Pregação O Paralítico de Cafarnaum. Marcos 2:3-11
- E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. Marcos 2:3,4
Quatro homens estão trazendo seu amigo paralítico, e a multidão já cercou a casa e não conseguem entrar. Implacáveis, esses amigos vão até o telhado. Os homens abaixam seu amigo, obviamente esperando que Jesus cure seu amigo E Jesus diz: “Filho, seus pecados estão perdoados.”
O Paralítico de Cafarnaum nos ensina sobre o Perdão dos pecados
Os homens vão até aqui em busca de uma cura, e Jesus perdoa seus pecados? O que isto significa? Será que há algo mais importante do que a cura, do que aliviar o sofrimento? Será que existe uma doença pior do que qualquer doença física, uma doença que incapacita pior do que a paralisia? Nós todos temos
lutas, provações, coisas que nos fazem sofrer. Provavelmente nenhum deles é pior
do que ficar paralisado. E Jesus, vendo este paralítico, não o cura de sua paralisia a princípio, mas perdoa seu pecado.
Jesus está nos comunicando que há algo muito pior do que a paralisia, muito pior do que qualquer doença ou doença .
Há uma doença espiritual e doença chamada pecado que nos separou de Deus e está nos impedindo de nos tornarmos as pessoas que Deus nos criou para ser. E isso é a razão pela qual Jesus veio – para perdoar nossos pecados e destruí-los de nossas vidas.
O Paralítico de Cafarnaum nos ensina sobre o Poder de Cristo
- E estavam ali assentados alguns dos escribas, que arrazoavam em seus corações, dizendo: Por que diz este assim blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, senão Deus? Marcos 2:6,7
Jesus perdoa este homem, e os mestres da lei o acusam de blasfêmia – fazendo-se parecer Deus. Por que? O perdão estava ligado ao templo, e nenhum indivíduo poderia pronunciar o perdão sobre outro homem, uma vez que exigia passar pelo sistema sacrificial do templo. Não tinha autoridade para fazer isso. Onde ele tem essa autoridade, os líderes religiosos querem saber? ele pensa que é Deus?
- Qual é mais fácil? dizer ao paralítico: Estão perdoados os teus pecados; ou dizer-lhe: Levanta-te, e toma o teu leito, e anda? Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra poder para perdoar pecados (disse ao paralítico), A ti te digo: Levanta-te, toma o teu leito, e vai para tua casa. Marcos 2:9-11
Jesus prova que tem autoridade para perdoar pecados fazendo a coisa mais difícil - curando o homem. É mais fácil dizer as palavras "Eu te perdôo". Mas assim eles iriam saber que ele realmente tem autoridade para perdoar, ele cura o homem. E ele sai à vista de todos eles.
Jesus não é apenas o professor e curador, mas o perdoador de pecados. Nele se encontra salvação, vida eterna, plenitude de alegria, paz perfeita.
O Paralítico de Cafarnaum nos ensina sobre o evangelismo e amor ao próximo
Não se engane, as pessoas deste mundo estão procurando em todos os lugares por amor, alegria e paz, por alívio de sofrimento, mas o que eles estão realmente procurando, quer percebam ou não, é
Jesus. O que eles realmente precisam é do perdão e da nova vida oferecida em Jesus.
Temos quatro homens que farão qualquer coisa para trazer seu amigo a Jesus, mesmo que isso signifique passar pelo telhado. A melhor parte dessa história está no v. 5, onde o texto diz “ quando Jesus viu a fé deles , ele perdoou os seus pecados ”. Ele recompensa a fé desses amigos ousados.
Se você conhece Deus, se você recebeu a salvação, você está aqui hoje porque alguém foi a grandes distâncias para levá-lo a Jesus; alguém não deixou os obstáculos ficarem em seu caminho, a fim de levá-lo a Jesus .
Porque não se engane, existem obstáculos, assim como o telhado e as multidões foram obstáculos para esses quatro homens. Existe o obstáculo do medo – o que as pessoas pense em mim? Eu saberei o que dizer? Existem obstáculos culturais – todos devem ser autorizados a acreditar no que quiserem acreditar, e quem sou eu para dizer alguém que este caminho é a verdade? Existem obstáculos de tempo, espaço e dinheiro, não sentir que temos o suficiente de nada disso para realmente conhecer as pessoas ou nos importar com eles.
Veja também
- O que a Cura da Sogra de Pedro pode te ensinar? Mateus 8:14,15
- Lázaro: se creres, verás a glória de Deus. João 11:40
- Viúva de Naim: Jesus tem Compaixão Lucas 7:11
- +100 Temas e Pregações para Culto de Libertação e Cura
Conclusão
Quando Jesus viu a fé deles, perdoou os pecados do amigo. Não deixe obstáculos impedi-lo de trazer seus amigos a Jesus.
Compartilhe nas Redes Sociais!