Publicidade

Pregação Negue-se a si mesmo, Tome a sua Cruz e Siga-me Marcos 8:34

 Pregação Negue-se a si mesmo, Tome a sua Cruz e Siga-me Marcos 8:34

  • E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. Marcos 8:34

A primeira condição é que uma pessoa deve ter o desejo de se tornar um discípulo – “Se alguém quiser vir após mim…” 

Publicidade

O cerne da questão é uma questão do coração. A frase “vir” é a ideia de intencionalidade e envolve a vontade. Para andar com Jesus, primeiro você deve querer andar com Jesus. 

Observe a frase “vir após mim”. Isso tem a ideia de movimento, de alinhar atrás do Senhor, seguindo aonde quer que Ele vá. 

Nós não andamos na frente de maneira Ele que acompanhe nossos caminhos e desejos. Não, nós ficamos atrás dele, para que possamos andar por onde Ele anda. Andamos atrás Dele, não à frente Dele.

Negue-se a si mesmo

Primeiro, Jesus declara que para segui-lo, as pessoas devem “negar a si mesmas”. Significa que os seguidores - mesmo aqueles na grande multidão -devem negar a si mesmos. 

Renegar a si mesmo significa negar o ego como o locus de poder em sua vida. Você não é o centro do universo. Em vez disso, Deus deve ser o centro do seu universo.

Tudo dentro de nós grita contra essas palavras. “Negar” significa “ recusar”.   

Um Dicionário Bíblico coloca assim: “renegar e renunciara si mesmo e a subjugar todos os trabalhos, interesses e prazeres”. Confira o que Jesus disse em Lucas 14:33: “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo.”.

Negue-se a si mesmo: A primeira instrução de Jesus é negar a si mesmo. Isso também significa deixar de lado nossos desejos egoístas e nossas vontades para seguir a vontade de Deus. 

Em Lucas 9:23, Jesus diz: "Se alguém quiser seguir-me, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz diariamente e siga-me". Isso significa que devemos estar dispostos a renunciar a nós mesmos diariamente, colocando a vontade de Deus em primeiro lugar em nossas vidas.

Tome a sua cruz

Jesus nos chama para morrer : “… e tome a sua cruz…”A crucificação era uma punição romana comum. Todos sabiam que a cruz era um instrumento de vergonha, sofrimento, tortura e morte. Quando uma pessoa tomava sua cruz, ela estava começando uma marcha da morte.

Gálatas 2:20: “Fui crucificado com Cristo. Já não sou eu que vivo, mas Cristo que vive em mim. E a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”.

Esta é uma condição e tanto, não é? Você deseja ser um discípulo? você está negando você mesmo? Você morreu para o pecado?

Tome sua cruz: A segunda instrução de Jesus é tomar a nossa cruz. A cruz simboliza o sofrimento e a dor que Jesus suportou por nós. 

Tomar a nossa cruz significa estar disposto a suportar as dificuldades e desafios que enfrentamos em nossas vidas, em nome de Cristo. Em Mateus 10:38, Jesus diz: "E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim". Devemos estar prontos para enfrentar o que for necessário em nome de Cristo.

Siga-me

significa“ acompanhar” e o tempo verbal é contínuo, significando que devemos estar constantemente seguindo-O. No fundo, a palavra “discípulo” significa ser aprendiz e seguidor.

E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim. Mateus 10:38. Os portadores da cruz são chamados a seguir o Crucificado.

Segue-me: A terceira instrução de Jesus é seguir a Ele. Isso também significa estar em constante comunhão com Ele, ouvindo Sua voz e seguindo Seus passos. Em João 10:27, Jesus diz: "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem". Devemos estar dispostos a seguir a Jesus em todos os momentos de nossas vidas, confiando em Sua sabedoria e guiados por Seu amor.

Pregação Negue-se a si mesmo, Tome a sua Cruz e Siga-me Marcos 8:34

Veja também

  1.  Isaías 44:3 Derramamento do Espírito Santo
  2.  Vida com Deus: Oração, Adoração e Santificação
  3.  Fazendo a Diferença na Vida Cristã

Conclusão: 

Seguir a Cristo é uma jornada desafiadora, mas também é a jornada mais gratificante que podemos fazer. Quando negamos a nós mesmos, tomamos a nossa cruz e seguimos a Jesus, estamos abrindo as portas para uma vida plena e abundante em Deus. Que possamos ser discípulos dedicados e fiéis, dispostos a renunciar a nós mesmos e seguir a Cristo em todas as áreas de nossas vidas. Que Deus nos abençoe e nos fortaleça nesta jornada. Amém.




👉 3 Livros sugeridos para leitura. Clique e Adquira!


Compartilhe nas Redes Sociais!
CompartilheCompartilhe Compartilhe


Autor: Ronaldo G. Silva é Bacharel em Teologia e Professor de Homilética sendo Pós-Graduado em Educação pela UFF. Entusiasta do trabalho de evangelização e divulgação da Palavra de Deus.
 

Sobre | Termos de Uso | Política de Cookies | Política de Privacidade

Um Site para o Líder, Pregador, EBD, Seminário, Estudo Bíblico, Sermão, Palavra Introdutória, Saudação, Mensagem e Assuntos Bíblicos para pregar a Palavra de Deus. Versões utilizadas Almeida: ACF, ARA ou ARC (SBB) e Bíblia Livre (BLIVRE)