Pregação: E se o meu Povo, que se Chama pelo Meu Nome 2 Crônicas 7:14
- E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. 2 Crônicas 7:14
Este versículo faz parte de uma oração de dedicação do Templo de Salomão.
Depois que Salomão terminou a construção do templo, Deus apareceu a ele e disse que ouviria as orações que fossem feitas naquele lugar e que iria abençoar o povo de Israel.
Depois disso, Salomão ofereceu uma oração de dedicação do templo, pedindo que Deus ouvisse as orações do seu povo e os perdoasse.
Publicidade
1. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar
A Bíblia nos ensina muito sobre a importância da humildade e nos dá muitos exemplos de pessoas humildes que foram abençoadas por Deus. Aqui estão alguns versículos bíblicos que nos ensinam sobre a humildade:
1. "O orgulho vem antes da destruição, e o espírito arrogante antes da queda." (Provérbios 16:18)
2. "Humilhem-se diante do Senhor, e Ele os exaltará." (Tiago 4:10)
3. "Porque todo o que se exalta será humilhado, e todo o que se humilha será exaltado." (Lucas 14:11)
4. "Melhor é ser humilde de espírito com os humildes do que repartir despojos com os orgulhosos." (Provérbios 16:19)
5. "Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor." (Efésios 4:2)
A Bíblia nos ensina que a humildade é uma virtude importante que devemos cultivar em nossas vidas. Aqueles que se humilham diante de Deus serão exaltados por Ele, enquanto aqueles que se exaltam serão humilhados. Devemos aprender a ser humildes e a servir aos outros, assim como Cristo fez por nós.
2. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, Orar.
A oração é, com certeza, um clamor a Deus. Ela é uma forma de nos comunicarmos com o Criador, expressando nossos sentimentos, anseios e necessidades.
Quando oramos, estamos reconhecendo a nossa dependência de Deus e a nossa necessidade de Sua ajuda.
Ao orarmos, podemos clamar a Deus em busca de consolo em tempos de sofrimento, agradecer pelos Seus inúmeros benefícios e pedir orientação e sabedoria para enfrentar os desafios da vida.
A oração é uma expressão da nossa fé em Deus e da nossa confiança em Sua bondade e poder.
Além disso, a oração é uma forma de nos conectarmos com o Espírito Santo de Deus, que nos ajuda a orar conforme a Sua vontade e nos dá forças e discernimento para lidar com as dificuldades que enfrentamos.
1. "Orai sem cessar." (1 Tessalonicenses 5:17)
2. "Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração." (Romanos 12:12)
3. "E tudo o que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão." (Mateus 21:22)
4. "Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças." (Filipenses 4:6)
5. "E, quando orarem, não fiquem sempre repetindo a mesma coisa, como fazem os pagãos. Eles pensam que por muito falarem serão ouvidos." (Mateus 6:7)
3. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, buscar a minha face
Buscar a face de Deus é buscar a sua presença.
Para "buscar a face de Deus" foi usado para descrever alguém que busca seriamente e com grande diligência. Quando você busca algo de valor, você reorganiza sua agenda e prioridades até encontrá-lo.
Buscar a presença de Deus envolve um desejo de conhecer mais sobre Ele, Sua vontade e Seus propósitos.
A Bíblia nos ensina que buscar a presença de Deus é um ato de adoração e devoção, e que devemos fazê-lo com um coração sincero e humilde. Em Salmos 27:8, Davi diz: "Ao meu coração me ocorre dizer: Busque a minha presença! Senhor, eu busco a tua presença!".
Além disso, buscar a presença de Deus também envolve um compromisso de obediência aos Seus mandamentos e a Sua vontade.
Em Deuteronômio 4:29, Deus diz: "Mas se dali buscares ao Senhor teu Deus, o acharás, se o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma".
Buscar a presença de Deus também implica em reconhecer a nossa necessidade de Sua graça e misericórdia. Em Salmos 42:1, o salmista declara: "Assim como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó Deus".
Buscar a presença de Deus é uma atitude de adoração e devoção, um compromisso de obediência, e uma expressão da nossa necessidade de Sua graça e misericórdia. Quando buscamos a presença de Deus de todo o nosso coração e alma, podemos experimentar a Sua paz, alegria e amor em nossas vidas, e ser transformados à Sua imagem.
4. E se o meu povo, que se chama pelo meu nome se converter de seus maus caminhos
A Bíblia nos ensina que a conversão envolve um processo de mudança de vida, de se afastar dos maus caminhos e de se voltar para Deus.
Converter-se de seus maus caminhos é uma expressão usada na Bíblia para descrever o ato de arrepender-se e mudar a direção da nossa vida.
Em Ezequiel 18:30-31, Deus diz: "Portanto, eu os julgarei, cada um de acordo com o seu procedimento, ó nação de Israel. Arrependam-se! Desviem-se de todos os seus pecados, para que a iniquidade deles não se torne tropeço para vocês".
Ao nos convertermos, reconhecemos que estamos indo na direção errada e que precisamos mudar o rumo da nossa vida.
Isso envolve confessar os nossos pecados a Deus, pedir o Seu perdão e buscar Sua ajuda para mudar.
Em Atos 3:19, Pedro disse: "Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados e venham tempos de descanso da parte do Senhor".
Neste verso, vemos que a conversão não é apenas uma mudança de comportamento, mas um processo de se voltar para Deus e confiar em Sua graça para nos transformar.
Converter-se de nossos maus caminhos não é uma tarefa fácil, pois envolve renunciar aos nossos desejos e ceder o controle da nossa vida a Deus.
Mas a Bíblia nos ensina que a conversão é a única maneira de experimentar a verdadeira paz e alegria que vem de estar em comunhão com Deus.
Converter-se de nossos maus caminhos é uma expressão da nossa vontade de mudar e nos afastar dos pecados, e voltar para Deus em arrependimento e confiança. Quando fazemos isso, somos transformados pela graça de Deus e podemos experimentar a vida abundante que Ele tem para nós.
Veja também
Conclusão
1. Deus ouvirá. Quando oramos da maneira que Deus nos orienta a orar, Ele promete ouvir nossos
orações. Isaías 65:24: “Antes que clamem, eu responderei; enquanto eles ainda estão falando, eu os ouvirei”.
2. Deus perdoará. A segunda promessa é que Deus perdoará nossos pecados. Perdoar significa
“mandar embora” ou “deixar ir”. O Salmo 103:12 diz: “Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele removeu de nós as nossas transgressões”.
3. Deus curará. A palavra “curar” significa “reparar, restaurar, costurar novamente”.
👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!
Compartilhe nas Redes Sociais!
Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.