Publicidade

Pregação Jesus no Barco: O que acontece? Lucas 8:22-25

 Pregação Jesus no Barco: O que acontece? Lucas 8:22-25


  • E, navegando eles, adormeceu; e sobreveio uma tempestade de vento no lago, e enchiam-se de água, estando em perigo. E, chegando-se a ele, o despertaram, dizendo: Mestre, Mestre, perecemos. E ele, levantando-se, repreendeu o vento e a fúria da água; e cessaram, e fez-se bonança. E disse-lhes: Onde está a vossa fé? E eles, temendo, maravilharam-se, dizendo uns aos outros: Quem é este, que até aos ventos e à água manda, e lhe obedecem? Lucas 8:22-25

Enquanto estavam navegando, uma tempestade violenta se abateu sobre o barco, e as ondas começaram a inundá-lo.

Publicidade

Os discípulos, desesperados, acordaram-no e clamaram por sua ajuda. Jesus respondeu calmamente: "Por que vocês estão com tanto medo, homens de pequena fé?". Em seguida, Ele se levantou, repreendeu o vento e o mar, e a tempestade se acalmou.

Os discípulos ficaram impressionados com o poder de Jesus e perguntaram uns aos outros: "Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?".

1. Com Jesus no Barco sentimos sua presença

Eles Consideraram Sua Presença ( 22a, 24b ) – E aconteceu que certo dia ele entrou em um barco com seus discípulos: [24b] Então ele se levantou e repreendeu o vento e a fúria da água; e eles cessou, e houve uma calmaria. 

Embora lhes faltasse a fé, nunca se esqueceram de que Jesus estava no meio deles. A tempestade era terrível, mas Jesus ainda estava lá. Quando parecia que toda a esperança estava perdida, eles se voltaram para o Senhor.
 
Sempre faz diferença quando Ele está no meio. Ele está sempre presente, mas às vezes nós
deixar de vê-lo. Quando os problemas vierem, busque a presença consoladora do Senhor.

2. Com Jesus no Barco contemplamos o seu Poder

Eles perceberam seu poder ( 24b ) – Então ele se levantou e repreendeu o vento e a fúria do água; e cessaram, e houve bonança. 

Quando Jesus acordou de Seu sono, Ele confrontou a tempestade. Com a palavra de Sua boca os ventos cessaram, as ondas furiosas diminuíram, e houve uma grande calma.

Jesus levantou-se de Seu sono e repreendeu os ventos e as ondas; instantaneamente eles pararam. Marcos 4:39 diz que Jesus disse ao mar, “'Silêncio, aquieta-te.' E o vento acalmou e tudo ficou perfeitamente calmo.” Em Grego, a escolha de palavras de Marcos significa, "fique em silêncio, não diga nada, não faça barulho, pare de falar, seja ou fique quieto".

Jesus é o Senhor da tempestade. Ele pode nos permitir passar por eles de vez em quando, mas Ele está sempre no controle.

Muitas são as tempestades da vida que sobrecarregam nossas almas; alguns deles, como a tempestade, podem ameaçar sobrecarregar-nos. 

Mas quando problemas e provações parecem nos dominar, devemos saber que não estamos sozinhos. Quando as tempestades da vida estão furiosas, podemos nos animar com o fato de que Jesus está conosco na nossa situação

3. Com Jesus no barco reconhecemos que és Deus

Eles reconheceram a sua pessoa ( 25b ) – E eles, com medo, se perguntaram, dizendo uns aos outros:
Que tipo de homem é este! pois ele comanda até os ventos e a água, e eles lhe obedecem. 

Sobre acalmando a tempestade, os discípulos fizeram uma profunda descoberta. O Senhor era o Mestre de suas vidas.

Quando Deus criou o mundo, Ele disse: "Haja luz e houve luz” (Gn 1:3). Em Sua palavra falada, a luz veio à existência. De maneira semelhante, quando Jesus falou, a natureza obedeceu à Sua voz. O vento e o mar reconheceram a voz de seu Criador e eles responderam.

Ele não só tinha poder sobre a morte, doença e desespero, mas tinha poder sobre as tempestades em seu
vidas. Eles haviam testemunhado Sua mão operando na vida de outros, mas agora haviam recebido Sua
tocar. Que tipo de homem é esse!

Sem dúvida, esses homens nunca esqueceram aquele dia. Jesus se revelou como Alguém de absoluta
poder e autoridade. A fé deles Nele foi confirmada ainda mais. Quando as tempestades vêm em nosso caminho, nós precisamos ver a Pessoa de Jesus. Ele é Aquele que precisamos reconhecer. Eu me alegro por aquelas vezes que me foi permitido ter um vislumbre de quem Ele é

Para mostrar Seu poder e autoridade sobre tudo o que Ele criou, o Senhor às vezes interveem pessoalmente e anular as leis da natureza. Esses milagres geralmente ocorrem com o resultado da oração quando o povo de Deus clama por ajuda ou libertação. A Escritura fornece muitos exemplos desses tipos de milagres. Um desses milagres é Deus alimentando pessoalmente os israelitas pão do céu durante sua longa jornada no deserto (Êxodo 16:4). outro é quando Deus desacelerou a rotação da terra, dando a Josué mais tempo para derrotar completamente seus inimigos (Josué 10:12–14). Ao acalmar a tempestade no Mar da Galiléia, Jesus pessoalmente anulou a natureza a pedido de Seus discípulos

Pregação Jesus no Barco: O que acontece? Lucas 8:22-25

Veja também

  1. Pregação Águas Amargas! Êxodo 15:23
  2. Pregação sobre Conectados com Deus Mateus 6:9-13
  3. Pregação sobre Joel 2:18-27 - Restituir!

Conclusão

Essa história é uma demonstração do poder sobrenatural de Jesus e da importância da fé e confiança nele durante os momentos difíceis da vida. Além disso, a história também destaca a necessidade de cultivarmos uma fé mais forte em Deus, para que possamos enfrentar as tempestades da vida com mais coragem e confiança.

Em resumo, a história de Jesus no barco é um exemplo poderoso do poder e autoridade de Jesus sobre as forças da natureza e um lembrete importante da necessidade de cultivarmos uma fé forte em Deus para enfrentarmos os desafios da vida.





👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)