Publicidade

Estudo Bíblico sobre Isaías 61:1-2 e Lucas 4:18-21

 Estudo Bíblico sobre Isaías 61:1-2 e Lucas 4:18-21

Isaías 61 uma Profecia Messiânica

O conceito de unção ocorre em Isaías 61:1 em associação com o Espírito do Senhor Deus, aparece neste contexto, fornecendo uma visão significativa em nossa compreensão do texto. 

Temos diante de nós um texto real (messiânico), provado pelo fato de que das três  categorias de pessoas (rei, sacerdote e profeta).

Além disso, a afinidade de Isaías 61:1–2 com outras passagens do mesmo livro, que tem uma das maiores ocorrências de rû a ḥ (Espírito do Senhor Deus) na Bíblia Hebraica, liga nosso texto a uma expectativa escatológica de uma figura messiânica, ungido do Senhor e da linhagem davídica. 

Isaías 11:1–5 e 42:1 inclinam-se fortemente para essa percepção. Estudioso explicam que o espírito do Senhor no orador de Isaías 61:1 é um cumprimento de Isaías 11:2, que promete um derramamento do espírito. 

Lucas 14:18-21 e o Cumprimento de Isaías 61

O autor do Evangelho segundo Lucas demonstra em Isaías 61:1-2 um texto do AT do seu evangelho, na qual identifica na pessoa de Jesus o cumprimento de uma antiga profecia. 

Neste evangelho, foi o próprio Jesus quem desenrolou o rolo de Isaías, leia o capítulo 61:1–2, as palavras que são intencionalmente modificadas e citadas em Lucas4:18–19, e dirigiu-se ao público com estas palavras: 'Hoje, esta escritura foi cumprida aos vossos ouvidos' (Lc 4,21). 

Ele é o cumprimento da profecia registrada no texto que leu na sinagoga em um dia de sábado. É, de fato, programático para Jesus, que, conforme apresentado pelo Evangelista, era o ungido do Senhor e 'cheio do Espírito Santo' (Lc 4,1). 

Com estes textos de Isaías, Lucas delineia aspectos da missão de Jesus, apresentando-o como profeta ungido e dotado com o espírito do Senhor: 

(1) para trazer boas novas aos pobres; 

(2) proclamar libertação aos cativos; 

(3) para recuperar a visão dos cegos; 

(4) deixar os oprimidos livres.

Jesus também proclama o ano da graça do Senhor, que é seu próprio período e a salvação que ele traz. O espírito do Senhor desempenhou um papel importante em tudo isso, como também nos dois textos de Isaías. Jesus se identifica como profeta ao atribuir essas funções a si mesmo. O Espírito realmente estava sobre ele, pois ele experimentou isso durante o seu batismo, que foi também o momento de sua unção.

A  Missão de Jesus

Jesus não estava apenas citando Isaías. Ele estava citando o que Isaías tinha ouvido dele, e disse sobre ele, cerca  de 700 anos antes. Jesus estava dizendo 'Eu sou aquele de quem ele estava falando. Eu sou o ungido, o único que foi enviado para curar os quebrantados de coração e libertar os cativos.

O Espírito do Senhor estava sobre Jesus e Ele se tornou o sacrifício perfeito pelos nossos pecados. Através da doação dEle mesmo à cruz, Ele abriu caminho para nós triunfarmos, sendo livres para nos tornarmos justos Nele.

Estudo Bíblico sobre Isaías 61:1-2 e Lucas 4:18-21

Veja também

  1. Pregação Voltando a Essência do Primeiro Amor Ap. 2:4,5
  2. Pregação sobre Oportunidade: Não deixe passar! 
  3. Pregação Tira as sandálias dos Pés.  Êxodo 3:5

Ao declarar que esta passagem havia sido cumprida, Jesus declarou-se efetivamente ser esse mesmo Messias. Longe de oferecer libertação da ocupação romana, porém, Jesus concentraria Seu ministério na cura dos quebrantados de coração e dos cegos em vencer a morte e o inferno.

A declaração de Jesus ao povo de Nazaré permanece um poderoso testemunho de Sua messianidade e provaria para ser indicativo de Seu ministério terreno. Jesus Cristo, o Ungido, foi cheio do Espírito durante Seu ministério e manteve a presença do Pai. (João 16:32).

Jesus cumpriria todas as declarações proféticas de Isaías: Ele ensinou o Evangelho a todos os que quisessem ouvir, especialmente entre os pobres (Lucas 6:20; Mateus 5:3). Ele executou muitos milagres, incluindo a cura de cegos (Lucas 18:35–43)

Quando Jesus citou esta passagem na sinagoga, Ele parou e não mencionou o dia da vingança. Por que? Porque o dia da vingança de Deus ainda não havia chegado. Os sinais do Senhor e o retorno estão ao nosso redor hoje, mas o dia da vingança e do julgamento ainda não chegou e ainda estamos vivendo no ano aceitável do Senhor.





👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)