Pregação sobre o Verbo da Vida 1 João 1
- O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida 1 João 1:1 (ARA)
O Verbo da Vida - a Palavra que tem a vida residindo em Si mesmo e que dá Vida para todos os que vêm a Ele com fé, esta vida foi manifestada (“apareceu”), revelou-se verdadeira e genuinamente na história, no tempo e no espaço.
A frase " ho logos tes zoes ", a Palavra da Vida , não ocorre em nenhum outro lugar do Novo Testamento.
Os filósofos gregos, na tentativa de compreender a relação entre Deus e o universo, falaram de um mediador desconhecido entre Deus e o universo, chamando esse mediador de “Logos”.
João diz-lhes que esse mediador desconhecido para eles é o nosso Senhor Jesus, e por isso usa o mesmo nome “ Lógos ”
Deus desceu, o Verbo se fez carne, e nós O ouvimos, O vimos, tocamos nEle e agora damos testemunho, "testificar", (gr. marturoumen ) continuamente e declara (proclamar) aquela “vida, a eterna” que estava com o Pai e se manifestou.
1: Jesus, o Verbo encarnado
João começa sua carta enfatizando que ele e os outros apóstolos viram, ouviram e tocaram o Verbo da Vida.
Essa é uma referência clara a Jesus Cristo, que é a Palavra de Deus que se fez carne e habitou entre nós.
Jesus é a encarnação do próprio Deus, aquele que nos revela o amor, a verdade e a justiça do Pai. Ele é o nosso modelo de vida, o nosso mestre e o nosso Salvador.
Esse Verbo é Jesus Cristo, o Filho de Deus, que veio ao mundo para nos dar a vida eterna.
Jesus é a Palavra de Deus que se fez carne, habitou entre nós e nos mostrou o caminho para o Pai. Ele é a fonte de toda a vida, o pão que desceu do céu, o bom pastor que dá a sua vida pelas suas ovelhas.
2: Comunhão com o Verbo da Vida
João nos diz que, se andarmos na luz, como Jesus está na luz, teremos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.
Isso significa que, ao seguirmos Jesus, ao nos rendermos ao seu amor e à sua vontade, recebemos a vida de Deus em nós.
E essa vida não é uma vida qualquer, mas é a vida eterna, a vida que nos faz filhos de Deus, herdeiros da sua glória e participantes da sua natureza divina.
Podemos ter comunhão com o Deus todo-poderoso, podemos ser transformados à sua imagem e semelhança, podemos viver para sempre em sua presença.
Tudo isso porque Jesus é o Verbo da Vida, a fonte de toda a graça e de toda a verdade. Ele nos chamou para sermos seus discípulos, para seguirmos seus passos, para vivermos segundo a sua vontade.
E se o fizermos, teremos a vida que realmente importa, a vida que nos faz plenos, felizes e realizados.
3: Testemunhas do Verbo da Vida
João nos chama a sermos testemunhas do Verbo da Vida, a proclamar o seu nome e a vivermos segundo a sua vontade.
Ele nos diz que aquele que diz que está na luz e odeia a seu irmão, ainda está em trevas. Mas aquele que ama a seu irmão permanece na luz, e nele não há tropeço.
Isso significa que, se somos realmente seguidores de Jesus, devemos amar nossos irmãos e irmãs em Cristo, vivermos em unidade e compartilharmos o amor de Deus com todos ao nosso redor.
Mas João não se contenta em falar apenas da vida de Jesus. Ele nos convida a compartilhar dessa vida também.
Isso significa que, ao seguirmos o exemplo de Jesus, ao nos rendermos ao seu amor e à sua vontade, recebemos a vida de Deus em nós. E essa vida não é uma vida qualquer, mas é a vida eterna, a vida que nos faz filhos de Deus, herdeiros da sua glória e participantes da sua natureza divina.
Leia mais
- Pregação Minha Alma tem sede de Ti Salmo 63
- Pregação Não me Envergonho do Evangelho Romanos 1:16
- Pregação Tome a Sua Cruz
Conclusão:
O Verbo da Vida é a base da nossa fé cristã. Em Jesus Cristo, encontramos a verdadeira vida, a vida que nos liberta do pecado, da morte e do medo.
Ele nos chama a segui-lo, a vivermos em comunhão uns com os outros e a sermos suas testemunhas no mundo. Que possamos colocar em prática essas verdades em nossas vidas, e que o Verbo da Vida continue a transformar nossos corações e a nos conduzir ao Pai.
Que essa verdade seja gravada em nossos corações, que ela nos inspire a buscar cada vez mais a presença do Verbo da Vida em nossas vidas.
Que possamos viver como filhos da luz, como imitadores de Cristo, como testemunhas do seu amor e da sua verdade. E que a nossa vida seja um testemunho vivo do poder do Verbo da Vida, daquele que é a nossa salvação, a nossa esperança e a nossa alegria para sempre.
Compartilhe nas Redes Sociais!