Publicidade

Pregação: Quem nos separará do Amor de Cristo? Romanos 8:35

 Quem nos separará do amor de Cristo Romanos 8:35

  • Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Romanos 8:35

Paulo está perguntando retoricamente se existe alguma força ou circunstância na vida que pode nos separar do amor de Cristo. A resposta é que nada pode nos separar do amor de Cristo, porque seu amor é incondicional e eterno.

Há uma coisa que separa o Cristianismo dos outros dos sistemas de crença no mundo.

Essa coisa é um plano distinto de salvação que garante segurança absoluta e eterna a todos os que são salvos.

Como lemos em nossa passagem – Quem nos separará do amor de Cristo?  

Publicidade

1. Quem nos separará do de Cristo? Nada porque seu amor é eterno

▪ Seu amor é eterno (vs. 38-39) Ele nos diz aqui que não há nada do início ou nossa vida com Deus até o fim de nossa vida aqui que nunca será capaz de separar o crente  da salvação que ele desfruta em Cristo Jesus. O fim resultado de tudo isso é a bendita certeza de que em Jesus estamos sempre protegidos e seguros aconteça o que acontecer vida ou morte!

Seu amor é duradouro (vs. 35-36) Independentemente do que enfrentamos ao longo da vida, nada do que enfrentamos é capaz de se interpor entre nós e o amor de Deus.

▪ Seu amor é capacitador (vs. 37) Ele vive dentro de nós e nos permite ficar de pé.

2. Quem nos separará do de Cristo? Nada. Porque seu amor é maior do que as circunstâncias (v. 35)

• Precisamos observar várias coisas sobre a pergunta que Paulo faz:

 Quando ele diz quem , ele não está falando apenas de pessoas, mas está usando o pronome de forma mais ampla para referir-se a qualquer pessoa ou circunstância que possa nos separar do amor de Cristo.

  • A tribulação, 
  • ou a angústia, 
  • ou a perseguição, 
  • ou a fome, 
  • ou a nudez, 
  • ou o perigo, 
  • ou a espada?

Romanos 8:35

 Quando ele se refere ao amor de Cristo, ele está falando do amor de Cristo por nós, não do nosso amor por Cristo - Em outras palavras, existe alguma circunstância que indique que Cristo deixou de nos amar?

A palavra separar significa “causar uma divisão” ou “criar um espaço entre...” A palavra é usada da santa separação de Cristo dos pecadores (Hebreus 7:26) e do divórcio de um casamento (Mateus 19:6).

 Pela forma como Paulo faz a pergunta, ele antecipa uma resposta negativa — “Não, não há nada que possa divorciar nosso relacionamento com Cristo, uma vez que estamos Nele”

3. Quem nos separará do de Cristo? Nada. Porque o amor de Deus está com você

O que Paulo está dizendo aqui é que mesmo que nossos problemas sejam tão intensos que nos sentimos como uma ovelha esperando o dia inteiro para ser abatida, o v. 37. Nossa vitória sobre tudo o que a vida pode lançar sobre nós é sempre e só encontrados “através daquele que nos amou” - nosso Senhor Jesus Cristo. Ele nos disse,“ Sem Mim nada podeis fazer” (João 15:5)

A passagem de  Romanos 8:38,  Paulo nos lembra que nada pode nos separar do amor de Deus.

  • nem a morte, 
  • nem a vida, 
  • nem os anjos, 
  • nem os principados, 
  • nem as potestades, 
  • nem o presente, 
  • nem o porvir,
  • nem a altura, 
  • nem a profundidade, 
  • nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus.

Para muitos de nós, podemos sentir que Deus nos abandonou ou que Deus não é para nós. Acreditamos que se algo ruim ou difícil está acontecendo em nossas vidas, isso significa que Deus não está próximo ou que Deus não é por nós. Paulo diz que não, isso não é verdade. 

Ele nos lembra que, uma vez que Cristo provou seu amor através de sofrimentos, nossos sofrimentos não podem nos separar do amor de Deus. Paulo nos deixa saber que em todos os nossos problemas e dificuldades seremos vencedores. Através do amor de Deus, nós vencerá e não será vencido pelo mundo.

Paulo nos lembra que o amor de Deus está com você, vai sustentá-lo e levá-lo em sua jornada - mesmo que haja momentos em que você não sinta isso. 

Paulo nos diz que há outro poder dentro de nós, um poder que só vem de Deus. Ele está nos chamando para sermos vencedores por meio daquele que nos ama.  Significa que o amor de Deus sempre nos sustentará em nossa caminhada.

Pregação: Quem nos separará do amor Cristo? Romanos 8:35


Veja também
  1.  Tomando Posse da Bênção
  2. Pregação sobre Portas Abertas
  3. 3 Coisas que podemos fazer para Ajudar o Mundo Marcos 16:15

Conclusão

Mas se por “seguro” significa que estamos seguros em Seu amor por nós e que podemos nos refugiar Nele e encontrar conforto Nele, então, sim,  Ele está imensuravelmente seguro. 

Nossa salvação está segura Nele. Estamos seguros Nele. E nós somos eterna e irrevogavelmente amados por Ele, quando estamos em Cristo. Se você está em Cristo, você é amado por Cristo, seguro em Cristo e seguro em Cristo.

Quem nos separará do amor de Deus?




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)