Publicidade

Pregação Conectados com Deus Mateus 6:9-13

 Conectados com Deus através da Oração Mateus 6:9-13

A oração é uma prática que nos conecta a Deus. Através da oração, é possível estabelecer uma comunicação direta e pessoal com Ele, expressando nossos agradecimentos, pedidos, súplicas, confissões, perdão, entre outros sentimentos.

Hoje muitos estão grande parte do tempo conectados ao celular e a internet.

Publicidade

A oração nos conecta porque é uma forma de buscar orientação, conforto, paz, força e proteção em momentos de dificuldades e incertezas. A oração também pode ser vista como um momento de reflexão, e fortalecimento da fé e da maturidade espiritual.

Jesus Cristo é a Videira. Ele nos diz: “Eu sou a Videira; vocês são os galhos.” Por causa de

O grande amor de Deus por nós, fomos ligados a Jesus.

  • Conectados a Cristo, somos perdoados.
  • Conectados a Cristo, somos capazes de dar frutos, viver a vida que Deus nos chama para viver.
  • Conectados a Cristo, temos vida, vida abundante agora e uma vida eterna no céu.
  • Nossa conexão, independentemente de nossas habilidades, é vital para a vida agora e para sempre

1. Conectados com Deus de forma Profunda

Além disso, a oração pode nos ajudar a estabelecer uma conexão mais profunda e íntima com Deus, fortalecendo nosso relacionamento e nossa confiança em nosso Salvador. 

Para isso, é importante praticar a oração com sinceridade, humildade, gratidão e respeito, buscando sempre a conexão com a vontade de Deus.

A certa altura, os discípulos perguntaram Jesus sobre como orar. Sem dúvida, eles viram em Jesus uma maneira vibrante e poderosa de se conectar com Deus e queriam aprender com Ele. 

Ele foi rápido para dar para eles um modelo de oração. Em Mateus 6:9-13, Jesus ensina a oração do Pai Nosso, que é um exemplo de oração.

Outros trechos da Bíblia que enfatizam a importância da oração incluem Filipenses 4:6, que diz "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes, em tudo, sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças", e Colossenses 4:2, que diz "Perseverai na oração, velando nela com ações de graças".

A oração é uma forma de se conectar com Deus, buscar a sua vontade e agradecê-lo pelas bênçãos recebidas.

2. Conectados com Deus em todo o tempo

No Antigo Testamento, encontramos diversas passagens que falam sobre a importância da oração e de se buscar a Deus por meio dela. Já no Novo Testamento, há muitos relatos de Jesus Cristo incentivando e ensinando seus discípulos a orar.

    • "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5:17): essa passagem enfatiza a importância da oração constante na vida cristã.

    • "E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei" (João 14:13-14): essa passagem ensina que a oração deve ser feita em nome de Jesus Cristo, e que ele intercede por nós diante de Deus.

    • "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como também Cristo nos amou e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em aroma suave" (Efésios 5:1-2): essa passagem ensina que a oração deve ser feita com um coração cheio de amor e humildade, seguindo o exemplo de Jesus Cristo.

3. Conectados com Deus de Forma sincera e verdadeira

Deus quer ouvir orações que vêm de nossos corações. 

Ele quer que sejamos genuínos. Na verdade, Deus preferiria  você ora autenticamente mesmo se estiver triste do que ouvir orações que não são uma expressão verdadeira de como você se sente.

    • "E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará" (Mateus 6:5-6): essa passagem ensina que a oração deve ser feita de forma sincera e humilde, sem buscar a aprovação dos outros.

    • "E, quando orardes, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque presumem que pelo seu muito falar serão ouvidos. Não vos assemelheis, pois, a eles; porque vosso Pai sabe o que vos é necessário, antes de vós lho pedirdes" (Mateus 6:7-8): essa passagem ensina que a oração deve ser feita com palavras simples e diretas, sem a necessidade de vãs repetições.

Dependência de Deus mostrada claramente

Orações de intercessão

Jesus muitas vezes orava pelos outros

  • Orando para que Pedro escape da tentação Lucas 22:31-32
  • Orando pelos discípulos João 17:6, 9-11, 15-17
  • Orando por todos os crentes
Pregação sobre Conectados com Deus Mateus 6:9-13

Veja também

Finalmente, uma maneira de se conectar com Deus durante sua vida privada  de oração é fazer um diário durante a oração. Pode ajudá-lo a desacelerar e evitar sair da pista.  




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)