Publicidade

Pregação Vale de Baca: O que fazer quando passamos por ele? Salmos 84:6

 Pregação Vale de Baca: O que fazer quando passamos por ele? Salmos 84:6

  • Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte; a chuva também enche os tanques. Salmos 84:6

De acordo com estudiosos Baca pode ser traduzida como “choro” e/ou “árvores de bálsamo”. Então, este “Vale de Baca” também pode ser chamado de “Vale de Lugares Secos e Lágrimas” ou o“Vale das Árvores de Bálsamo. As árvores de bálsamo florescem apenas em solo muito seco e árido. Alguns veem o vale como estéril e seco.

Este tipo de vale é mais comum entre os crentes e pode suscitar nosso vazio como tanto quanto a tragédia e as dificuldades da vida.

Fico feliz por  lembrar que "passamos" pelo vale - não moramos naquele lugar ou vivemos nele.

O Vale do Baca identifica mais como uma estação da vida do que como uma localização geográfica: qualquer lugar estéril e secura, sofrimento e luta, este é o Vale da Baca do cristão.

O que fazer quando passamos pelo Vale de Baca

Publicidade

1. Quando passar pelo Vale de Baca cave e faça dele uma fonte

  • Que, passando pelo vale de Baca, faz dele uma fonte Salmos 84:6

O que o Salmo 84:6 nos diz para fazer quando nos encontrarmos no Vale? Comece a cavar fontes!

O versículo diz: “eles fazem dela um lugar de fontes”. O verbo “fazer” é um verbo extremamente  forte. Sim, Deus nos livrará e é o poder que mudará nossas circunstâncias, mas nossa resposta deve ser começar a abrir espaço para Sua libertação e Suas respostas. 

O que você precisa cavar? Palavra de Deus. Tempo de oração mais reverente e sem pressa com Ele. Uma simples canção ou salmo de adoração, mesmo quando sua voz parece fraca e sem inspiração.

A pessoa que caminha pelo Vale de Baca começou a cavar valas como cisternas para reter a chuva e cavar até a água. Alguns estudiosos dizem que essa escavação poderia até abrir o solo seco para Deus fazer um milagre - liberar uma fonte ou uma fonte de conforto e bênção.

Depois de cavarmos ou fazermos do nosso vale um lugar de fontes, Deus então traz  as primeiras chuvas para cobrir estas cisternas que preparamos e cria  piscinas em nosso deserto. Que mudança refrescante e milagrosa. Indo do vale seco e estéril de Baca para um lugar encharcado de poças é uma reviravolta completa em nossas circunstâncias.

2. Quando passar pelo Vale de Baca creia em milagres

Com belas imagens, o salmista diz que Deus abençoa nossa passagem por lugares secos com fontes que dão vida e piscinas refrescantes de água da chuva para nos sustentar como só Deus pode fazer.

Não moramos naquele lugar. Habitamos na casa do Senhor; vivemos no amor e cuidado de Deus mesmo nos lugares difíceis.

Bendito Senhor, você é especialista em curar os lugares quebrados da vida. Nós acreditamos que Deus pode tornar todas as coisas belas… até mesmo o Vale de Baca. Que possamos conhecer seu refrigério e cura quando nossa peregrinação nos leva pelos vales profundos da vida . Que nossos corações estejam em ti Senhor, nosso curador e sustentador, nossa força e salvação.

3. Quando passar pelo Vale de Baca lembre-se da Glória futura

A certeza do sofrimento terreno, mas lembra a promessa da glória futura. Medite nesta verdade hoje: “Os peregrinos para a cidade celestial pode ter que passar por muitos vales de choro, e muitos desertos sedentos; mas poços de salvação serão abertos para eles, e consolações enviadas para seu apoio. Aqueles que avançam em seu curso cristão descobrirão que Deus acrescenta graça às suas graças. E os que crescem na graça serão perfeitos na glória”.

Parece dizer - diz mesmo - que o povo de Deus funciona como agentes em sua viagem para Sião; eles não apenas passam, eles transformam - as coisas acontecem na presença deles nesta jornada rumo a vida eterna. 

Nessa caminhada Deus “coopera” enviando chuva através da ordem criada normal, e a força de Deus continua sendo a energia por trás de todos os esforços do cristão.
Pregação Vale de Baca: O que fazer quando passamos por ele? Salmos 84:6

Veja também

Conclusão


O "vale de Baca" é uma referência para momentos difíceis ou de sofrimento na vida, enquanto a "fonte" representa a esperança e o conforto que Deus pode fornecer aos seus fiéis em meio às dificuldades. Sugere que Deus é generoso e abençoa aqueles que confiam nele, mesmo em tempos difíceis. Em resumo, o Salmo 84:6 é uma mensagem de encorajamento para aqueles que estão passando por momentos difíceis, lembrando-os de que Deus pode transformar o sofrimento em bênçãos e oferecer-lhes conforto em tempos de necessidade.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)