O Perigo do Esquecimento - Deuteronômio 4:9
O perigo do esquecimento. O livro de Deuteronômio 4:9 nos alerta para a importância de lembrarmos dos ensinamentos de Deus e da Sua fidelidade em nossas vidas.
- Tão-somente guarda-te a ti mesmo, e guarda bem a tua alma, que não te esqueças daquelas coisas que os teus olhos têm visto, e não se apartem do teu coração todos os dias da tua vida; e as farás saber a teus filhos, e aos filhos de teus filhos. Deuteronômio 4:9
Vigiar e cuidar para não esquecer de Deus
O esquecimento da fidelidade de Deus (versículo 9a)
O versículo 9a do capítulo 4 de Deuteronômio nos adverte sobre o perigo de esquecermos a fidelidade de Deus em nossas vidas. Com frequência, somos tentados a nos esquecer dos milagres que Deus fez em nossas vidas e de como Ele nos guiou até aqui.
Quando isso acontece, corremos o risco de nos afastarmos Dele e de perdermos a perspectiva de nossa jornada de fé.
Apenas preste atenção a si mesmo e guarde sua alma diligentemente - você deve estar em guarda e vigiar seus passos O mesmo verbo hebraico shamar é usado para ambos os comandos e a palavra diligentemente significa excessivamente e é traduzido como poder em Dt 6:5.
Moisés claramente está enfatizando muito o cuidado de não esquecer o que eles viram, para que não escape de sua memória.
Há uma urgência nesses comandos e observe que ambos estão focados em si mesmo (você e sua alma). Não podemos vigiar ou cuidar dos outros, mas devemos fazê-lo por nós mesmos.
O propósito é que não nos esqueçamos das coisas de Deus se nos desviarmos, esqueceremos o que o Senhor fez em nosso passado. Este não é um problema de não estarmos mentalmente alertas, mas um problema de estarmos espiritualmente frouxos.
Nossa tendência carnal é esquecer e nos "desviar espiritualmente" de Deus
Paulo deu uma ordem semelhante ao jovem Timóteo em 1 Timóteo 4:16
É notável que a essência desta advertência é repetida novamente em Dt 4:15 e Dt 4:23 com a adição do comando para "vigiar-se". Por que? Porque Israel (e nós) precisamos ouvir esse aviso repetidamente para ter certeza de que entendemos o quanto é importante
A ordem para vigiar, tomar cuidado ou ter cuidado é repetida repetidamente em Deuteronômio, enfatizando assim nossa necessidade (do coração rebelde) de alerta espiritual contínuo, para que não soframos as conseqüências de não estarmos alertas!
Ensinar para não esquecer de Deus
Ensinar é imperativo, não opcional, para o povo de Deus. "Lembrar'' o que Deus fez é de importância primordial. Onde o ensino é negligenciado, a amnésia espiritual se instala, o que leva à "apatia", que leva à "apostasia", que leva à "anarquia" (Pv 29:18, Amós 8: 11, 12).
Assim como Satanás (e nossa carne) prepara armadilhas para o cristão fraco e vacilante, ele também trabalha contra aqueles que estão crescendo e têm um bom treinamento.
O esquecimento é o modo "padrão" de nossa carne caída (cf. situação de José - Gn 40:14, 23). Essa tendência de se afastar de Deus é o motivo pelo qual precisamos ser lembrados diariamente da bondade, graça e grandeza de Deus, mergulhando em Sua Palavra (Lc 4:4+, Mt 4:4+).
Esquecer é uma palavra-chave em Deuteronômio. Em Dt 4:23 a advertência é "não te esqueças da aliança". Em Dt 4:31 a garantia é que Deus "não se esquecerá da aliança"
Observe que todas essas advertências sobre o esquecimento se aplicam aos crentes hoje!
Então, qual é o nosso melhor preventivo. Duas coisas vêm à mente:
(1) Hora silenciosa diária e
(2) Memorização de Sua Palavra.
Como vai? Se você não está se disciplinando pela piedade (1 Timóteo 4:7-8-nota), então a alternativa é gravitar em direção à impiedade. Não existe neutralidade espiritual! Estamos todos progredindo em direção a Deus ou nos afastando de Deus. A escolha é nossa!
Esquecer-se de Deus é apenas um passo para abandoná-lo
Esquecer indica que algo foi perdido na memória, ou um período de tempo suavizou a memória disso... É uma palavra especialmente importante com relação a Deus e Seu povo: Deus nunca os esquece (Isaías 49:15); eles não devem esquecer seu Deus, Sua aliança e Suas obras
Observe a frase todos os dias de sua vida, que indica claramente que precisamos permanecer vigilantes para manter uma reflexão contínua sobre a incrível natureza de Deus todos os dias de nossa vida, pelo resto de nossa vida! (cf. Dt 4,10; 6,2; 12,1; 16,3). Não há folga quando se trata de guardar nosso coração!
Esta é outra motivação para todos os filhos de Deus buscarem ter um tempo de silêncio diário no leite puro da Palavra da Verdade de Deus.
Há uma coisa que nunca devemos esquecer: Deus e Suas instruções. Enquanto os israelitas se preparavam para entrar na terra prometida, Moisés ofereceu-lhes uma série de mandamentos, incluindo este: “Cuida de ti mesmo e vigia bem o teu interior, para que não te esqueças das coisas que os teus olhos viram, para que não saia da sua mente todos os dias da sua vida”
Veja também
- Pregação: E se o meu Povo, que se Chama pelo Meu Nome 2 Crônicas 7:14
- Pregação Vivendo o Novo de Deus
- Você é Precioso para Deus Salmos 119:1-24
Conclusão
Quando lembramos da fidelidade de Deus, renovamos a nossa fé e nos fortalecemos para enfrentar os desafios da vida. Além disso, transmitir a Palavra de Deus aos nossos descendentes é uma forma de garantir que a próxima geração também conheça e siga os caminhos do Senhor.
O perigo do esquecimento é real e pode nos afastar dos caminhos de Deus. Mas, ao lembrarmos da Sua fidelidade e dos Seus ensinamentos, fortalecemos a nossa fé e nos mantemos firmes em nossa caminhada cristã. Que possamos sempre nos lembrar dos feitos de Deus em nossas vidas e transmitir a Sua Palavra às gerações futuras. Amém.
Compartilhe nas Redes Sociais!