Há tempo de nascer, e tempo de morrer Eclesiastes 3:2
Um dos trechos mais conhecidos e profundos da Bíblia, que se encontra em Eclesiastes 3:2: "Há tempo de nascer, e tempo de morrer". Essa frase traz consigo uma mensagem profunda sobre a vida e a morte, sobre o propósito da existência humana, e sobre a salvação e a vida eterna. Vamos refletir juntos sobre esses assuntos tão importantes.
1: A vida como presente de Deus
A vida é um presente de Deus. Como diz em Salmo 139:13-14, "Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe. Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável". Cada um de nós é único e precioso para Deus, e a vida é uma oportunidade que Deus nos dá para amá-lo e servi-lo. Devemos aproveitar cada momento da nossa vida, buscando a vontade de Deus em tudo o que fazemos.
O tempo de nascer e o tempo de morrer são parte do propósito da existência humana. Deus nos criou para um propósito específico, e esse propósito envolve tanto o nascer quanto o morrer. Como disse o salmista em Salmos 139:13-16.
2: A inevitabilidade da morte
O tempo de morrer é inevitável para todos nós. A morte é uma parte natural da vida, e todos nós experimentaremos esse momento em algum momento. Como disse o escritor de Hebreus em Hebreus 9:27: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo". Mas a morte não é o fim de tudo. Para os cristãos, a morte é apenas o começo de uma nova vida em Deus.
A morte é uma parte do plano de Deus. Como diz em Hebreus 9:27, "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disso, o juízo". Nós não sabemos quando a nossa hora chegará, mas devemos estar preparados para esse momento.
A morte não é o fim, mas o começo de uma nova vida em Deus. Como diz em João 3:16, "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna".
3: A esperança da vida eterna
A esperança da vida eterna é a mensagem central da Bíblia. Em João 3:16, Jesus disse: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". A vida eterna é uma promessa de Deus para todos aqueles que creem em Jesus como seu Salvador pessoal. Como disse o apóstolo Paulo em Romanos 6:23: "Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor".
Tópico 4: A importância da salvação em Jesus Cristo
A vida eterna só é possível por meio da salvação em Jesus Cristo. Como diz em João 14:6, "Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". A salvação é um presente de Deus, que recebemos pela nossa fé em Jesus. Como diz em Romanos 10:9, "Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo". A salvação é a única forma de alcançarmos a vida eterna em Deus.
Veja também
- Viver é Cristo, e morrer é ganho Filipenses 1:21-23
- A morte nos leva a vida eterna João 11:25-26
- Funeral: Combateu o bom Combate! 2 Timóteo 4:7
- Pregações para Culto Fúnebre e Funeral: Temas e Versículos
Conclusão:
Meus irmãos e irmãs, o tempo de nascer e o tempo de morrer são parte do propósito divino para nossas vidas. Mas a morte não é o fim, é apenas o começo de uma nova vida em Deus. Que possamos viver nossas vidas com um senso de propósito, buscando a vontade de Deus em tudo o que fazemos. E que possamos ter a esperança da vida eterna, confiando em Jesus como nosso Salvador pessoal. Como disse o apóstolo Paulo em 1 Coríntios 15:54
Compartilhe nas Redes Sociais!