Pregação Águas Amargas!
- Então chegaram a Mara; mas não puderam beber das águas de Mara, porque eram amargas; por isso chamou-se o lugar Mara. Êxodo 15:23
Dias no deserto, as pessoas estão reclamando. Então, parece um milagre. Diante deles está uma grande poça de água, com água suficiente para regar todos e os rebanhos.
À medida que as pessoas correm para a água, descobrem que a água é “amarga”. Onde quer que a água escoe pela areia, ela torna-se salobra e amarga.
A palavra usada aqui é Mara (é por isso que a nomearam). Esta água não é necessariamente venenosa.. Mas estava poluído a ponto de não poder ser bebida. O que é importante é a percepção de que Israel agora NÃO tem esperança. Então o povo resmungou e reclamou com Moisés. Só posso imaginar como isso foi para Moisés.
1. Quando estiver diante das águas amargas não murmure
- E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber? Êxodo 15:24
O versículo 24 nos diz – “O povo murmurou contra Moisés, dizendo: 'Que vamos beber?'” Assim começa um segmento que vai até 17:7 comesse tema recorrente de resmungos.
Ele é retomado em Números (ou seja, cap. 14) e Deuteronômio (1:27) e outros lugares ao longo do AT. Resmungando é sempre retratado como um comportamento negativo e um comportamento sério - não apenas um pecado 'menor' que todos fazem.
O NT continua esta identificação de resmungar com o pecado – “Fazei todas as coisas sem murmurar” (Fp 2:14)
2. Quando estiver diante das águas amargas clame ao Senhor
- E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou. Êxodo 15:25
A diferença aqui é que Moisés cuidou do povo, e ele não podia suportar vê-los morrer em agonia
morte pela sede.
Então Moisés fez a única coisa que um líder piedoso pode fazer: Ele clamou ao Senhor.
Quando estamos desesperados, descobrimos que estratégias, planos, e as táticas vão pela janela. Se uma nova estratégia resolver seu problema, você não está Na região selvagem.
Os lugares selvagens são lugares de TESTES, onde vida/morte e eternidade estão em jogo.
Mara torna-se o lugar das águas amargas.
3. Deus tem uma maneira de tornar doces as águas amargas.
Moisés clama a Deus, e então Deus traz uma solução. “O Senhor mostrou-lhe uma árvore…” Quando Moisés jogou na água, a água se tornou potável.Por que Deus não fez Moisés usar Sua vara? Vez após vez, Deus faz Moisés usar o cajado do Senhor
para fazer um milagre. Mas aqui, não é o caso
Este não é um exemplo de fitoterapia ou óleos essenciais, isso é um milagre.
Em essência, este é o reverso da primeira praga. Durante a primeira praga, Deus transformou a água “doce” do Nilo em sangue. Aqui, Deus transforma a água amarga de Mara em água que dá vida
água.
Um dia em que Deus usou outra árvore comum para fazer um obra milagrosa.
Veja, foi através da morte de Jesus em uma árvore, uma cruz, que fez as águas amargas do pecado se tornarem as águas doces do perdão.
Em lugares desertos, Deus pega coisas comuns e usa como objetos para trazer uma glória incrível.
É seguro dizer que Deus pode pegar as coisas amargas na vida de um cristão e transformá-las em coisas doces.
Um tempo de teste pode ser doloroso. Você pode ter pecados em seu coração expostos que fazem você querer engasgar, e as consequências de sua superfície podem ser confusas, mas Deus está trabalhando neles para ensinar-lhe coisas que mais tarde você olhará para trás e dirá: “Aqueles foram alguns dos momentos mais amargos da minha vida, mas também alguns dos mais doces. eu não trocaria eles para o mundo.”
4. Se sua vida é mais amarga do que você pode suportar, você considerou Jesus que torna doces as águas amargas?
Deus graciosamente deu a eles o que eles precisavam, apesar de suas queixas. Ele mostrou-lhes o seu pecado e depois a sua graça.
Agora vamos obedecer ao mandamento de “fixar os olhos em Jesus, o autor e consumador da nossa fé, que pela alegria que lhe foi proposta [não resmungou sobre a agonia, mas] suportou a cruz, desprezando a sua ignomínia, e assentou-se à direita do trono de Deus” (Hb. 712:2).
Então Deus dá um passo adiante: Então Deus fala. Deus dá uma ordem e estatuto para obediência futura. Deus promete que não infligirá as mesmas doenças como Ele fez no Egito. Deus se revela como o Deus que te cura
Quando você está em um lugar deserto e não pode salvar a si mesmo, Deus demonstra Seu poder sobre todo inimigo, obstáculo e adversário.
Veja também
- Conectados com Deus Mateus 6:9-13
- Joel 2:18-27 - Restituir!
- Entrai pela Porta Estreita Mateus 7:13-14
Conclusão
Esse episódio é visto por muitos como um exemplo da providência divina e do cuidado de Deus com o seu povo. A água amarga simboliza as dificuldades e amarguras que as pessoas enfrentam em suas vidas, mas Deus tem o poder de transformar essas situações em algo doce e benéfico.
Além disso, também é uma mensagem de que a fé e a confiança em Deus são essenciais para superar as dificuldades da vida. Os israelitas precisavam confiar em Deus para fornecer água doce, e assim também os cristãos devem confiar em Deus para ajudá-los em todas as situações da vida. O episódio das águas amargas é um lembrete de que Deus está sempre presente para ajudar e guiar aqueles que o buscam com fé e confiança.
Compartilhe nas Redes Sociais!