Publicidade

Pregação Fazendo a Diferença na Vida Cristã

 Pregação Fazendo a Diferença na Vida Cristã

Quando pensamos em ser um cristão, é importante lembrar que somos chamados para fazer a diferença no mundo ao nosso redor. 

Devemos fazer a diferença

    • As escrituras ensinam, sem sombra de dúvida, que os cristãos, o povo escolhido de Deus, devem ser diferentes daqueles que estão no mundo ---  Romanos 12:1-2 .

    • A Bíblia diz que os Filhos de Deus são tirados das trevas do mundo para a Luz do Seu querido Filho –  Colossenses 1:12-13; 1 Tessalonicenses 5:5; 1 João 1:5 .

    • Devemos ser as luzes do mundo desde que permaneçamos em Cristo e sigamos Seu exemplo –  Mateus 5:14; João 8:12; 9:5 .

    • Os filhos de Deus são um povo comprado ---  Atos 20:28 .

Jesus nos chamou para amar a Deus acima de tudo e amar o nosso próximo como a nós mesmos (Mateus 22:37-40). E isso significa que devemos nos esforçar para ser uma luz no meio da escuridão, um exemplo de bondade e amor em um mundo que muitas vezes é cheio de egoísmo e crueldade. 

Publicidade

1. O que nos diferencia dos outros?

Existem aqueles que são  obedientes e fiéis  e existem aqueles que você não é. Obediência é a ação de colocar nossa fé em ação. ---  Marcos 16:16, ou seja. Acredito que existe um Deus e que Ele nos deu a Sua Vontade, mas se isso é tudo que tenho, então não tenho nada. A obediência à Sua Vontade é a parte ativa da minha fé.

Aqueles que são fiéis a Deus em todos os sentidos percebem que isso é importante SE quisermos alcançar o céu. ---  Apocalipse 2:10

Existem aqueles que  fazem a vontade de Deus  e há aqueles que não o fazem ---  Mateus 7:21-23 . Conhecemos a Vontade do Pai através de Sua Palavra revelada.

    • Visto que Deus nos revelou Sua Vontade, qualquer coisa que não esteja nas Escrituras não é Sua Vontade e, portanto, não temos liberdade para adicioná-las! Deus revelou-se a nós através do Espírito...  I Coríntios 2:10-11 .

Há aqueles que  guardam os seus mandamentos. Mat. 19:17; João 14:15, 21, 23-24; I João 2:3-6  e há aqueles que professam amar a Cristo, mas não guardam os Seus mandamentos.

    • Aqueles que amam a Cristo percebem que Seus mandamentos não são pesados ​​–  Mateus 11:30; I João 5:3

2: O chamado para fazer a diferença

O apóstolo Paulo escreveu em Efésios 2:10 que "somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais Deus antes preparou para que andássemos nelas". 

Isso significa que Deus tem um propósito específico para cada um de nós, e que esse propósito inclui fazer a diferença na vida das pessoas ao nosso redor. 

Como cristãos, temos a responsabilidade de ser uma bênção para aqueles que estão ao nosso redor, seja através de nossas palavras ou ações. Devemos buscar oportunidades para servir aos outros e fazer o bem, em nome de Cristo.

    • Toda a nossa caminhada é diferente ---  Efésios 5:8

    • Andamos pela fé e não pelo que vemos ---  II Coríntios 5:7 .

            ▪ Com esse entendimento percebemos que existem certas marcas nos filhos de Deus que mostram distinção e posse por Deus.

3: Amar ao próximo

Jesus disse em Mateus 5:16 que "assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai que está nos céus". 

Ao amar ao nosso próximo, estamos mostrando o amor de Deus para o mundo. Devemos estar dispostos a ajudar aqueles que estão em necessidade, confortar aqueles que estão sofrendo e compartilhar a esperança que temos em Cristo. 

Quando amamos aos outros, estamos obedecendo ao mandamento de Jesus e fazendo a diferença no mundo.

Fazer a diferença começa com o amor ao próximo. Em Mateus 22:37-40, Jesus nos ensina que o maior mandamento é amar a Deus sobre todas as coisas e amar o próximo como a nós mesmos. 

E isso não é apenas um mandamento, mas é um exemplo que Jesus nos deixou a seguir. Ele se importava com as pessoas, especialmente com aqueles que eram desprezados pela sociedade. Jesus nos ensinou que fazer a diferença começa com o amor ao próximo.

4: Ser uma influência positiva

O apóstolo Paulo escreveu em Filipenses 2:14-15: "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas; para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo". 

Como cristãos, somos chamados a ser uma influência positiva na sociedade em que vivemos. Devemos ser conhecidos por nossa bondade, amor e respeito pelos outros. Quando fazemos isso, estamos mostrando ao mundo a luz de Cristo e fazendo a diferença em nosso ambiente.

4 - Fazendo a Diferença:

Agora que entendemos o chamado e o amor ao próximo, é hora de colocarmos em prática o que aprendemos. 

Fazer a diferença pode ser tão simples quanto ajudar um vizinho idoso com as compras, visitar um enfermo no hospital ou simplesmente sorrir para alguém que está tendo um dia difícil. Em João 13:34-35, Jesus nos diz: "Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros". Fazer a diferença começa com pequenas ações de amor ao próximo, e essas ações mostram ao mundo que somos discípulos de Cristo.

Pregação Fazendo a Diferença na Vida Cristã

Veja também

  1. Pregação sobre Tempo de Colher Marcos 4:29
  2. Deus é Bom, Fortaleza e Confiança Naum 1:7
  3. Pregação sobre 2 Reis 2:1-11 A Oração de Ezequias

Conclusão:

Como cristãos, temos a responsabilidade de fazer a diferença no mundo ao nosso redor. Devemos estar dispostos a servir, amar e ser uma influência positiva para aqueles que estão ao nosso redor. Quando seguimos o chamado de Deus em nossas vidas e amamos aos outros como Cristo nos amou, estamos cumprindo a nossa missão de ser uma luz no meio da escuridão. Que possamos ser motivados pelo amor de Cristo a fazer a diferença em nosso mundo hoje e sempre. Amém.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)