Pregação sobre Endominhado Gadareno Marcos 5:1-20
No Evangelho de Marcos, capítulo 5, há um relato sobre Jesus curando um homem possuído por um espírito impuro na região dos gadarenos. Quando Jesus chegou lá de barco, o homem veio correndo até Ele e se ajoelhou diante Dele. Jesus então expulsou o espírito impuro do homem, que entrou em uma manada de porcos que estavam pastando por ali. Os porcos, então, correram em direção ao precipício e se afogaram no mar.
Os gadarenos que viram o que havia acontecido ficaram com medo e pediram a Jesus para deixar a região. Jesus concordou e partiu. O homem curado implorou para acompanhá-Lo, mas Jesus o instruiu a voltar para casa e contar aos seus amigos e familiares o que Deus havia feito por ele.
O episódio dos gadarenos é um exemplo do poder de Jesus sobre os espíritos malignos e a sua capacidade de curar as pessoas doentes.
Esse episódio é uma poderosa demonstração do poder de Jesus sobre as forças do mal e sobre a nossa vida. Vamos dividir nosso sermão em três tópicos: a situação do homem possuído, a cura realizada por Jesus e as consequências dessa cura.
1: A situação do homem possuído
O versículo 2 diz que o homem possuído vivia nos sepulcros e ninguém conseguia amarrá-lo. Ele estava fora de controle, e a comunidade local tinha medo dele. Isso nos mostra que as forças do mal podem destruir a vida de uma pessoa e afetar sua comunidade.
Este homem tem as quatro características:
a. Correndo à noite
b. Ficar em túmulos
c. Rasgando as próprias roupas
d. Destruindo o que sempre é dado
As tumbas, onde vivia, daquela época eram cavernas naturais e artificiais em uma rocha e encosta, e que poderia servir de abrigo.
O homem possuído era excluído da sociedade, e a presença dele assustava os moradores da região.
Mas quando Jesus chegou, o homem foi atraído para Ele e reconheceu o Seu poder.
O verbo grego “caiu de joelhos” – proskynein – denota prostrar-se diante de uma pessoa para quem é reverenciado ou adorado. Pode até incluir beijar os pés ou bainha da roupa.
2: A cura realizada por Jesus
O demônio estava implorando para que Jesus não o atormentasse, o que é uma indicação de:
a. O resultado final compreendido do conflito com YHWH
b. Um reconhecimento de estar sob a autoridade de Jesus
Jesus ordenou ao espírito impuro que saísse do homem, e imediatamente o homem foi curado. Essa cura é um exemplo do poder de Deus para transformar nossas vidas.
“Legião” é um termo militar do latim legio que identifica a maior unidade de tropas no exército romano = 5.000
a. A Legião Romana era comandada por um senador de categoria pretoriana
b. A legião romana tinha 5.400 soldados de infantaria e 120 cavaleiros
c. Este homem tinha uma força militar demoníaca organizada vivendo nele
Quando reconhecemos que somos possuídos pelas forças do mal e nos voltamos para Jesus, Ele pode nos curar e libertar. O versículo 15 mostra que o homem foi encontrado vestido e em perfeito juízo. Ele se tornou uma nova criatura em Cristo.
3: As consequências da cura
A cura do homem possuído teve um impacto profundo na comunidade. As pessoas ficaram com medo e pediram para Jesus deixar a região. Mas o homem curado pediu para seguir Jesus e se tornou um pregador da Sua palavra.
A Decápolis é um distrito assim chamado por suas dez cidades, das quais Gadara foi uma. O primeiro pregador de Cristo ali foi esse homem alguém que pudesse testemunhar de seu poder.
Isso nos mostra que a cura que Jesus realiza em nossas vidas não é apenas para nós mesmos, mas também para a nossa comunidade. Quando nos tornamos novas criaturas em Cristo, podemos compartilhar essa transformação com os outros e testemunhar do amor de Deus.
Veja também- Pregação Põe-te em pé, e Falarei Contigo Ezequiel 2
- Pregação a Realidade do Céu e Inferno
- Ai daquele por quem vierem os escândalos Lucas 17:1
- Assuntos Bíblicos para Pregação e Estudos.
Conclusão:
Amados irmãos e irmãs, a história do homem possuído nos mostra que o poder de Jesus sobre as forças do mal é real e transformador. Ele pode curar e libertar nossas vidas e nos dar um novo propósito. Que possamos nos voltar para Ele e permitir que Ele realize essa obra em nós, para que possamos testemunhar do Seu amor e da Sua glória em nossas vidas. Que assim seja. Amém.
Compartilhe nas Redes Sociais!