Quem foi Agar?
Gênesis não revela muito sobre a identidade de Agar. A maioria dosa informação é encontrada no v. 1, onde ela é apresentada pelo nome.
Embora seus cognatos apontem para uma origem árabe, a origem exata e significado do nome de Agar é desconhecido.
Gênesis 16:1-6 No v. 1, o escritor bíblico retrata a polaridade entre Sarai e Agar. Sarai é da família de Abrão, enquanto Agar é do Egito. Sarai é a esposa de Abrão, enquanto Hagar é a serva de Sarai
A história de Agar compreende vinte e nove versos no total. Quatro intervenientes capítulos separam as duas partes do relato. A primeira parte (Gn 16: 1-16) diz respeito a Sarai, a esposa de Abrão, e seu plano para a concepção de um herdeiro, a "relutância" resultante de Agar e sua fuga (e retorno). O Descontentamento de Sara com a rivalidade entre Ismael e Isaque, a expulsão de Agar e sua situação no deserto dominam a segunda parte (Gên.21:9-21).
Embora Gn 15 enfatize principalmente Abraão e sua falta de descendência, desde o início de Gen 16 a ênfase muda para Sarai e sua falta de uma descendência.
Veja também
- Rebeca a Matriarca - Gênesis 27
- Ester - Ester 2: 1-23, 4: 1-5: 8, 7: 1-8: 8
- Abigail - 1 Samuel 25
Como conta Gen 16, por meio de sua serva Agar, Sarai obteve uma descendência. Após a concepção de Agar, a discórdia entrou na família, levando à fuga de Agar. Após esses eventos, seria de esperar Agar desaparecer e o texto bíblico retomar a história de Abrão.
No entanto, um anjo instrui Agar a retornar a Sara. Lhe disse o Anjo do Senhor : Torna-te para tua senhora e humilha-te debaixo de suas mãos. Disse-lhe mais o Anjo do Senhor : Multiplicarei sobremaneira a tua semente, que não será contada, por numerosa que será.
Disse-lhe também o Anjo do Senhor : Eis que concebeste, e terás um filho, e chamarás o seu nome Ismael, porquanto o Senhor ouviu a tua aflição.
Compartilhe nas Redes Sociais!