                c. Eventualmente envolveu engano e mentiras.

                d. Ele suportou a traição.

                e. E acabou em assassinato!

            E pense, tudo começou com um olhar de um telhado que durou muito tempo!  O pecado vai te prender por mais tempo do que você quer ficar!

            Você pode pensar que vai durar apenas um momento. Você pode não ser capaz de conceber o quão longe isso o levará. Você pode nunca imaginar como alguém poderia descobrir, mas o pecado tem uma maneira de mantê-lo mais tempo do que você gostaria de ficar!

            O pecado não apenas tem uma maneira de levá-lo mais longe do que você deseja ir e mantê-lo por mais tempo do que você deseja ficar, mas também… O pecado lhe custará mais do que você deseja pagar.

            Por fim, o Senhor envia Natã para falar com Davi sobre o que ele fez (2 Sam. 12:1). Natã, com muita astúcia, faz com que Davi olhe para a situação objetivamente e veja seu pecado.

            Por tudo o que ele fez, o Senhor castiga Davi prometendo:

                a. Adversidade em sua própria casa (12:11)

                b. Suas esposas seriam tiradas dele e dadas a seu próximo, que se deitaria com elas, como ele havia feito com Urias (12:11).

                c. Isso se tornaria um escândalo público (12:12)

                d. A criança que ele e Bate-Seba teriam morreria (12:14)!

            Pecado: O que estamos procurando versus o que obtemos.

                Todos nós provavelmente já ouvimos falar da Lei de Murphy. Existe outra lei menos conhecida conhecida como Lei de Maryann: “Você sempre pode encontrar o que não está procurando”. - Fonte desconhecida.

                    Eu quero que você pense sobre isso de uma maneira diferente enquanto consideramos o texto de 2 Sam. 12.

                        a. Quando somos tentados a pecar, procuramos algo

                        b. Mas o que encontramos não é o que realmente procurávamos.

                Adão e Eva

                    O que Adão e Eva procuravam: sabedoria

  • Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.  E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gênesis 3:5,6

                    O que receberam: Dor na gravidez (Gn 3:16) Tornou-se mais difícil cultivar a terra (Gn 3:17-18). Morte física e espiritual (Gn 2:17; 3:19). A morte física passou para todos os seus descendentes. O pecado entrou no mundo

             Adão e Eva nunca imaginariam que comer uma pequena fruta poderia resultar em tudo isso!

            Davi nunca teria imaginado que um pequeno olhar, uma fantasia na privacidade de sua mente em seu telhado poderia ter levado a tudo o que fez.

            O pecado é o grande enganador. Você pode nunca imaginar isso…

                a. Onde um pequeno flerte com um colega de trabalho levará...

                b. Onde uma olhada na pornografia o levará...

                c. O que experimentar drogas ou álcool apenas uma vez vai acabar...

                d. O que uma pequena mentira fará com que você faça...

                e. Ou que tal…

                    i. Quanto mal deixar de orar vai machucar sua alma...

                    ii. Que dano imprevisível que faltar aos cultos fará ao seu bem-estar espiritual…

                f. Ou onde tantos outros pecados lhe custarão.

        Isso é muito importante porque o pecado vai custar mais caro do que você quer pagar!

O Pecado de Davi com Bate-Seba, Mulher de Urias 2 Sam. 11

Veja também

  1. 5 Coisas que Fizeram de Davi um Homem Segundo o Coração de Deus
  2. Lutar ou se entregar? O que fazer? 1 Samuel 11
  3. 3 Obstáculos que podem Estragar a Vida do Crente 2 Crônicas 7:14

Conclusão:

        O pecado, o grande enganador, promete tanto e entrega tão pouco. Muitas vezes é o que você não esperava que fosse parte do negócio... é isso que nos causa mais danos no final.

       Pecado, muitas vezes:

            1. Vai te levar mais longe do que você quer ir...

            2. Mantê-lo mais tempo do que você deseja ficar…

            3. E te custar mais do que você quer pagar...

        Precisamos treinar nossa mente...

            1. Precisamos reconhecer quando começamos a sentir a tentação de pecar.

            2. Reconhecer a Progressão do Pecado (para que possamos pará-lo imediatamente – requer imensa força de vontade às vezes).

                a. O pensamento entra na mente

                b. Brincando com a ideia

                c. Esquema, Planejamento

                d. Execução

                e. Quanto mais cedo pudermos reconhecer quando estamos nessa progressão e pudermos interrompê-la, melhor estaremos.

                f. Da próxima vez que um pensamento pecaminoso entrar em sua mente, analise o que desencadeou esse pensamento!

            Quando nossas mentes começam a divagar, precisamos mudar nossos pensamentos... voltar-se para Deus em oração... pensar nos versículos da Bíblia que memorizamos para essa ocasião... pensar nos personagens da Bíblia cujas histórias descrevem dez lutando com pecados semelhantes. Ore a Deus pedindo forças para vencer seu pecado. Ele prometeu que nunca o deixará ou o abandonará!




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)