Pregação Família Debaixo da Graça
Um tema muito importante e que tem grande relevância em nossas vidas: a família debaixo da graça. A família é uma instituição criada por Deus desde o início da humanidade e tem um papel fundamental em nossa jornada de fé.
A graça de Deus é a sua bondade e favor imerecidos que nos são concedidos através de Jesus Cristo. É essa graça que nos salva e nos liberta do pecado e da morte, e nos dá acesso ao Pai celestial. E essa mesma graça também é a que nos capacita a vivermos em harmonia e amor em nossas famílias.
1. Graça como Alicerce da Família
Na carta aos Efésios, o apóstolo Paulo nos ensina que a graça deve ser o alicerce de nossos relacionamentos familiares. Em Efésios 5:21, ele nos exorta: "Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Cristo".
Isso significa que devemos nos submeter uns aos outros em amor, honrando e respeitando uns aos outros como membros da mesma família em Cristo.
Paulo também ensina que os maridos devem amar as suas esposas como Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela (Efésios 5:25). Isso significa que os maridos devem amar as suas esposas incondicionalmente, assim como Cristo amou a igreja e se sacrificou por ela. As esposas, por sua vez, devem respeitar e honrar os seus maridos (Efésios 5:33), reconhecendo a liderança e autoridade que lhes são dadas por Deus.
Depois que seus filhos crescem, você não os controla , mas eles têm seu DNA e foram criados pela visão e pelos valores de sua família. Vocês continuam a se encontrar, a se relacionar calorosamente e a apoiar um ao outro.
2. Família sustentada pela Graça
Os pais têm uma grande responsabilidade de criar os seus filhos na disciplina e na instrução do Senhor (Efésios 6:4). Isso significa que devem ensinar os seus filhos sobre a graça, e como viver em obediência à sua vontade. Devem também ser um exemplo de vida cristã, mostrando aos seus filhos como é viver debaixo da graça .
• Devemos seguir o projeto, plano e design de Deus para construir nosso lar (Salmos 127:1; Provérbios 9:1; 14:1; 24:3-4)
• Devemos expor e evitar todas as filosofias feitas pelo homem que minam a instituição divina do lar
Mas sabemos que nem sempre é fácil viver em harmonia em nossas famílias. Às vezes podemos nos sentir magoados, ressentidos, ou frustrados com os nossos familiares.
Mas a graça nos dá o poder para perdoar e amar, mesmo quando as circunstâncias parecem impossíveis. Como Paulo escreve em Efésios 4:32: "Antes, sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo".
É bom voltar ao “princípio” de algo antes de ser mudado pelo homem
Voltamos ao “princípio” para encontrar o propósito original e o ideal de Deus para a humanidade e o casamento (Mt. 19:4-8)
Voltamos ao “princípio” para encontrar o desígnio e padrão de Deus para a família e o lar, não o que as pessoas querem na sociedade moderna de hoje
Veja também
- Maridos e Pais que Pastoreiam! Salmos 23:1-3
- Responsabilidades Divinas da Família na Criação dos Filhos
- Vocês são Pais Provedores? 2 Cor. 12:14
Conclusão
Lembrem-se que a graça é o alicerce de nossas famílias.
Instituição divina, não um arranjo feito pelo homem (Gn 2:23-25; veja também Mal. 2:14-16 e Mt. 19:4-8)
Sejamos submissos uns aos outros em amor, amando nossos cônjuges e filhos incondicionalmente, ensinando e disciplinando nossos filhos na vontade de Deus, e perdoando uns aos outros como Cristo nos perdoou. Que Deus nos ajude a vivermos debaixo da sua graça em nossas famílias, para a glória do seu nome. Amém!
Compartilhe nas Redes Sociais!