Pregação sobre Jeremias 1:5 - Te Conheci, Santifiquei e dei por Profeta
- Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Jeremias 1:5
Jeremias 1:5 é um versículo da Bíblia que diz: "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre te santifiquei; às nações te dei por profeta." Esse versículo é uma palavra que Deus falou para Jeremias, chamando-o para ser um profeta e deixando claro que o conhecia antes mesmo de ser concebido.
1. Deus conhece você e tem um chamado especial para sua vida
Deus também conhece você, como conheceu Jeremias, muito antes de você ter nascido ou mesmo pensado. O rei Davi escreveu um salmo de louvor sobre o pensamento de quão maravilhosa e maravilhosamente ele tinha sido feito (139:13-16). Deus te conheceu, pensou em você e tem um plano para você.
Ele tem um propósito para a sua vida. Ele quer fazer muito boas coisas através de sua vida. Quando você se sentir desanimado ou inadequado, lembre-se que Deus sempre pensou em você como valioso com um propósito para você em mente.
Todo filho de Deus tem um lugar especial em Seu plano. Uma vida bem-sucedida requer fé e obediência a Deus
Jeremias nos conta que o Senhor falou com ele, chamando-o para ser um profeta para todas as nações. Deus revelou que a escolha de Jeremias como profeta ocorreu antes que ele tivesse mesmo formado no ventre de sua mãe.
Antes de Jeremias ser concebido Deus o havia escolhido para ser Seu porta-voz ao povo de Judá. Deus inicialmente formou Jeremias no ventre de sua mãe, abençoando com os dons e habilidades para cumprir seu chamado. Deus quis que Jeremias soubesse que Ele o havia preparado para este dia, e não somente ele foi preparado, ele foi santificado (separado) e designado a este ministério. Deus havia deixado Jeremias sem desculpas. Ele o chamou e o equipou para cumprir seu propósito.
2. Deus tem separado você para um propósito santo
Deus escolheu Jeremias para ser um profeta antes de seu nascimento.
Deus o colocou além do momento de sua concepção para este papel profético.
As palavras traduzidas como “Eu te santifiquei” (v. 5) vêm de um verbo que significa “ser santificado”, “ser santo” e “santificar”, entre outras coisas.
Definitivamente tem uma conotação sagrada e religiosa, ligada também com o próprio serviço do santuário. De fato, a palavra para “santuário” vem da mesma palavra raiz. A ideia contida nele é que algum-coisa ou alguém é “separado para um propósito santo”. Isso é o que Deus tinha planejado para Jeremias, mesmo antes de seu nascimento. Esses textos não ensinam pré-existência ou predestinação; eles ensinam, em vez disso, a presciência de Deus
3. Te dei por Profeta às nações
Estas são palavras calorosas (não palavras especulativas) “Antes de você ser formado no ventre de sua mãe, eu o conhecia…” “Antes de Jeremias conhecer a Deus, Deus conheceu Jeremias”. Então podemos dizer, muito antes de começarmos a fazer perguntas a Deus, Deus já estava em busca de nós! Antes de pensarmos que Deus era importante – Deus nos sinalizou como importante - como parte de seu propósito amoroso.
Aqui estão as palavras que não convidam a especulações sobre nosso relacionamento com o tempo e a eternidade; ou à escolha humana em oposição à escolha divina. Não! Aqui estão palavras muito pessoais.
Entenda a mensagem - o Deus infinito - se preocupa com você (finito)!!! Isso não é maravilhoso!! Temos importância no plano de Deus! Salmo 139
De fato, essa expressão “te formou” tem a sugestão do cuidado e habilidade de um oleiro (um tema que Jeremias exporá no capítulo 18).
Jeremias está sendo informado - (Ele é dito por Deus) "Eu te formei" como um vaso. Você é feito à mão e formado exclusivamente para a tarefa. Você é uma obra de arte sob medida - elaborados individualmente.
Veja também- Pregação sobre Vai Tudo Bem Contigo? 2 Reis 4:26
- Pregação sobre Toda a ferramenta preparada contra ti não prosperará Isaías 54:17
- Buscai ao Senhor enquanto se pode achar Isaías 55:6
Conclusão
A mensagem desse versículo é que Deus tem um propósito para cada um de nós desde antes de nascermos, e Ele nos conhece profundamente antes mesmo de existirmos fisicamente.
Isso significa que cada vida é valiosa e tem um propósito divino, independentemente das circunstâncias em que somos concebidos ou nascidos.
Para Jeremias, essa palavra de Deus foi uma confirmação de sua chamada para ser um profeta e uma fonte de encorajamento para ele em sua missão de pregar a Palavra de Deus às nações. Para nós hoje, esse versículo pode nos lembrar que Deus tem um propósito para mim e para você.
Compartilhe nas Redes Sociais!