Pregação sobre Romanos 8:31: Se Deus é por nós!
"Se Deus é por nós, quem será contra nós?" Romanos 8:31. Essa afirmação é uma expressão de confiança na proteção e ajuda divina.
A passagem completa em Romanos 8:31-32 diz: "Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?"
Essa passagem enfatiza que, se Deus deu seu próprio filho para salvar a humanidade, Ele certamente não negará as outras bênçãos e proteção que precisamos em nossa vida diária.
Se lhe pediram para resumir Romanos , aqui está um ótimo resumo ! Deus é por nós!
No entanto, Paulo é claro ao usar o "Se" Deus é por nós. Deus é por você? Que Deus lhe dê fé para acreditar nisso! Você já aceitou o seu filho como único e suficiente salvador? De qual lado você está?
Como sabemos que Deus é por nós? Está enraizado no espaço/tempo/história. Algo aconteceu para demonstrá-lo! Cristão, você quer saber se Deus é por você! – Olhe para a cruz!
Por que Deus se importa?
◦ Porque o homem é a criação suprema de Deus - Gênesis 1:26-27.
◦ Porque Deus ama o homem - João 3:16
◦ Porque Deus quer comunhão com o homem e amor do homem. - 1 João 4:19
Portanto, podemos ter confiança em Deus e em seu amor por nós, sabendo que Ele está sempre ao nosso lado e que nada pode nos separar de seu amor (Romanos 8:38-39).
Paulo sabe que enfrentamos oposição, que em grande parte temos alguém contra nós. Ele só quer que saibamos que esse inimigo, esse acusador - aquele que traz acusações e que encontra falhas - não pode ter sucesso contra nós.
A cruz de Cristo é a base para nossa esperança permanente! A obra de Cristo por nós nos garante a graça contínua de Deus para conosco.
Ele “não poupou a seu próprio Filho” nenhuma deconomia.
• Seu “próprio filho” fala de um relacionamento especial.
• “Mas O entregou por todos nós” - ato supremo de amor - por nós
“Todas as coisas” envolve tudo o que precisamos para chegar ao nosso destino: a glória .• Inclui “todas as coisas” que Deus provê para nos levar até lá. E provavelmente um olhar para o futuro, onde todas as coisas serão nossas em Cristo. A cruz nos assegura a generosidade contínua e infalível de Deus.
Mas a declaração do apóstolo não promete que seremos sempre confortável e seguro. Mas o que Deus promete é que enquanto o pecado e o mal ainda estiverem soltos, eles não podem finalmente prevalecer e triunfar sobre aqueles que seguem a Jesus. E se Deus permitisse o pecado e o malpara fazer o pior, tudo o que eles podem tirar é a nossa vida física, mas temos a salvação. “Deus é por nós!”
Deus é por nós por meio de sua integridade
◦ Expresso na ideia da promessa de Deus .
▪ Podemos crer na palavra de Deus ?- Heb. 6
◦ Os homens voltam atrás em sua palavra .
▪ Coisas acontecem para impedir que os homens cumpram sua palavra ou eles têm agendas ocultas.
◦ Não é assim com Deus
◦ Ele não vai voltar atrás nisso.
◦ Não há nada que o impeça de cumpri-la e seus motivos para cumprir sua palavra são puros e justos - Sl. 138:1-2.
Deus é por nós por meio de seu perdão
◦ Mostrado em sua paciência para conosco
◦ Nós lutamos com o perdão . Temos dificuldade em perdoar a nós mesmos as transgressões do passado e do presente.
◦ Ouvimos pessoas dizerem: “Deus não pode me perdoar , sou muito pecador ”.
◦ Somos limitados em entender o perdão de Deus por causa de nossas próprias experiências com o perdão.- Mat. 18
Veja também
- Levanta-te e Resplandece! Isaías 60:1
- Jesus no Barco: O que acontece? Lucas 8:22-25
- Águas Amargas! Êxodo 15:23
Deus é por nós por meio de provisão
Deus é por nós. Esta é a linguagem da aliança e da promessa. Deus não é para nós pelo que nós queremos na vida – felicidade, saúde, riqueza, etc. Deus é por nós para o nosso bem, para o nosso bem espiritual florescente e para nossa glória. Ser como Cristo e ver e participar de sua glória - isso é para que serve Deus.
Como fazemos a aplicação do evangelho? No versículo 32, Deus pagou o preço final em dando seu próprio Filho para morrer em nosso lugar. Portanto, Deus suprirá e proverá tudo o que é necessário para o nosso bem.
Deus não desperdiça nossas provações. Nada do que é necessário é retido. Nada desnecessário é dado. Em vez disso, Deus está comprometido com o nosso bem e fará cada provisão para realizar o que ele se propõe
Devocional:
Deus é por nós por meio de seu amor
◦ João 3:16
◦ Mesmo aqueles que vivem de forma egoísta, ingrato e desenfreadamente perverso .
◦ Deus ama o que não é amável .
◦ Romanos 5:8- Pode não ser compreensível .
Compartilhe nas Redes Sociais!