Publicidade

A imutabilidade de Deus: Não há variabilidade

 A imutabilidade de Deus 

A imutabilidade de Deus é um tema teológico muito importante que se refere à natureza divina de Deus, que é imutável, ou seja, não muda. Isso significa que Deus é sempre o mesmo em sua essência, caráter, propósito e promessas, e que ele é totalmente confiável e fiel em todas as suas ações e palavras.

Charles Spurgeon, um conhecido pregador batista do século XIX, falou muito sobre a imutabilidade de Deus em seus sermões e escritos. Ele disse: "O fato da imutabilidade de Deus é um dos pilares mais fortes da verdadeira religião; sem ele, estamos perdidos".

Publicidade

Na Bíblia, encontramos muitos versículos que falam da imutabilidade de Deus, como por exemplo:

  • Malaquias 3:6 - "Porque eu, o Senhor, não mudou; por isso vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos".
  • Tiago 1:17 - "Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança".
  • Hebreus 13:8 - "Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje, e eternamente".

Esses versículos deixam claro que Deus é imutável em sua natureza e caráter, e que ele é sempre o mesmo em todas as épocas e em todas as circunstâncias.

Segundo Spurgeon Ele não é composto de nenhuma substância ou material, mas é Espírito — espírito puro, essencial e etéreo — e, portanto, Ele é imutável.

Ele é eternamente “o Pai das luzes, com quem não há variabilidade, nem sombra de variação” (Tiago 1:17)

Ele permanece eternamente o mesmo. Não há sulcos em Sua fronte eterna. Nenhuma idade paralisou Ele, nenhum ano o marcou com as lembranças de sua fuga. Ele vê as eras passarem, mas com Ele é sempre agora . Ele é o grande EU SOU - o Grande Imutável.

Para o Reverendo Spurgeon Ele nunca foi mudado em Sua essência, nem mesmo por Sua encarnação. Ele permanece eternamente, eternamente, o único Deus imutável, o Pai das luzes, com quem não há variabilidade, nem a sombra de uma mudança.

Segundo o escritor Ele é inalterado em Sua sabedoria, Ele sabe tanto agora como sempre, nem mais nem menos, Ele tem a mesma habilidade consumada e as mesmas previsões infinitas. Ele é imutável, bendito seja o Seu nome, em Sua justiça . Justo e santo Ele era no passado, justo e santo Ele é agora

Mais uma vez, Deus é imutável em Suas promessas 

Devemos apenas insinuar um pensamento antes de morrermos: Deus é imutável nos objetos de Seu amor - não apenas em Seu amor, mas nos objetos dele

A própria existência, e ser de um Deus, parece-me implicar imutabilidade. Deixe-me pensar um momento. Existe um Deus, esse Deus governa e governa todas as coisas, esse Deus formou o mundo, Ele o sustenta e o mantém.


Deus é imutável em sua essência 

Precisamos entender que quando Cristo se tornou homem e viveu conosco, Ele não mudou. Para entender isso, precisamos entender as doutrinas da Trindade e o relacionamento de duas naturezas de Cristo uma com a outra. Jesus, como uma pessoa, existe com duas naturezas. a natureza divina "uniu-se" com a natureza humana na única pessoa de Cristo. A natureza divina não mudou em nada neste "aderir". A natureza divina não se combinou com a natureza humana e formou uma nova natureza chamada natureza de homem-deus. As duas naturezas estão "em comunicação" uma com a outra e os atributos de cada uma natureza são atribuídas a uma única pessoa. Acreditamos que a Divindade participa da humanidade através a encarnação de Cristo, mas a Divindade não é mudada de forma alguma.


Deus é imutável em seu plano e propósito 

É possível que Deus comece algo e não o complete? Não! 

Deus não é humano; somos obras de suas mãos, agora caídos em pecado e incapazes de nada mais do que o que o tempo e o espaço nos permitiriam fazer. Mas Deus está acima do que Ele criou. Ele organizou tudo em sua mente perfeita muito antes de Ele fazer isso; e tendo planejado, Ele o executa de acordo com esse plano. Ele nunca o altera. Ele não é o Super-Homem - Ele é infinitamente mais do que nossas mentes podem imaginar. 

Podemos pensar que Deus poderia ter dito: " Isso deve acontecer ", e aconteceu e ainda está acontecendo. disse: " Este é o meu propósito ", e permanece, e a terra ou o inferno não podem alterá-lo. Ele disse: " Este é o meu decreto ", e ordenou aos anjos, ou mesmo às rochas e montanhas que o fizessem, e eles o fariam. Até o diabo queria alterar o plano e o propósito de Deus, mas não podia e nunca o fará. Ele só faz o que Deus permite ele fazer. 

Deus não altera seus planos; por que Ele deveria? Ele é Todo-Poderoso e, portanto, pode fazer as coisas a seu bel prazer. Ele é o onisciente e, portanto, não pode ter planejado errado. Ele é o Deus eterno e, portanto, não pode morrer antes que seu plano seja realizado. Precisamos mudar nossos planos dia após dia, mas Ele nunca mude o dele. E em seu Livro, a Bíblia, Ele me disse que me ama: “Jesus me ama, sim eu sei, pelo A Bíblia me diz isso!” Se assim for, está tudo bem para mim; está tudo bem com a minha alma. Deus disse isso; Ele vai me levar até Ele quando tudo isso for feito na terra. Nada vai me arrancar da mão dele, porque não pode.

A imutabilidade de Deus: Não há variabilidade (Charles Spurgeon)

Veja também

  1. As principais divisões da Teologia Sistemática
  2. Os Dons Espirituais
  3. O Anjo do Senhor.
  4. Teologia Sistemática: Estudos e Divisões

Conclusão

A imutabilidade de Deus é uma verdade consoladora para os crentes, pois sabemos que podemos confiar plenamente nele e em suas promessas, mesmo quando enfrentamos dificuldades e incertezas. Como Spurgeon disse: "Nosso Deus é sempre o mesmo, e assim permanecerá para sempre. Afirmamos, com ousadia, que ele é um rochedo inabalável para todos aqueles que confiam nele".




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)