Tipos de Cegueira João 9:39-41
E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o Enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo. João 9:7
Cegueira Física, 9:1-7
• Não era devido ao pecado (v. 1-3)
• “Somente os pecadores sofrem” é falso
• O sofrimento é “comum ao homem” (cf. Rom. 8:18)
• Mas Jesus usou essa cura para expor OUTROS tipos de cegueira…
Cegueira Intelectual, 9:8-17
• Ele tinha sido curado? (v. 8-9). Eles não podiam aceitar o que aquela cura provou (v. 16-17; cp. 3:1-2). Incapacidade de aceitar: “Ele é um profeta”
• Alguns são intelectualmente cegos hoje (recusando-se a ver a verdade sobre: batismo, adoração, igreja; etc. (cf. 2 Coríntios 4:3 e seguintes)
A cegueira dos fariseus eles se tornaram tão presos a seus próprios rituais e tradições que perderam de vista o verdadeiro significado da lei e dos ensinamentos de Deus. Eles se preocupavam mais com a aparência exterior do que com a verdadeira espiritualidade e a sinceridade dos corações.
Jesus criticou várias vezes os fariseus por sua cegueira espiritual e por sua hipocrisia. Ele argumentava que eles eram mais preocupados em cumprir formalmente as leis e rituais do que em amar a Deus e ao próximo com sinceridade.
Além disso, Jesus denunciava sua rigidez e legalismo, que levava a uma atitude negativa e condenatória em relação aos pecadores e marginados da sociedade.
A cegueira dos fariseus é um alerta para que as pessoas não se tornem tão presas a tradições e rituais que percam de vista a verdadeira essência da fé e dos ensinamentos religiosos.
É importante que as pessoas busquem cultivar uma espiritualidade sincera e autêntica, baseada na humildade, no amor ao próximo e na busca constante por conexão com Deus.
Cegueira Moral, 9:18-23
• Seus próprios pais se recusaram a ficar com o filho (v. 18-23)
A moral cristã é uma doutrina que se baseia nos ensinamentos e valores transmitidos pelo Cristianismo. Ela busca guiar as ações e escolhas dos seus seguidores de acordo com princípios éticos e morais estabelecidos pela religião.
• Simplesmente não consigo “ver” (comp. Mateus 21:23-27) Tais como aborto, casamento-divórcio-novo casamento, álcool, jogos de azar, etc.
A prática da moral cristã é uma jornada constante de autoconhecimento, reflexão e esforço para viver de acordo com os valores e princípios estabelecidos na Palavra de Deus. É uma forma de expressar a fé e buscar um relacionamento mais próximo com Deus, bem como de ajudar a construir uma sociedade mais justa e equitativa para todos.
Cegueira Espiritual, 9:24-38
Na Bíblia, há muitos exemplos de pessoas que foram cegas espiritualmente. Por exemplo, os fariseus eram conhecidos por seguir a lei e as tradições religiosas, mas eram cegos para a verdadeira natureza de Jesus e sua mensagem. Eles rejeitavam Jesus como o Messias porque sua visão estava limitada pela sua compreensão rígida da lei.
• Eles se recusaram a ver que Jesus era de Deus!
• Eles rejeitaram evidências claras sobre as ações de Jesus (26-27) e identidade! (v. 29-33)
• O ex-cego viu Jesus muito claramente (v. 35-38)
• Hoje, NÓS não devemos nos tornar muito (espiritualmente) cegos para raciocinar (intelectualmente) e permanecer (moralmente)!
A cegueira espiritual também pode ser vista como uma falta de percepção da presença de Deus em nossas vidas. Pode ser fácil se concentrar nas nossas próprias preocupações e problemas, em vez de buscar a direção e a sabedoria de Deus. Isso pode nos impedir de ver a presença de Deus em nossas vidas e nos afastar da verdadeira fé e comunhão com ele.
Cegueira Voluntária, 9:39-41
• Aqueles que NÃO veem podem ver (39a)
• Aqueles que veem podem ficar cegos (v. 39b)
• Uma vez que eles admitem “nós vemos” (Eles rejeitaram a prova visual, v. 40-41)
• Esta é uma cegueira intencional para a verdade (2 Pedro 3:5)
Veja também
- Pregação sobre Negligência: Leve a Sério Hebreus 2:1-4
- Nomes do Diabo na Bíblia
- Reflexão sobre Autoestima e Integridade Pessoal 2 Pedro 1:3
Conclusão
Para combater a cegueira espiritual, é importante buscar conhecer a verdade da Palavra de Deus e buscar uma comunhão profunda com ele através da oração e da prática dos ensinamentos cristãos. Também é importante estar ciente das influências mundanas que podem distorcer nossa percepção da verdade e procurar manter a humildade e a abertura de espírito para ouvir a voz de Deus em nossas vidas.
Compartilhe nas Redes Sociais!